Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Verdades e Mitos Sobre A Educação A Distância





A EaD no Brasil ainda é permeada de certas dúvidas e incertezas quanto a sua qualidade pelo simples fato de ser a distância. Entretanto, acredita-se que essa paradigma tenderá a ser diferentes no limiar deste século XXI , pois com o uso da Internet para diversas atividades e funções, isso só terá a contribuir para que esta modalidade entre de vez no cotiano da população.

0%   0%  0 voto(s).



A EaD não é indicada para muitos jovens pois, ainda não tem maturidade e o convivio social ainda é necessário; é preciso ter um bom computador e boa conexão; é preciso de investimento então é preciso de dinheiro para frequentar as aulas marcadas nos polos; Não é fácil conseguir o diploma é preciso dedicação e empenho elem de ter disciplina; o nível de avaliação é tão exigente como dos cursos presenciais, a evasão é menor que do curso presencial; o aluno não fica isolado tem contato com tutores e colegas; ao contrario do que é divulgado por más instituições o aluno não estuda quando quer, existe alguns combinados; quem é disperso e com pouco comprometimento não se da bem; algumas instituições acabam investindo mais em tecnologia do que no conteudo.

0%   0%  0 voto(s).



Levantamento dos mitos e verdades sobre a educação a distância. Constata-se, pela pesquisa, que os cursos a distância tem-se preocupado com a qualidade do ensino assim como nos cursos presenciais. Os alunos de EAD precisam ser responsáveis e dedicados para concluírem os cursos com êxito.

0%   0%  0 voto(s).



Dentro da eduacação à distância existem mitos e verdades que foram pesquisados pela Revista Nova Escola da Editora Abreu. Dentre os mitos estudados , estão : é ideal para quem tem pouco dinheiro, o diploma é fácil, as avaliações não são difíceis, a evasão é maior, é possível estudar quando quiser e etc. Em relação às verdades encontradas estão : é preciso ter um bom computador e uma boa conexão, quem for disperso não tem bom resultados, as turmas de um curso à distância é maior do que a presencial dentre outras.

0%   0%  0 voto(s).



O preconceito com essa nova modalidade de ensino tem dimunuído à medida em que as pessoas vão procurando conhecer ferramentas do EAD.

Muitos mitos advém de pessoas que não conhecem os benefícios do EAD.

0%   0%  0 voto(s).



Verdades e mitos sobre a educação a distância

A educação a distância é carregada de verdades e mitos desde sua origem havendo em muitos casos até mesmo certo preconceito em relação a essa modalidade de ensino. A revista Nova Escola da editora Abril fez uma pesquisa sobre o tema e relacionou os principais mitos e verdades que giram entorno da educação a distância.

Os principais itens e uma breve síntese do resultado da pesquisa podem ser observados a seguir: O curso não é adequado para jovem, nesse sentido a pesquisa aponta que realmente a EAD é mais procurada por quem tem mais de 30 anos pelo fato de ter mais maturidade e já ter passado da fase de socialização própria da educação presencial; o diploma é fácil, as avaliações são difíceis, a evasão é maior, é possível estudar quando quiser, a dedicação exigida é menor, os alunos aprendem menos que em um curso presencial, quanto a esses itens observa-se que o diploma presencial e a distância tem valores equivalentes então, por lógica, devem ter graus de rigorosidades equivalentes, o que faz com que a graduação ou pós graduação a distância não seja mais fácil que a presencial.

Diante da análise dos resultados da pesquisa observa-se que a educação a distância é uma modalidade de ensino que desde sua origem até os dias atuais é cheia de mitos e preconceitos que devem ser desmistificados e esclarecidos à toda a sociedade, sendo esse um trabalho a ser realizado especialmente pelos profissionais que atuam na EAD em nosso país.

0%   0%  0 voto(s).



A rotina do aluno em um ensino a distancia é tão difícil quanto um ensino presencial, pois, ao contrário do que se pensa, o aluno é acompanhado por uma equipe pedagógica diariamente graças ao avanço da tecnologia utilizada pelas instituições, o ensino torna-se às vezes até mais complexo devido à necessidade de o aluno ter que se empenhar mais para entender e aprender com os recursos disponibilizados, vídeos, fóruns, blogs, material de apoio, links e outros meios de informação.

0%   0%  0 voto(s).



Existem vários mitos e verdades a respeito da EaD.

Verdades: o curso não é adequado pra jovens, e é muito importante que jovens entre 17 e 24 anos passe pela socialização que os cursos presenciais oferecem; é necessário que se tenha um bom computador e uma boa internet; quem é disperso não se dá bem, é necessário ser comprometido com o estudo; as instituições investem mais em tecnologias do que em conteúdos; as turmas na EaD são maiores;

Mitos: é ideal para quem tem pouco dinheiro, pois por vezes é necessário gastos não esperados; o diploma é fácil, ao contrario a duração dos cursos é a mesma que a dos presenciais; as avaliações não são difíceis, por vezes é necessário fazer as avaliações de grande conteúdos de uma só vez; a evasão é maior; é possível estudar quando quiser, se o aluno não tiver rotina não consegue; o aluno fica isolado e não interage com o colega, existe chats e videoconferências; a dedicação é menor, se o curso é bem elaborado não tem como estudar pouco e por vezes necessário consultar várias fontes; os alunos aprendem menos que os de cursos presenciais.

0%   0%  0 voto(s).



O processo de mudança na educação não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não.

0%   0%  0 voto(s).



Os dados apresentados nesta sessão mostram que, na essencia, EaD e ensino presencial não são tão diferentes. As exigencias são identicas. A diferença esta mesmo no processo. Destaca-se que existe um perfil bem definido de aluno para a EaD.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17275 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 13 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.