Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Estruturas do Sistema Linfático





ESTRUTURA DO SISTEMA LINFÁTICO - Os capilares linfáticos estão presentes em todo o corpo. Os mais finos vão se inindo aos maiores terminado em dois grandes ductos principais. Ducto toráxico que recebe a linfa da parte inferior do corpo , da cabeça do braço esquerdo e do tórax desembocando nas veias próximas ao coração.

A linfa é absorvida pelos vasos linfáticos em todo o corpo e desembocam em vasos pré coletores transportando para os coletores..

Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial, são mais numerosos e tem mais volume que os vasos sanguineos. Sendo muito permeáveis permite a entrada de macromoléculas de proteinas e minerais que não são absorvidas pelo sistema venoso. Coletm o liquido cheio de dejetos filtrado pelo metabolismo celular. Iniciam se em dedos de luvas sendo avalvulados e possuindo um sistema tubolar fechado, unindo se ao tecido conjuntivo por filamentos. os filamentos abrem e fecham as micro valvulas de acordo com a pressão exercida nos tecidos, podendo a pressão ser externa ou interna.Os filamentos podem ser tracionados pela contração dos músculos, movimentos das partes do corpo, pulsações arteriais e a compressão dos tecidos.

Os pré coletores fazem a intermediação entre capilares e coletores. a membrana interna possui válvula fazendo com que o fluxo da linfa seja unidirecional. Eles recebem a linfa pelos capilares para levá- la até aos coletores, sendo que as válvuls impedem a volta da linfa devido ao formato dos vasos linfáticos sendo estes formados por uma sucessão de válvulas LINFAGIONS.

A linfa é drenada em direção aos linfonodos e pelos vasos aferentes que saem dos linfonodos e chegam aos linfonodos pelos vasos eferentes.

Os linfagions se contraem e se fecham estando eles situados em cada par de válvulas tornando a corrente inidirecional tendo como função impulssionar a linfa. Quando a linfa chega ao linfagion esta se contrai e se distende. quanto maior o fluxo maior será a contração.

COLETORES:é a continuação dos pré -coletores com maior calibree conduzem a linfa no sentido centrìpeto. São semelhantes aos vasos sanguineos compostos por tres camadas:

túnica intima- onde é produzido a micro pinocitose passagem de grandes moléculas pelo endótelio.

tunica média- células musculares disposta em espiral que compoe maior parte da parede dos vasos linfátcos.

túnica adventicia:composta por um complexo do tecido comjuntivo. células, terminações nervosas, vasorum pequenos vasos que ladeiam externamente esta camada, penetrando na camada média e fibroblastos que formam a carapaça externa.

O linfonodos estão dispostos em grupos no trajeto dos vasos linfáticos. sua função é preservar o organismo contra substacias estranhas.Os principais gânglios estão situados nas axilas e região enguinal no pescoço.

Os vasos aferentes entram nos linfonodos pela superficie e os eferentes saem por reentrancias pequenas chamadas HILOS.

A função dos linfonodos é filtrar a linfa tecido linfóide e memória imunológica. Eles absorvem , metabolizam e distroem alguns elementos da circulaçao linfática. Seus mediadores são os linfócitos macrófagos que evitam a formação de linfodenites, inlamações agudas dos canais linfáticos que são causadas por virus e bactérias.

Os ductos linfáticos eferentes transportam a linfa dos linfonodos até aos aos vasos coletores principais ducto toráxico esquerdo e ducto linfático direito. O direito drena a linfa do tronco superior direito abdomem , menbro superior direito e hemiface direita. mede cerca de 10cm.

O ducto esquerdo termina na veia jugular interna esquerda e subclávia esquerda e drena a linfa dos membros inferior superior esquerdo,tronco superior e inferior esquerdo e hemiface esquerda.

A junção das veias cavas julgalares esquerda e direita terminam na veia cava superior que desembocam no átrio direito.O sistema linfático tem ligaçao com o sistema circulatório cardiovascular. A mistura da linfa com o sangue denomina-se anastomose linfo-venosa.

Os linfonodos estão localizados na cabeça, pescoço, membros superiores e inferiores, abdomem e pelve, abdominais aórticos. VICERAIS - mediastinicos inferiores e posteriores, cavidade abdominal e mensetéricos

0%   0%  0 voto(s).



Estrutura do SL:

CAPILARES LINFÁTICOS - Estão presentes em quase todos tecidos do corpo, os mais finos se unem aos vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais:

.Torácico recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax ;

.Duto linfático que recebe do lado direito da cabeça, do braço direito e de partes do tórax , desembocando em veias próximas ao coração.

A linfa é reabsorvida por vários vasos linfáticos distribuídos em todo corpo e denominados capilares linfáticos. Estes desembocam em vasos que transportam a linfa e são denominados pré-coletores.

Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial. São constituídos por células endoteliais sobrepostas em escamas. Mais numerosos e volumosos que os capilares sanguíneos. Tem paredes permeáveis, não tem túnica muscular o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema venoso. Possuem filamentos que abrem e fecham as micro válvulas de acordo com a pressão ou movimentação exercida nos tecidos. Se dão pelas contrações dos músculos, movimentos das partes do corpo, pulsações arteriais e compressão dos tecidos. Essa pressão pode ser interna ou externa.

VASOS LINFÁTICOS OU PR

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é constituído por capilares, pré-coletores, coletores, canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito, linfonodos e válvulas linfáticas.

Capilares: Iniciam no espaço intersticial.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos; eles estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Os capilares finos se unem nos vasos linfáticos maiores que terminam em dois dois grandes dutos; duto torácico recebe a linfa da parte inferior do corpo,do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e parte do tórax duto linfático recebe a linfa do lado direito da cabeça do braço direito e parte do tórax que desembocam em veias próximas do coração.

A linfa é reabsorvida por vasos linfáticos levado para o corpo denominados capilares linfáticos. Estes vão para vasos que transportam a linfa chamados de pré-coletores,que vão para os coletores. Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial. Eles constitui por células endoteliais em escamas.

Coleta o liquido filtrado carregado de dejetos do metabolismo celular.

Iniciam em dedos de luvas.

Possuem um sistema capilar fechado.

São unidos ao tecido conjuntivo por filamentos

Os filamentos são tracionados por: Contração dos músculos corporais,movimentos das partes do corpo,pulsações arteriais,compressão dos tecidos por objetos Dora do corpo drenagem linfática

Pre-coletores: Intermediam capilares e coletores.Possuem válvulas por isso a linfa tem apenas um caminho.

Leva a linfa dos capilares aos coletores

Por serem valvulados impede a volta da linfa.

Por sequencia de válvulas linfangions ,os vasos linfáticos tem forma de rosário de chouriço,colar de perolas.

Drenam a linfa em direção aos linfonodos.

Vasos aferentes chegam ao linfonodo

Vasos eferentes saem do linfonodo

Linfagions sua função é impulsionar a linfa e tem um ritmo de 10/15 contrações por minuto,sua parede se distem quando chega a linfa induzindo assim a contração muscular,quanto maior for seu enchimento ela se tornará maior.

Coletores continuação dos pré-coletores, com maior calibre, possue válvulas elevam a linfa no sentido indefinido. Tem semelhança com vasos sanguineos, compõe três camadas;

Túnica intima; células longitudinais, membrana plasmática onde produz a micro pinocitose.

Tunica media; células musculares em espiral que compõe a maior parte da parede do vaso.

Tunica adventícia; composta por tecido conjuntivo,células terminações nervosas, vasa vasorum e fibroblastos que formam uma carapaça externa.

Linfonodos eles estão nos vasos linfáticos em grupos. Tem a função de preservar o organismo de substancias estranhas.

Os pricipais gânglios estão nas axilas,região inguinal e no pescoço.

Os vasos aferentes entram nos linfonodos na sua superfície e os vasos eferente saem por reentrâncias pequenas, chamadas Hilo.

Os linfonodos possuem a função de produzir linfócitos e filtrar a linfa conglomerado de tecido linfóide,memória imunológica . São depuradores capazes de absorver,metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfática. Tem como mediadores os linfócitos macrófagos que evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfangites inflamação aguda dos canais linfáticos causados por vírus e bactérias.

Ductos linfáticos

Quando a linfa chega nos linfonodos ela vai para os ductos eferente ate dois coletores;o canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito.

Ducto linfático direito:mede 10 cm, ele drena a linfa do tronco superior direito, abdome, membro superior direito e hemiface direita.

Ducto torácico esquerdo:mede 40cm, termina nas veias jugular interna esquerda e subclávia esquerda. Drena a linfa dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda.

A junção das veias jugulares esquerda e direita terminam na veia cava superior que desembocam no átrio direito.

Os ductos fazem contato com aveia jugular e subclávia,levando a linfa no sistema nervoso,essa mistura da linfa com o sangue é o anastomose linfo-venosa.

Os lifonodos são localizados:

Cabeça: occipitais, auriculares, parotideos, bucais, linguais, retrofaringeos

Pescoço: submentonianos, submandibulares, cervicais.

MMSS membros superiores axilar ou braquial, escapular ou subescapular, torácico ou peitoral, central ou intermediário, apical ou subclavicular, cubitais, radiais, epitrocleos, interrosseos, umerais.

Torax: parietais, estemais, diafragmáticos

Vicerais: mediastinicos:anteriores e posteriores.

Abdome e pelve: parede lateral: superficiais e profundos

Abdminais aórticos: pré aórticos, latero aórticos, retro aórticos

Viscerais: cavidade abdominal, mesentéricos

MMII membros inferiores: poplíteos, inguinais: superficiais e profundos.

0%   0%  0 voto(s).



temos na extrutura do sistema linfaticos, os linfonodos, que estao disposto em trajetos nos vasos linfaticos, normalmente em grupos ou em series. tem a funsao de preservar o organismo contra qualquer agressao de substancias estranhas.

0%   0%  0 voto(s).



Nessa etapa, aprendi que os capilares linfáticos se unem em vasos linfáticos maiores que terminam em dois dutos: o duto torácdico recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo, e do duto linfático recebe a linfa do lado direito, que dão em veias próximas ao coração. São constituídos por células endoteliais. Os vasos linfáticos ou pré-coletores possuem válvulas na membrana interna,por isso o fluxo da linfa é unidirecional. Os coletores são selhantes aos vasos sanguíneos e são compostos por três camadas túnica íntima,túnica média e túnica adventícia. Os linfonodos tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas. Os principais gânglios estão nas axilas,região inguinal e no pescoço. O ducto linfático direito drena a linfa do tronco superior direito, abdome, menbro superior direito e hemiface direita, mede 10cm. O ducto torácico esquerdo termina nas veias jugular interna esquerda e subclávia esquerda, drena a linfa dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda,mede uns 40cm. A mistura da linfa com o sangue é denominado anastomose linfo-venosa. Os linfónodos se localizam na cabeça, pescoço, membros superiores, tórax entre outros.

0%   0%  0 voto(s).



capilares linfaticos

vasos linfaticos ou pre coletores

coletores divididos em :tunica intima;media;adventicia

linfonodos

ductos linfaticos: linfatico direito e toraxico esquerdo

localização dos linfonodos: cabeça;pescoço;membros superiores;torax;vicerais;abdome e pelve;abdominais aorticos;vicerais;membros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



Cap.linfáticos,estão presentes em todos os tecidos;coletam o liquido da filtragm carregado de objetos do metabolismo celualar.

Vasos linfáticos,recebem a linfa coletada pelos capilares para leva-los ao coletores.

Linfonodos,tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de subs. estranhas.

Ductos,linf.direito e toraxico esq. fazem contato com a veia jugular e subclávia,desembocam a linfa no sistema nervoso,essa mistura da linfa é chamado de anatomose linfo-venosa.

*cabeça

*/pescoço

*membros superiores

*torax

*viseras

*abdomerm e pelve

*abdom. aorticos

viscerais

0%   0%  0 voto(s).



A linfa é reabsorvida pelos vasos linfaticos e distriuidos em todo o corpo. Os vasos linfáticos receem a linfa coletadas pelos capilares e levam para os coletores. Eles são valvulados impedindo o refluxo da linfa.

Os coletores são vasos sanguineos compostos de três camadas: a Túnica íntima, média, adventícia.

Os linfonodos produzem os linfócitos e filtram a linfa.

0%   0%  0 voto(s).



os capilaris linfaticos estao presentes em quase todos os tecidos do corpo.pre coletores:possuem valvulas na menbrana interna,por isso o fluxo da linfa e unidirecional.chegando nos linfonos a linfa e transportada por ductos eferentes ate dois grandes coletore principais,o canal ou ducto toracico esquerdo ou ductolinfatico direito

0%   0%  0 voto(s).



capilares linfaticos se une aos vasos linfaticos terminando em dois grandes dutos toracico e o linfatico.capilares linfaticos são formados semelhante a uma serpente ,cheio de escamas. os dutos correm para uma unica direção

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos: Estão presente em quase todos os tecidos do corpo. A linfa é reabsorvida por capilares linfáticos, estes desembocam em vasos pré coletores, que tranportam a linfa, que por sua vez desembocam nos coletores.

Vasos pré coletores: Intermediam os capilares e os coletores.Possuem valvula de membrana interna, por isso o fluxo da linfa é unidirecional.

Coletores: Continuação dos pré coletores, com maior calibre, tambem possuem valvulas e conduzem a linfa no sentido centrípeto. composto por túnica intima, túnica média e túnica adventícia.

Linfonodos: Tem a função de preservar o organismo contra agressão se substancias estranhas.

Ductos linfáticos: A linfa sai pelo ducto eferente e é transportada até chegar no ducto toracico esquerdo ou no ducto linfático direito.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos, vasos linfaticos ou pré-coletores, coletores, linfonodos, ductos linfáticos ducto linfático direito e ducto toracico esquerdo .

0%   0%  0 voto(s).



capilares linfaticos - divide-se em 2 grandes dutos principais

.duto toracico- recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do torax

.duto linfatico- recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braça direito e de parte do torax

a linfa é reabsorvida por vasos linfaticos distribuidos em todo o corpo denominados capilares linfaticos.estes desembocam em vasos que transportam a linfa chamados pre-coletores, que desembocam nos coletores.

os capilares linfaticos iniciam no espaço intersticial. sao constituidos por celulas endoteliais sobrepostas em escamas. sao altamente permeaveis, possui paredes permeaveis oq permite a entrada de macromoleculas de proteinas e minerais q nao seriam absorvidos pelo sistema venoso.

-coletam o liquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular; iniciam-se em dedos de luvas; sao avalvulados; possuem um sistema tubular fechado; sao unidos ao tecido conjuntivo por filamentos casley-smith .

filamentos sao tracionados por: contração dos musculos corporais; movimentos das partes do corpo; pulsação arterial; compressao dos tecidos por objetos fora do corpo drenagem

vasos linfaticos ou pre coletores

intermediam capilares e coletores. possuem valvulas na membrana interna, por isso o fluxo da linfa é unidirecional.

.recebem a linfa coletada pelos capilares para leva-las ao coletores

.sao valvulados, oq impede o refluxo da linfa

.a forma caracteristica dos vasos linfaticos em rosario de chouriço, colar de perolas é decorrente da sucessao de valvulas linfagions

.drenam a linfa em direção aos linfonodos

.vasos aferentes- chegam ao linfonodo

.vasos eferentes- saem do linfonodo

.linfagions- é a unidade funcional contratil do sistema linfatico, situada a cada par de valvula, as quais sao fechadas oq tornam a corrente unidirecional. sua função é impulsionar a linfa. ritmo de 10/15 contrações por minuto

coletores- continuação dos pre-coletores com maior calibre, tambem possuem valvulas e conduzem a linfa no sentido centripedo. composto por 3 camadas:

.tunica intima- celulas longitudinais, membrana plasmatica dotada de invaginações onde se produz a micro pinocitose passagem de grandes moleculas pelo endotelio

.tunica media- celulas musculares dispostas em espiral q compoem a maior parte da parede do vaso

.tunica adventicia- composta por um complexo de tecido conjuntivo, celulas, teminações nervosas, vasa vasorum pequenos vasos q ladeiam externamente esta camada e penetram na camda média e fibroblastos q formam uma carapaça externa.

linfonodos- grupos ou em séries. função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substancias estranhas. os principais ganglios sao na axila, regiao inguinal e pescoço.

os vasos aferentes entram nos linfonodos na sua superficie e nos vasos eferentes saem por reentrancias pequenas hilo

.possuem a função de produzir linfocitos e filtrar a linfa conglomerado de tecido linfoide, memoria imunologica

.sao depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfatica

.tem como mediadores os linfonodos macrofagos q evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfangites inglamação aguda dos canais linfaticos decerrentes de infecções por virus e bacterias.

ductos linfaticos - chegando nos linfonodos a linfa é transportada por ductos eferentes ate dois grandes coletores principais, o canal ou ducto toracico esquerdo e canal ou ducto linfatico direito.

.ducto linfatico direito- drena a linfa do tronco superior, abdome, membro superior direito e hemiface direita. mede 10 cm.

.ducto linfatico esquerdo- termina nas veias jugular interna e externa e subclavia esquerda. drena a linfa proveniente dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda. mede 40cm.

a junção das veias jugulares esquerda e direita terminam na veia superior q desembocam no atrio direito.

os ductos fazem contato com a veia jugular e subclavia, desembocam a linfa no sistema venoso, essa mistura da linfa com o sangue é denominado anastomose linfo-venosa.

localização dos linfonodos:

cabeça - occipitais, auriculares retro auricular e sub auricular ou parotideos inferiores , parotideos, bucais, linguais, retrofaringeos

pescoço- submentonianos, submandibulares, cervicais

mmss membros superiores - axilar ou braquial, escapular ou subescapular, taracico ou peitoral, central ou intermediario, apical ou subclavicular, cubitais, radiais, epitrocleas, unterrosseos, umerais

torax- parietais, esternais, diafragmaticos

viscerais- mediastinicos anteriores e posteriores

abdome e pelve- parede antero lateral superficiais e profundos

abdominais aorticos- pre aorticos, latero aorticos, retro aorticos

viscerais- cavidade abdominal, mesentericos

mmii membros inferiores - popliteos, inguinais superficiais e profundos

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi sobre os capilares linfaticos tbm sobre o que é os vasos linfaticos ou pré coletores aprendi o que é os linfonodos

Tbm aprendi onde são localizados os linfonodos que são nas regiões da cabeça, pescoço, mmss membros superiores , torax, viscerais, abdome e pelve, abdominais aorticos, e mmii membros inferiores .

0%   0%  0 voto(s).



os dutos principais são dois; o duto toráxico e o duto linfático.o toraxico é o do lado esquerdo e o outro o direito. Os precoletores intermediam os capilares e os coletores onde drenam a linfa em direção dos linfonodos. linfangions é o funcionamento das válvulas do sistema linfático na vel.10/15 por minuto impulsionando a linfa.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares Linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo, são mais finos que vão se unindo aos vasos maiores e terminam no Duto torácico e Duto Linfático.A Linfa é reabsorvida por vasos linfáticos e denominados capilares linfáticos que desembocam em vasos que são pré-coletores que desembocam nos coletores.Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial.Funções:Coletam o liquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular;Iniciam-se em dedos de luvas;São avalvulados;Possuem um sistema tubular fechado;São unidos ao tecido conjuntivo por filamantos Casley-Smith que abrem e fecham as micro válvulas através de pressão externa e interna, são trecionados por:contração dos músculos corporais; movimentos das partes do corpo; pulsações arteriais;compressão dos tecidos por objetos dora do corpo drenagem linfática .Pré-coletores intermediam capilares e coletores.Coletores, compostos por 03 camadas:Túnica íntima,Túnica média,Túnica Adventícia. Linfonodos preservar o organismo contra qualquer agressão de substancias estranhas.Os principais ganglios estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.Ducto Linfático direito:drena a linfa do tronco superior direito, abdome ,membro superior direito e hemiface direita. mede cerca de 10 cm;Ducto torácico esquerdo:termina nas veias jugular interna esquerda e subclácia esquerda.Localização dos Linfonodos:cabeça,pescoço,MMSS,torax,viscerais,abdome e pelve, abdominais aorticos, viscerais, MMII.

0%   0%  0 voto(s).



Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos pela força do coração, o sistema linfático não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devido principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluido através dele. A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluido através dos capilares linfáticos. Este fluido é então transportado progressivamente para vasos linfáticos maiores acumulando-se no ducto linfático direito para a linfa da parte direita superior do corpo e no duto torácico para o resto do corpo ; estes ductos desembocam no sistema circulatório na veia subclávia esquerda e direita.

Ducto Linfático Direito: Esse ducto corre ao longo da borda medial do músculo escaleno anterior na base do pescoço e termina na junção da veia subclávia direita com a veia jugular interna direita. Seu orifício é guarnecido por duas válvulas semilunares, que evitam a passagem de sangue venoso para o ducto. Esse ducto conduz a linfa para circulação sangüínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.

Ducto Torácico: Conduz a linfa da maior parte do corpo para o sangue.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfaticos estao presentes em quase todos os tecidos do corpo, sao permeaveis permintindo a entrada de macromoleculas de proteinas e minerais que nao seriam absorvidos pelo sistema venoso. Os pre-coletores intermediam capilares e coletores e possuem valvulas na membrana interna, os coletores sao a continuação dos pre-coletores porem com maior calibre e são compostos de 3 camadas:tunica intima, media e adventicia.

Os linfonodos tem a função de preservar o organsimo contra qualquer agressão; produzir linfocitos e filtrar a linfa; sao depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos vindos da ciruclação linfática.

Os ductos linfaticos podem ser: ducto linfatico direito que drena a linfa vinda do tronco superior direito, membro superior direito e hemiface direita, mede cerca de 10cm e o ducto toracico esquerdo que drena maiore quantidade de linfa vimda dos MMII, tronco inferior, MSEsq.,e hemiface esquerda, mede cerca de 40cm .

Os linfonodos localizam-se na cabeça, pescoço MMSS, torax, visceras, abdome e pelve, abdominais aorticos, e MMII.

0%   0%  0 voto(s).



linfonodos estão dispostos em trajetos em vasos linfáticos com função de preservar o organismo contra ataques de qualquer substancia estranha.Os principais gânglios estão nas axilas região inguinal e pescoço. Os vasos aferentes entram nos linfonodos e os eferentes saem por reentrâncias pequenas denominadas hilo. Os linfonodos tem como mediadores os macrófagos que evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfangites inflamação aguda dos canais linfáticos decorrentes de infecção por vírus e bactérias. ducto linfático direito drena a linfa do tronco superior direito abdome membro superior direito e hemiface direita. Ducto torácico esquerdo termina nas veias jugular interna esquerda e subclávia esquerda. Drena a linfa do proveniente dos MMII tronco inferior, superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda. A mistura da linfa com o sangue é denominada anastomose linfo-venosa.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17261 usuários registrados - 275 fóruns - 3100 tópicos - 17570 mensagens - 11 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.