Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Estruturas do Sistema Linfático





Foi verificado que a estrutura do sistema linfático ela está dividida em todo nosso corpo em áreas especificas, e que os filamentos são tracionados por contração dos músculos, movimentos do corpo, pulsação artérias, e também compressão dos tecidos, que seria a drenagem linfática.

0%   0%  0 voto(s).



Os Capilares linfáticos unem-se aos vasos linfáticos onde eles terminam e dois dutos principais, o torácico e o linfático. A linfa reabsorvida pelos vasos são transportadas aos pre coletores e deles para os coletores. Os pré coletores intermediam capilares e coletores e seu fluxo é unidirecional, eles recebem a linfa para levarem aos coletores, drenam a linfa aos linfonodos. Os linfonodos filtram a linfa, absorvendo e destruindo elementos provenientes da circulação linfática. Existem o dois ductos linfáticos: o direito drena a linfa do abdome e a hemiface e o torácico esquerdo drena a linfa dos membros inferiores a esquerda . Os linfonodos encontram-se na cabeça, no pescoço, nos membros superiores, no tórax, no abdome e nos membros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



as estruturas do sistema linfatico são: capilares linfáticos que estão presentes em quase todos os tecidos do corpo, os capilares menores vao seunindo ao maiores formando o ducto toracico e o linfatico, a linfa ´e absorvida por vasos linfáticos disribuidos por todo corpo e denominado capilares linfáticos uqe se iniciam no espaço intersticial e coletam o liquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular, são avalvulados e possuem um sistema tubular fechado.

Pré-coletores- esta em intermédio entre os capilares e os coletores, onde a linfa é passada pelos capilares para chegar nos coletores são valvulados e tem forma caracteristica de um colar d pérola e drenam a linfa em direção aos linfonodos.

Coletores- que são a continuação dos pré-coletores e são formados por 3 camadas, túnica íntima formada de células longitudinais, túnica média formada de células musculares e túnica adventícia formada e tecido conjuntivo.

Linfonodos-Estão no trajeto dos vasos linfático e protege o organismo contra qualquer substancia estranha, produzem linfóticos filtra a linfa.

Ductos linfáticos-onde a linfa passa até chegar aos grandes coletores principais os ductos toracico esquerdo e o ducto toracico direito, estão localizado na cabeça no pescoço nos mmss, no tórax, viscerais, abdome e pelve e mmii.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é composto primeiramente por capilares linfático, que são encontrado em grande quantidade e são altamente permeáveis,sem componente muscular o que difere do sistema venoso. Com essa alta permeabilidade, permite a entrada de grandes moléculas, essas das quais não conseguiriam ser filtradas pelo sistema venoso. Esses capilares formam estruturas maiores, os vasos linfáticos. Esses por sua vez desembocam em dois grandes dutos: torácico e linfático.

Por não terem componente muscular, os capilares utilizam-se de de micro-válvulas que se abrem e fecham acompanhando a movimentação de pressão impostas a eles, seja essa movimentação interna ou externa de forma unidirecional.

Os pré-coletores são regiões intermediárias entre os capilares e os coletores, ou seja recebem a linfa coletada pelos capilares e leva até os coletores. Por possuírem válvulas impedem o retorno da linfa, drenando-a em direção aos linfonodos via vasos aferentes.

O Linfangio é a unidade funcional deste sistema, realiza o movimento contrátil tornando o fluxo unidirecional. A ativação da contratilidade se dá à pressão exercida pela linfa na parede do vaso.

Os coletores são a continuação dos pré-coletores, já apresentam componente muscular permitindo que não uma maior contração e condução da linfa até o linfonodo.

0%   0%  0 voto(s).



acabamos de estudar sobre a estrutura do sistema linfático que abrange os vasos capilares e vasos coletores ou pre coletores aprendi que o liquido linfa e reabsorvido por vasos linfáticos que distribui por todo corpo. o que mais me prestei atenção foi que a compressão da pele por objetos fora do corpo isso e a a drenagem linfática.

0%   0%  0 voto(s).



A linfa e reabsorvida por vasos linfáticos. Os capilares linfáticos são constituídos de células endoteliais sobrepostas em escamas. linfonodos tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substancias estranhas.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias vasos linfáticos , que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. O estudo do sistema linfático na sala de dissecação não é muito satisfatória porque a tenuidade das paredes dos vasos e seu pequeno tamanho fazem com que sejam indistinguíveis dos tecidos vizinhos.

0%   0%  0 voto(s).



pelo que entendi nesse passo essa estrutura é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias vasos linfáticos , que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. O estudo do sistema linfático na sala de dissecação não é muito satisfatória porque a tenuidade das paredes dos vasos e seu pequeno tamanho fazem com que sejam indistinguíveis dos tecidos vizinhos e os linfonodos são encontrados na cabeça,pescoço, membros superiores, tórax, vísceras, abdome e membros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



Os Capilares linfaticos mais finos se unem e vasos linfaticos maiores que terminam em grandes dutos. O duto toracico e o duto linfatico.os capilares linfaticos colertam o liquido da filtargem,iniciam - se em dedos de luvas sao avalvulados possuem um sistema tubular fechado sao unidos por filamentos casley - smith. esse filamentos abrem e fecham as micro valvulas de acordo com a pressao ou movimentaçao exercida nos tecidos

Vasos linfaticos Pre coletores: intermideiam calipales e coletores possuem valvula de membrana interna por isso o fluxo da linfa é é unidirecional.

Pré coletors com maior calibre tb possuem valvulas e coduzem alinfa, sao semelhantes a vasos sanguineos composto por tres camadas. tunica intima, media e adventicia.

 

0%   0%  0 voto(s).



é que pelo que eu entendi o mesmo movimento do sistema cardiovascular ativa também o sistema linfático ou seja é tudo dominado pelo coração

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é estruturado pelos capilares linfáticos, presente em quase todo o corpo que ao se unem em vasos que por sua vez se unem a dois grandes dutos. Os dutos são: duto torácico que recebe a linfa proveniente do lado esquerdo da cabeça, braço esquerdo, lado esquerdo do tórax e partes inferiores do corpo; e o duto linfático que recebe a linfa proveniente do lado direito da cabeça, braço direito e lado direito do tórax.

As células dos capilares linfáticos do tipo endotelial possuem paredes altamente permeáveis dado a presença de válvulas, de forma que estruturas do tamanho de proteínas possam adentrar, sendo assim drenadas pelos capilares linfáticos. os chamados filamentos de Caslev-smith são os reponsáveis pela a abertura destas micro-válvulas e possuem resposta a contrações musculares, movimentação das partes do corpo, as pulsações arteriais e compressão dos tecidos por ação externa ao corpo.

Os pré-coletores unem os capilares aos coletores, onde por meio de membrana interna, garantem o fluxo direcional da linfa.

Após os pré-coletores a linfa chega aos coletores que possuem maior calibre conduzindo, onde então é conduzida no sentido centrípeto. O coletor é semelhante aos vasos sanguíneos e possuem três camadas: túnica íntima camada mais interna , túnica média camada intermediária e túnica adventícia camada mais externa .

Os linfonodos se apresentam agrupados ou em sequência ao longo da trajetória dos vasos linfáticos. A função destes está associada a defesa do corpo contra substâncias estranhas. Os principais gânglios se localizam nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos: a linfa e absorvida pelos vasos linfáticos em todo o corpo e denominado capilares linfáticos. Possui parede muito permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais, que poderiam ser absorvido pelo sistema venoso.

-coletam o liquido de filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular

-iniciam-se em dedos de luvas

-sao avalvulados

-sistema tubular fechado

-unidos ao tecido conjuntivo por filamentos CASLEY-SMITH

Linfonodos:tem a funcao de preservar o organismo contra qualquer agressao de substancias estranhas..

-os linfonodos possuem a funcao de produzir linfocitos e filtrar a linfa

-sao depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulacao linfatica

-tem como mediadores os linfocitos macrofagos e linfangites.

Localização dos linfonodos: cabeça, pescoço, MMSS, tórax, viscerais, abdome e pelve, abdominais aórticos, viscerais, MMII.

OS principais estao nas axilas, regiao inguinal e no pescoço

Os principais gânglios estão nas AXILAS, REGI

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfaticos estao na maioria dos tecidos do corpo, os mais finos unem-se em vasos linfaticos, que terminam em dois ductos o toracico que recebe a linfa do lado esquerdo da cabeça, da parte inferior do corpo, do torax e braco a esquerda e do ducto linfático que recebe a linfa da parte direita da cabeça, torax e braço direito . os vasos linfaticos ou pre coletores recebem a linfa captada pelos capilares e levam aos coletores, sao valvulados pelos linfangions tornandoo fluxo unidirecional,drenam a linfa para os linfonodos. Os coletores sao a continuação dos pre-coletores num maior calibre, também possuem válvulas e tem 3 camadas tunica intima, media e adventicia . os linfonodos estao presentes nos trajetos dos vasos e estao dispostos em grupos, tem a funcao de preservar o organismo de qualquer agressão e os principais estao nas axilas, regiao ingnal e pescoço, produzem linfócitos e tem como mediadopres linfocitos macrofagos que evitam linfadenites e linfangites.

0%   0%  0 voto(s).



A estrutura do sistema linfático esta dividida em:

Capilares linfáticos

Vasos linfáticos

Coletores

Linfonodos

Ductos linfáticos

0%   0%  0 voto(s).



Capilares Linfáticos: Estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. A linfa é reabsorvida pelos capilares linfáticos que são altamente permeáveis;

coletam o liquido carregado de dejetos;iniciam-se em dedos de luvas, são avalvulados, possuem sistema tubular fechado; são unidos ao tecido conjuntivo por filamentos.

Os filamentos são tracionados por:contração dos músculos, movimentos das partes do corpo,pulsações arteriais, drenagem linfática

Vasos linfáticos ou pré coletores:Pré coletoreso fluxo da linfa é unidirecional;

recebem a linfa; são valvulados; o formato dos vasos é "rosário de chouriço", "colar de pérolas"; drenam a linfa; vasos aferentes; vasos eferentes;linfangions.

Coletores são compostos por 3 camadas:Túnica íntima; túnica média;túnica adventícia.

Linfonodos tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas.

Produzem linfócitos e filtram a linfa; são capazes de absorver metabolizar e destruir alguns elementos da circulação linfática, tem como mediadores os linfócitos macrófagos .

Ductos linfáticos

Ducto Linfático direito: drena a linfa do tronco superior, abdome, membro superior direito e hemiface direita.

Ducto Torácico Esquerdo:Drena a linfa proveniente dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda.

Os ductos fazem contato com a veia jugular e subclávia, desembocam a linfa no sistema venoso. A mistura da linfa com o sangue é denominada anastomose linfo-venosa.

Localização dos linfonodos: cabeça, pescoço, MMSS, Tórax, Vísceras,Abdome e pelve, abdominais aórticos,MMII.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfáticos estão presentes em todos os tecidos do corpo os capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores que terminam em dois dutos principais ;O DUTO TORÁCICO que recebe a linfa da parte inferior do corpo ,da parte esquerda da cabeça do braco esquerdo e de partes do tórax. o DUTO LINFÁTICO recebe a linfa do lado direito da cabeça do breco direito e do tórax que desembocam em veias próximas do coração.

A linfa e absorvida por vasos linfáticos que estão por todo o corpo e denominados por linfáticos . estes desembocarem vasos que transportam a linfa e são denominados pre-coletores que desembocam nos coletores.

os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial. são constituído por células endoteliais sobrepostas em escamas,mais numerosas e maiores que os capilares sanguíneos são altamente permeáveis .não possuem túnica muscular ,mas sim paredes muito permeáveis, que permitem a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema nervoso

0%   0%  0 voto(s).



os capilares linfáticos estão presente em quase todos os tecidos do nosso corpo. Os capilares mais finos se une ao vasos linfáticos maiores que finda acaba em dois dutos principais, o duto torácico que tem o papel de receber a linfa do lado esquerdo e o duto linfático que recebe a linfa do lado direito e despejam em veias próxima do coração.A linfa e reabsorvida pelos vaso linfáticos presente em todo nosso corpo que se denominam capilares linfáticos. os capilares linfáticos tem o papel de jogar a linfa para o vasos pré-coletores e os pré coletores transportam para os coletores. Os linfonodos tem a função proteger o organismo de substancias estanhas. Principais gânglios estão na axila, inguinal e pescoço. Ductos linfáticos direito, drena a linfa do tronco superior direito. Ducto torácico esquerdo, termina nas veias jugular interna esquerda e subclavicular esquerda.

0%   0%  0 voto(s).



características:

coletam liquido da filtragem e dejetos do metabolismo

são avalvulados são tracionados para mover a linfa

unidos ao tecido conjuntivo por filamentos Casley-smith

ductos pré coletores e coletores

fç linfonodos

produzir linfociotos

proteção de virus bacterias

filtrar linfa

dois ductos direito e toraxico

0%   0%  0 voto(s).



A Estrutura do sistema linfático tem presentes os capitares linfáticos que são presentes em quase todos tecidos do corpo, eles terminam em dois grandes dutos, duto torácico e duto linfático e vão para as veias perto do coração.Assim, a linfa é reabsorvida pelos vasos linfáticos, capilares linfáticos. Eles iniciam no espaço intersticial, e servem para:

Coletarem o liquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular;

Iniciam em dedos de luvas;

São avalvulados;

tem sistema tubular fechado;

São unidos ao tecido conjuntivo por filamentos os Casley-Smith, que abrem e fecham válvulas, com a pressão e movimentação nos tecidos. Pressão interna ou externa.

Os coletores com maior calibre, também possuem válvulas que levam a linfa no sentido centrípeto. São trés camadas:

Túnica intima;

Túnica média;

Túnica adventícia.

Os pré-coletores recebem a linfa coletada pelos capilares e leva-os aos coletores, são valvulados, o que impede o fluxo da linfa. A característica dos vasos linfáticos em "rosário de chouriço" é pela sucessão de válvulas linfangions . Eles drenam a linfa, possuem vasos aferentes e eferentes. Os linfagions é a unidade funcional contrátil do sistema linfático, esta nas válvulas, que são fechadas, e torna a corrente unidirecional. Sua função é impulsar a linfa.

Os linfonodos são os gânglios das axilas e ingual e do pescoço.

Os vasos aferentes entram nos linfonodos no, chamados hilo. Os linfonodos possuem a função de produzir linfócitos e filtrar a linfa conglomerado de tecido linfoide,memória imunológica . São depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfática. Tem como mediadores os linfócitos macrófagos que evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfangites inflamação aguda dos canais linfáticos causados por vírus e bactérias. Ductos linfáticos quando a linfa chega aos linfonodos ela vai para os ductos eferente ate dois coletores; o canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito. Ducto linfático direito: mede 10 cm, ele drena a linfa do tronco superior direito, abdome, membro superior direito e hemiface direita. Ducto torácico esquerdo: mede 40 cm, termina nas veias jugular interna esquerda e subclávia esquerda. Drena a linfa dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda. A junção das veias jugular esquerda e direita termina na veia cava superior que desembocam no átrio direito. Os ductos fazem contato com aveia jugular e subclávia, levando a linfa no sistema nervoso, essa mistura da linfa com o sangue é a anastomose linfo venosa. Os linfonodos são localizados: cabeça: occipitais, auriculares, parotídeos, bucais, linguais, retrofaríngeos pescoço: submentonianos, submandibulares, cervicais. Mmss membros superiores axilar ou braquial, escapular ou subescapular, torácico ou peitoral, central ou intermediário, apical ou subclavicular, cubitais, radiais, epitrocleos, interrosseos, umerais. Torax: parietais, estemais, diafragmáticos vicerais: mediastinicos: anteriores e posteriores. Abdome e pelve: parede lateral: superficiais e profundos abdminais aórticos: pré aórticos, latero aórticos, retro aórticos viscerais: cavidade abdominal, mesentéricos MMII membros inferiores: poplíteos, inguinais: superficiais e profundos.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é, basicamente, um canal que transporta um líquido transparente ou esbranquiçado chamado linfa. Esta linfa auxilia na limpeza dos tecidos de organismos infecciosos, toxinas etc.

A estrutura básica e funções do sistema linfático podem ser divididas em canais linfáticos. Os gânglios linfáticos, linfonodos e outros órgãos.

0%   0%  0 voto(s).



Apresentação detalhada de toda estrutura do do sistema linfático, mostrando seu funcionamento em funções detalhadas .

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17261 usuários registrados - 275 fóruns - 3100 tópicos - 17570 mensagens - 11 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.