O curso traz um panorama da história da alfabetização. Serão apresentadas a origem da escrita e do alfabeto, os principais modelos de alfabetização infantil, as diferenças nos saberes docentes, a importância do lúdico no contexto escolar e muito mais.
|
A alfabetização além de ser definida como um processo no qual a criança constrói a gramática e suas variações, também é processo de interpretar, compreender, criticar, resinificar e produzir conhecimento. Pensar educação é uma responsabilidade muito grande e um trabalho árduo que requer amor e dedicação, pois é através dela que construímos um futuro melhor.
O Curso de Introdução a Alfabetização Infantil contém informações riquíssimas a todos que almejam ser um diferencial na arte de Alfabetizar. Além de um excelente material teórico , você encontrará todo um suporte com vídeo-aulas, exercícios e avaliação para que seu conhecimento se fortaleça e cresçam raízes.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Conhecer os fundamentos e história da educação infantil.
- Entender a história da escrita e do alfabeto.
- Verificar as propostas pedagógicas mais conhecidas e utilizadas.
- Localizar as diferenças entre os principais saberes docentes.
- Entender a importância do lúdico no contexto escolar.
- Conhecer um novo olhar sobre a alfabetização infantil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Apresentação
- Introdução
- O Nascimento da Escrita
- A Prática do Professor na Educação Infantil
- Fundamentos e Princípios da Educação Infantil
- Desafios da Educação Infantil
- Os Desafios da Educação Infantil na Atualidade
- A Diversidade da Educação Infantil
- Os Saberes da Educação Infantil
- Saberes e Práticas da Educação Infantil
- Idéias e Propostas Pedagógicas de Autores dos Séculos XV, XVI e XVII
- Fraçois Rebelais
- John Locke
- Pensadores Pedagogos Séculos XVIII e XIX
- Jean Jackes Rousseau
- Johann Heinrich Pestalozzi
- Friedrich Fröbel
- John Dewey
- Maria Montessori
- Ovide Decroly
- Célestin Freinet
- Emília Ferreiro
- Jean Piaget
- O Educar , o Cuidar e o Lúdico na Educação Infantil
- O Lúdico na Educação
- A Arte e o Lúdico na Educação das Crianças
- A Importância do Brincar
- O Desenvolvimento da Criança e o Brincar
- A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização
- Memória da Alfabetização e as Fases da Escrita
- Construção da Escrita: Primeiros Passos
- Psicogênese da Língua Escrita
- As Concepções sobre a Língua Subjacentes à Prática Docente
- Alfabetização e a Perspectiva Histórico-Cultural
- Principais Fundamentos da Educação Infantil
- O Educador Infantil: sua Prática no Desenvolvimento de Potencialidades
- Educar para Transformar
- Perfil do Educador Infantil
- O Que a Escola Deveria Saber Antes de Ensinar
- Lev Vygotsky
- Bibliografia
Curso elaborado e mantido pela instrutora: Fernanda M. Brentegani. Psicóloga pela PUC_Poços de Caldas, especialista em psicopedagogia, acupuntura e terapias naturais. É autora e tutora de cursos EAD.
|
Com o curso adquiri novas experiências.
Excelente curso.
GOSTEI MUITO DO CURSO, PORÉM GOSTO MAIS DOS TEXTO DE ESTUDOS DO QUE DOS VIDEOS.
Gostei muito do curso. Tem um conteúdo claro e de fácil entendimento. O que mais gostei foi dos vídeos, pois são ricos de informações.
Foi muito gratificante, realizar esse curso. Os conteúdos são de fácil entendimento e muito ricos de informação. Gostei mais dos textos, pois tenho dificuldades de assimilar conteúdos de vídeos.
Gostei do curso,lembrei ,com bom aproveitamento.
agradecida a Brava cursos.
Agradeço imensamente a Brava cursos pelo atendimento excelente, metodologia inovadora, conteúdo de excelência. Feliz de mais. Aprendi muito.
Eu Natasha gostei muito do curso. Foi essencial para minha pratica pedagogica.
o curso muito produtivo e o material muito enriquecedor.