O curso ajudará você a entender as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e suas respectivas tendências. As diferentes abordagens explicam alguns comportamentos da sociedade para com os alunos e as práticas adotadas pelos professores.
|
O Curso de Tendências Pedagógicas fará o educando compreender as várias correntes pedagógicas que embasaram e influenciam a educação contemplando aspectos como: sociedade, escola, relação professor-aluno, entre outras.
Essas tendências permeiam nossa educação desde a chagada dos jesuítas ao Brasil e continuam a influenciar nossas práticas pedagógicas.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Caracterizar as tendências pedagógicas que fundam a educação.
- Analisar teorias de estudiosos e suas aplicações em sala de aula.
- Ampliar o conhecimento pedagógico.
- Diferenciar correntes pedagógicas e suas características históricas.
- Entender os pensamentos de estudiosos e definir quais teorias aplicar em sala.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Aspectos Pedagógicos e Sociais da Prática Educativa:
- Introdução as bases das tendências pedagógicas
- Pedagogia tradicional, Nova e Tecnicista
- Teorias Crítico-Reprodutivistas:
- Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica
- A escola como aparelho ideológico do Estado
- Escola dualista de Baudelot e Establet
- Relação Educação e Sociedade:
- Dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica
- Educação como uma questão de concepção
- Principais Pensadores:
- Concepções de pensadores da educação, Estado e sociedade
- Métodos:
- Correntes pedagógica tradicional e histórico-crítica
- Pedagogia Liberal Tradicional
- Tendência Liberal Renovada Progressivista
- Tendência Liberal Renovada Não-diretiva
- Tendência Liberal Tecnicista
- Tendência Progressista Libertadora
- Tendência Progressista Libertária
- Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos
- Comparativo das tendências
Curso elaborado e mantido pela instrutora: Érica Maria de Souza. Pedagoga (Formada pela Faculdade Anhanguera de Brasília). Experiência em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
|
Achei o curso muito elementar. Carente de problematização, bem como otimização na transposição didática.
Muito bom o curso.