Como Elaborar um Projeto Cultural: Aprendendo a Captar Recursos e Patrocínio

Quantos vezes trazemos à tona uma idéia de ação cultural brilhante, como: criar um grupo de pesquisa teatral na faculdade, formar um coral com as crianças do bairro ou um concurso culinário em forma de feira na praça da cidade? Invariavelmente o que ouvimos ao apresentar nossa idéia é: “Boa ideia, parabéns, mas de onde vai tirar dinheiro?”, “Você faz ideia do trabalho que vai dar?”.

Não é sem motivos que poucos fazem e muitos seguem. Um boa ideia, mesmo sem recursos ou sem estrutura, continua sendo uma boa ideia e não deve morrer ali, numa conversa desestimulante.

O que é necessário, então, para que uma ideia sai do papel e se torne, de fato, uma ação?
Primeiro deve coloca-la no papel. Isso significa, Elaborar um Projeto Cultural. E é exatamente isso que o curso Elaboração de Projetos Culturais oferece.

O QUE É CULTURA E ONDE MINHA IDEIA SE ENCAIXA

O Curso vai lhe apresentar o mundo da cultura, seus conceitos, terminologias e áreas distintas. O termo cultura tem um significado equivocado conferido pelo senso comum, por exemplo: culto é quem sabe muito sobre muita coisa; quem viajou o mundo ou fala diversos idiomas. Como consequência desse erro ouvimos: “ele tem muita cultura” ou “está faltando cultura na cidade”. Errado. Seguindo essa linha de pensamento a sua ideia está fadada ao fracasso, pois cultura não é um fim, não é uma qualidade não é um status.

Para elaborar um projeto que tenha chances de  captar recursos e concluir suas metas, você vai precisar saber o real significado de cultura e suas ramificações, para então entender onde e como sua ideia pode ter mais chances de sucesso.

PROFISSIONAL x AMADOR

Para que uma boa ideia se transforme em ação ela precisa saber o que quer e até onde pode ir. Profissional não significa, necessariamente,  melhor que Amador. Significa que a forma de estrutura financeira é outra. Uma mãe carinhosa pode limpar o ferimento de uma criança que se arranhou brincando bem melhor do que uma enfermeira licenciada, mas não poderá ser contratada como tal. Na área da cultura e seus segmentos há uma quantidade enorme de atividades: umas são regulamentadas, outras não. Saber quais  são e como funcionam é a diferença entre saber quanto custará o seu projeto ou não. Entre realizar uma ação em conformidade com a lei ou ter seu projeto cancelado por processos.

QUEM VAI PAGAR PELA MINHA IDEIA

Ninguém. Não pela ideia. Não temos no Brasil uma industria de ações culturais ou do entretenimento, o resto tem que virar projeto tangível, palpável e com as fases e etapas claras e coerentes. Aí  você deverá encontrar as linhas de captação de recursos nas quais o seu projeto se adeque.

Ninguém está dando dinheiro pra ninguém. Se o dono de um comércio tiver 10 mil reais sobrando ele manda a filha pra uma viagem, ele não banca ideias. Mas, se ele se beneficiar com o seu projeto; se ele de alguma forma lucrar, ele bancará o seu projeto sem questionar.

No curso Como Elaborar um Projeto Cultural você aprenderá a encontrar essas linhas de captação. Desde os recursos públicos, até os da iniciativa privada.

O CERTIFICADO

Esse documento vai lhe garantir uma profissão que ainda não está regulamentada: a de agente cultural. Como agente cultural você pode transformar suas próprias ideias em uma ação cultural assim como receber para elaborar projetos para outras pessoas e entidades.


Você sabia?
BRAVA CURSOS é uma Empresa EAD - Ensino Nacional de Educação a Distância.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Brava Cursos Online © 2010 - 2024 Copyright
Todos os direitos reservados - Contrato Prestação de Serviço.