Como Utilizar a Calculadora Científica na Matemática Financeira

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

matematica financeiraO homem é um ser que evolui intelectualmente de forma constante, e por mais desenvolvida que seja uma geração, seja em termos empíricos ou científicos, normalmente partiu de ideias simples ou da necessidade de resolver um problema prático do cotidiano.

A Matemática, como ferramenta para auxiliar nas tarefas da vida, também veio se constituindo e melhorando a partir das necessidades cotidianas. Por isso, é até difícil determinar com exatidão quando e onde realmente as primeiras tentativas de seu uso ocorreram. Se as Pirâmides do Egito forem observadas sob os olhos de um matemático, e tomadas como referência das primeiras utilizações da Matemática nos primórdios, certamente se estará cometendo um engano.

Embora se observem muitas informações matemáticas na construção das Pirâmides, iniciadas há mais 4.500 anos, muito antes da elaboração de seu projeto, o homem primitivo já vinha utilizando procedimentos matemáticos, por exemplo, para controlar o seu rebanho. Como na época, uma palavra ainda não havia sido criada para promover uma correspondência verbal entre as quantidades, houve a necessidade de se fazer uma correspondência material entre as quantidades.

Por isso, o procedimento comparativo se dava através de ranhuras no barro, riscos em ossos ou pedaços de madeira, ou ainda, uma correspondência entre uma pedra para cada animal do rebanho, de forma a ser possível o controle das quantidades, pois se caso sobrasse uma pedra no monte, seria uma evidência de que estava faltando um animal.

A utilização das pedras no processo de contagem foi o que deu origem à palavra cálculo, pois do latim, calculus, significa contagem ou ainda, pequena pedra utilizada para fazer contas, que por sua vez, deriva de calx, pedra calcárea, do Grego khalix, seixo, pedra pequena.

Atualmente, o único momento em que esta correspondência material entre pedras e números ocorre pode ser nas séries iniciais, para que as crianças possam construir a noção de quantidades, mas em relação à palavra cálculo, e consequentemente, a ação associada à ele é algo constante e inevitável na vida do ser humano.

Não há como imaginar a vida sem realizar cálculos, sejam eles nas simples tarefas de comprar algum alimento no mercado e saber quanto dinheiro deve-se dar e quanto de troco deve-se receber ou em tarefas mais complexas.

A Matemática possui muitos ramos a serem estudados e utilizados no dia a dia, mas sem dúvidas a parte mais utilizada para que as pessoas administrem suas finanças é a Matemática Financeira. Desta forma, saber fazer cálculos de porcentagens, variações percentuais, lucros, juros simples, compostos, entender os sistemas de amortizações SAC e PRICE para comparar financiamentos e empréstimos bancários é certamente algo muito importante na vida das pessoas.

Porém, logicamente, fazer estes cálculos financeiros de “cabeça” ou mesmo utilizando papel e caneta é algo realmente inviável e suscetível a erros. Por isso, o Curso de Matemática Financeira com a Calculadora Científica ensina a Matemática Financeira com o uso efetivo da Calculadora Científica, mostrando o passo a passo da resolução de cada exemplo, com a sequência de teclas a serem digitadas e assim utilizá-la como ferramenta para agilizar a realização dos cálculos de forma muito mais eficiente que na época da utilização das pedrinhas para controlar o rebanho.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Você sabia?
BRAVA CURSOS é uma Empresa EAD - Ensino Nacional de Educação a Distância.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Brava Cursos Online © 2010 - 2018 Copyright
Todos os direitos reservados - Contrato Prestação de Serviço.