Neste curso é abordado como o Atendimento Educacional Especializado AEE deve realizar o trabalho junto aos alunos portadores do transtorno de desenvolvimento cognitivo, priorizando sua aprendizagem e autonomia.
|
Neste curso você aprenderá como o Atendimento Educacional Especializado e seus diversos recursos podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos portadores de transtorno cognitivo.
Além de apresentar sobre a Sala de Recursos Multifuncionais, este curso te ensina como elaborar o Plano Educacional Individualizado (PEI), que tem como função, otimizar a aprendizagem e o desenvolvimento integral do aluno a partir de sua potencialidades e não sob a ótica de suas limitações.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Compreender como o AEE deve trabalhar com a perspectiva das potencialidades dos alunos.
- Descobrir como as tecnologias assistivas se inserem no trabalho na Sala de Recursos Multifuncionais.
- Saber como trabalhar em parceria com o professor da sala regular, focando no desenvolvimento integral do aluno.
- Reconhecer as características do desenvolvimento cognitivo do aluno portador do transtorno do desenvolvimento intelectual.
- Elaborar o Plano de Educação Individualizado, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Transtorno de Desenvolvimento Intelectual e seu Impacto na Aprendizagem:
- Principais conceitos relacionados à deficiência intelectual e como ela afeta o processo de aprendizagem da criança
- Desenvolvimento Cognitivo do Aluno com Transtorno de desenvolvimento Intelectual:
- Como é o desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência intelectual em comparação com outras crianças sem déficits cognitivos, abordando como devem ser tratadas suas potencialidades dentro do ambiente escolar
- Atendimento Educacional Especializado para Alunos Transtorno de Desenvolvimento Intelectual:
- Como o Atendimento Educacional Especializado deve se estruturar para desenvolver as capacidades do aluno portador de deficiência intelectual, focando em sua autonomia pessoal e educação cidadã
- Recursos do Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual:
- Principais recursos do Atendimento Educacional Especializado que podem ser utilizados na educação dos alunos portadores de deficiência intelectual
- Plano Educacional Individualizado – PEI:
- Como elaborar o Plano Educacional Individualizado – PEI – com o objetivo de elaborar e adotar estratégias de ensino que contemplem as três dimensões do desenvolvimento: aprendizagem escolar, habilidades sociais e habilidades necessárias à inclusão laboral
Curso elaborado e mantido pela instrutora: Suely Bortolotti. Redação e consultoria de conteúdo acadêmico e empresarial, com ênfase em monografias, artigos e dissertações nas áreas de Educação, Saúde, Administração, Contabilidade, Psicologia, Cultura, Geografia, entre outros (para conhecer os temas desenvolvidos, acesse o Instagram @suelybortolottidasilva e clique no Destaque “Portfólio”).
|
excelente curso!
Curso perfeito, para docentes que trabalham com alunos com DI.
Foi um conteúdo muito importante para q minha prática como educadora. Onde pude conhecer sobre o funcionamento do AEE e a importância dele na vida escolar do.DI.