Neste curso você aprenderá como a ludicidade pode ser utilizada nas aulas para contribuir com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e promover o aprendizado de forma significativa, através da alfabetização e do letramento.
|
Há muito se tem discutido sobre a necessidade de alfabetizar e letrar os alunos, tornando-os capazes de utilizar o conhecimento de maneira prática, ou seja, empregar em seus problemas cotidianos aquilo que lhe foi ensinado em sala de aula. Paralelo a isso, há a exigência de que métodos eficazes de ensino sejam utilizados para a promoção da aprendizagem significativa, a qual viabiliza o aprendizado contextualizado e carregado de sentido prático.
No curso “Aprendizagem lúdica para alfabetização e letramento” você aprenderá sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e como ela insere a criança em contextos de aprendizagem ricos em experiências que proporcionem sua compreensão dos saberes, possibilitando seu uso concreto em situações cotidianas. E a ludicidade é apresentada como um recurso que cria condições favoráveis a esse tipo de aprendizagem, principalmente na etapa da alfabetização e do letramento, momento em que a criança começa a codificar e decodificar as informações ao seu redor.
Este curso surgiu da compreensão da necessidade de que é urgente e necessário, formar leitores críticos e capazes tanto de empregar seus conhecimentos de forma assertiva, quanto de compreender e correlacionar diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, é preciso que esse processo se inicie desde seus primeiros momentos como leitor, ou seja, no momento da alfabetização.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Identificar situações favoráveis à aprendizagem significativa.
- Compreender o processo que promove a aprendizagem significativa.
- Reconhecer como a aprendizagem significativa se concretiza.
- Utilizar os recursos lúdicos para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos.
- Entender a complexidade da cognição humana e sua necessidade de estimulação.
- Correlacionar desenvolvimento cognitivo com o processo de aprendizagem e aquisição do conhecimento.
- Selecionar recursos lúdicos adequados ao desenvolvimento do aluno e alinhados aos objetivos de aprendizagem.
- Diferenciar alfabetização e letramento.
- Usar a ludicidade para alfabetizar letrando, com vista à aprendizagem significativa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Teoria da Aprendizagem Significativa:
- A importância da aprendizagem significativa para a educação contemporânea e como ela viabiliza a atribuição de novos sentidos para um mesmo conhecimento, possibilitando a solução de problemas a partir do seu aprendizado.
- Desenvolvimento Cognitivo da Criança:
- As principais teorias sobre o desenvolvimento da cognição infantil, relacionando-o com o processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
- Relação entre Ludicidade, Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem:
- Como a criança utiliza o lúdico a seu favor, de maneira espontânea e natural. A ludicidade é apresentada como um elemento essencial para o desenvolvimento cognitivo e para a aquisição de conhecimento por parte da criança.
- Ludicidade como Recurso para a Promoção da Aprendizagem Significativa:
- Como a ludicidade contribui para a aprendizagem significativa por contemplar os aspectos biopsicossociais da criança, tornando-se um recurso integral para a construção de situações de aprendizagem que trazem sensações prazerosas aos alunos, favorecendo o estabelecimento de relações importantes para a criança.
- Ludicidade para Alfabetizar e Letrar de Forma Significativa:
- A ludicidade é apresentada como um importante recurso pedagógico para alfabetizar e letrar, conduzindo o aluno pelo caminho da aprendizagem significativa desde os primeiros anos da educação formal. Ainda, são apresentados os conceitos de alfabetização e letramento, bem como a relevância educacional e social de cada um deles.
Curso elaborado e mantido pela instrutora: Suely Bortolotti. Graduação de Gestão de Recursos Humanos; Pós Graduação em Gestão Administrativa e Marketing; Consultoria especializado em desenvolvimento de conteúdo acadêmico.
|