Curso de Aprendizagem Lúdica para Alfabetização e Letramento








Neste curso você aprenderá como a ludicidade pode ser utilizada nas aulas para contribuir com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e promover o aprendizado de forma significativa, através da alfabetização e do letramento.

Carga Horária: de 68 até 248 horas / aula.
Início Imediato.


Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Há muito se tem discutido sobre a necessidade de alfabetizar e letrar os alunos, tornando-os capazes de utilizar o conhecimento de maneira prática, ou seja, empregar em seus problemas cotidianos aquilo que lhe foi ensinado em sala de aula. Paralelo a isso, há a exigência de que métodos eficazes de ensino sejam utilizados para a promoção da aprendizagem significativa, a qual viabiliza o aprendizado contextualizado e carregado de sentido prático.

No curso “Aprendizagem lúdica para alfabetização e letramento” você aprenderá sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e como ela insere a criança em contextos de aprendizagem ricos em experiências que proporcionem sua compreensão dos saberes, possibilitando seu uso concreto em situações cotidianas. E a ludicidade é apresentada como um recurso que cria condições favoráveis a esse tipo de aprendizagem, principalmente na etapa da alfabetização e do letramento, momento em que a criança começa a codificar e decodificar as informações ao seu redor.

Este curso surgiu da compreensão da necessidade de que é urgente e necessário, formar leitores críticos e capazes tanto de empregar seus conhecimentos de forma assertiva, quanto de compreender e correlacionar diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, é preciso que esse processo se inicie desde seus primeiros momentos como leitor, ou seja, no momento da alfabetização.

O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:

  • Identificar situações favoráveis à aprendizagem significativa.
  • Compreender o processo que promove a aprendizagem significativa.
  • Reconhecer como a aprendizagem significativa se concretiza.
  • Utilizar os recursos lúdicos para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos.
  • Entender a complexidade da cognição humana e sua necessidade de estimulação.
  • Correlacionar desenvolvimento cognitivo com o processo de aprendizagem e aquisição do conhecimento.
  • Selecionar recursos lúdicos adequados ao desenvolvimento do aluno e alinhados aos objetivos de aprendizagem.
  • Diferenciar alfabetização e letramento.
  • Usar a ludicidade para alfabetizar letrando, com vista à aprendizagem significativa.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Teoria da Aprendizagem Significativa:
    • A importância da aprendizagem significativa para a educação contemporânea e como ela viabiliza a atribuição de novos sentidos para um mesmo conhecimento, possibilitando a solução de problemas a partir do seu aprendizado.
  • Desenvolvimento Cognitivo da Criança:
    • As principais teorias sobre o desenvolvimento da cognição infantil, relacionando-o com o processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
  • Relação entre Ludicidade, Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem:
    • Como a criança utiliza o lúdico a seu favor, de maneira espontânea e natural. A ludicidade é apresentada como um elemento essencial para o desenvolvimento cognitivo e para a aquisição de conhecimento por parte da criança.
  • Ludicidade como Recurso para a Promoção da Aprendizagem Significativa:
    • Como a ludicidade contribui para a aprendizagem significativa por contemplar os aspectos biopsicossociais da criança, tornando-se um recurso integral para a construção de situações de aprendizagem que trazem sensações prazerosas aos alunos, favorecendo o estabelecimento de relações importantes para a criança.
  • Ludicidade para Alfabetizar e Letrar de Forma Significativa:
    • A ludicidade é apresentada como um importante recurso pedagógico para alfabetizar e letrar, conduzindo o aluno pelo caminho da aprendizagem significativa desde os primeiros anos da educação formal. Ainda, são apresentados os conceitos de alfabetização e letramento, bem como a relevância educacional e social de cada um deles.

Curso elaborado e mantido pela instrutora: Suely Bortolotti. Graduação de Gestão de Recursos Humanos; Pós Graduação em Gestão Administrativa e Marketing; Consultoria especializado em desenvolvimento de conteúdo acadêmico.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

O padrão deste curso é de 68 horas/aula, você pode aumentar até 248 horas/aula realizando um trabalho extra.
Mais informações veja a página do Certificado
Tornar o docente apto a utilizar recursos lúdicos para promover a aprendizagem significativa, a partir da alfabetização e do letramento, reconhecendo-os como processos essenciais à formação crítica do aluno, desde a Educação Infantil.



Você faz o seu tempo!

  • Você só precisa de um Computador com Acesso a Internet.
  • Curso DISPONÍVEL 24 horas POR DIA.
  • Você ESTUDA e AVANÇA de acordo com O SEU RITMO.

Inovação

  • Conhecimento organizado em ETAPAS/PASSOS.
  • Respostas e Dúvidas de outros Alunos Armazenadas.
  • Recados e Resumos do assunto DISPONÍVEL para CONSULTA.

Conteúdo sempre disponível

  • Paga-se uma ÚNICA vez e tem ACESSO a todo o CURSO.
  • SEM TEMPO LIMITE de concluí-lo.
  • Mesmo após a conclusão você ACESSA e REVISA o CONTEÚDO!









Você sabia?
BRAVA CURSOS é uma Empresa EAD - Ensino Nacional de Educação a Distância.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Brava Cursos Online © 2010 - 2020 Copyright
Todos os direitos reservados - Contrato Prestação de Serviço.