O Curso de Direito do Consumidor oferece todas as respostas para dúvidas que sempre surgem nas relações de consumo.
|
O Direito do Consumidor é uma conquista recente para a sociedade brasileira, o CDC – Código de Defesa do Consumidor foi criado em 1990, é considerado bastante avançado e serve como exemplo para vários outros países. Porém, mais importante que a existência do CDC é o conhecimento de seu conteúdo e dos direitos que ele prevê e defende, por parte dos sujeitos que efetivamente participam das relações de consumo.
Assim é que se apresenta a necessidade de você consumidor conhecer o seus direitos e fazer com que sejam respeitados, da mesma forma para os fornecedores que respeitando estes direitos terão clientes mais satisfeitos e consequente vantagem competitiva no mercado de consumo.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Conhecer os princípios norteadores das relações consumeristas.
- Compreender a importância dos órgãos de defesa do consumidor.
- Identificar quais são os direitos decorrentes das relações de consumo.
- Identificar os prazos para reclamação nos casos de vício ou defeito.
- Conhecer os meios disponíveis para buscar o cumprimento dos direitos.
- Obter formação como consumidor/fornecedor consciente, para construção de um mercado de consumo justo.
- Conhecer as medidas que devem ser tomadas em caso de lesão dos seus direitos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Introdução:
- Breve Histórico
- Proteção do Consumidor na CF/88
- Legislação
- Baseado na Lei 8078 de 11/09/1990
Legislação :
- Principais normas que regulam as relações de consumo
Princípios do Código de Defesa do Consumidor:
- Vulnerabilidade do consumidor
- Presença do Estado
- Harmonização de interesses
- Coibição de abuso
- Incentivo ao autocontrole
- Conscientização do consumidor e do fornecedor
- Melhoria dos serviços públicos
Relação de Consumo:
- Elementos da relação consumerista
- Conceito de consumidor
- Conceito de fornecedor
- Conceito de Produto
- Conceito de serviço
Sujeitos da Relação de Consumo:
- Consumidor e fornecedor
Direitos Básicos do Consumidor:
- Direito à segurança
- Direito à educação para o consumo
- Direito à informação
- Direito à proteção contratual
- Direito à indenização
- Direito ao meio ambiente saudável
- Direito à melhoria dos serviços públicos
Direitos Básicos do Consumidor:
- Proteção da Vida e da Saúde
- Educação Para o Consumo
- Liberdade de Escolha de Produtos e Serviços
- Informação Claras
- Proteção Contra Publicidade Enganosa e Abusivas
- Proteção Contratual
- Indenização
- Facilitação de Defesa dos Direitos
- Acesso à Justiça
- Qualidade dos Serviços Públicos PROCON
Direitos e Deveres dos Consumidores:
- Todo consumidor é passível de direitos e obrigações na relações de consumo
Métodos Comerciais Coercitivos e Ilegais :
- Venda casada
- Recusar contratação
- Entrega de produto sem solicitação
- Execução de serviço sem autorização
- Exploração de fraqueza ou ignorância
- Vantagem excessiva
- Não entrega de orçamento prévio
- Depreciar o consumidor
- Descumprimento de regulamentação
Direito de Arrependimento do Consumidor:
- Arrependimento
- Troca facultativa
- Troca obrigatória
Arrependimento na Compra de Produtos pela Internet:
- Compras feitas pela internet podem ser devolvidas
Prazo para Reclamação de Produtos com Defeitos:
- Produtos duráveis
- Produtos não-duráveis
- Prazo legal
- Prazo contratual
Prazo para Reclamações:
- Normas de proteção nas relações de consumo
Responsabilidade Civil :
- Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor
- Responsabilidade solidária
- Indenização por dano moral no direito do consumidor
- Indenização por dano material
Dano Moral no Direito do Consumidor:
- Direito de indenização no caso de lesão moral
Instrumentos Para Defesa do Consumidor :
- Serviços de atendimento ao cliente
- PROCON – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor
- PRODECON – Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor
- Associações Civis de Proteção ao Consumidor
- Juizados Especiais Cíveis
- Justiça Comum
Formas para Reclamação:
- Problemas ao comprar um produto ou contratar um serviço
|
Gostei do curso.
Moro no interior triângulo mineiro e achei ótimo este curso de capacitação a distância, pois do contrário seria impossível eu fazer. Quero sugerir que continuem a promover tais oportunidades a nós e também novos cursos. Parabéns a toda a equipe.
Um abraço fraternal.
Cacilda Rodrigues Carneiro
ÓTIMO CURSO.ESTÃO DE PARABÉNS.
Gostei de participar do curso achei ótimo aprendizagem e aproveitamento
Material completo e de fácil assimilaçáo. Parabéns!
Ótima ferramenta de aprendizagem,com a excelente vantagem de consultas posterirores após o término. PARABÉNS! ESTOU INDICANDO O CURSO PARA COLEGAS DE FACULDADE E AMIGOS. GRATO:
Muito didático. Material bom e de fácil acesso.
O curso serviu para ampliar meus conhecimentos a cerca do código de devesa do consumidor, esclarecendo alguns pontos que tinha dúvidas.
Curso extremamente simples na linguagem, possibilitando um entendimento prático e preciso das normas mais utilizadas no cotidiano das pessoas.
Perfeito