Este curso contribuirá para que o professor/coordenador pedagógico seja mais assertivo em sua abordagem no encaminhamento do aluno para avaliação multidisciplinar.
|
Muitas vezes temos dificuldades de saber como proceder quando temos um aluno com dificuldades em sala de aula que precisa de uma avaliação de um profissional de saúde. O receio de cometer erros, de ser imprudente e ultrapassar “os limites” do que o professor pode colocar num relatório e como pode solicitar uma avaliação, muito comum entre professores e coordenadores pedagógicos, fez com que aproveitasse uma experiência de 27 anos lidando com essas dificuldades para deixar dicas importantíssimas para ser assertiva no momento de solicitar ajuda aos responsáveis.
Com o curso você observará melhor os alunos; descobrirá que há testes de desempenho acadêmico que pode ser aplicado pelo pedagogo e professor e quais são esses eles; Aprenderá definitivamente qual a diferença entre transtornos e dificuldades de aprendizagem e assim saberá com segurança quais os transtornos específicos de aprendizagem e quais os demais transtornos que trazem prejuízos também à aprendizagem.
O curso esclarecerá as funções de cada profissional de saúde para que você saiba para quem encaminhar, quando montar seu relatório de avaliação do aluno com dificuldades.
Você dominará todas as informações necessárias para montar um relatório com segurança de avaliação e encaminhamento de seu aluno com dificuldades de aprendizagem para avaliação multidisciplinar.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Observar com segurança sinais nos seus alunos de que algo não está indo bem.
- Aplicar testes de desempenho escolar em seus alunos, próprios para professores e pedagogos.
- Encaminhar corretamente seu aluno com dificuldade de aprendizagem para avaliação multidisciplinar para o profissional indicado.
- Montar um relatório de avaliação e desempenho escolar de seu aluno, com o correto encaminhamento na busca da intervenção multidisciplinar das dificuldades de aprendizagem observadas.
- Conversar com os responsáveis de seu aluno para entrega do relatório de avaliação e desempenho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Observando os Sinais de Dificuldades nos Alunos
- Testes pedagógicos
- Como Montar uma Avaliação dos Alunos
- Qual a Diferença entre Transtornos e Dificuldades
- Quais as Funções de cada Profissional de Saúde
- Como Fazer um Relatório de Encaminhamento Depois da Avaliação
- Como Conversar com os Responsáveis
- Módulo Extra: Ideias de Atividades para Serem Usadas como Intervenção Pedagógica
- Apostila
Curso elaborado e mantido pela instrutora: Valéria Francisco de Souza. Pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagoga clínica e institucional.
|
Curso com informações precisas, objetivo.
Curso com conteúdo programático excelente
O curso contribuiu para aperfeiçoar meus conhecimentos.