O curso abordará diversos conceitos a respeito do brincar e do jogar, a história da infância, a postura do professor lúdico, entre outros temas de total relevância na construção de uma atuação que traga resultados para os alunos.
|
Este curso foi elaborado especialmente para você, profissional da educação. O mundo atual está exigindo cada vez mais que o professor seja portador de novas e atualizadas informações que venham a colaborar com seu modo de agir e atuar perante seus alunos. O jogo é uma importante aliada nesta árdua missão, porém, para evitar que caiamos em armadilhas de execução e equívocos no processo faz-se indispensável possuir os conhecimentos corretos para uma abordagem consciente, e é tudo isso que temos a oferecer a você.
Para uma melhor compreensão apresentaremos um breve histórico do jogo na história da humanidade, antes mesmo do surgimento do ser-humano, até a sua evolução dentro da história. Destacaremos os estudos e as visões dos pioneiros que possibilitaram que tal ferramenta adentra-se o universo educacional. Com apoio teórico de Kishimoto, Huizinga, dentre outros, principalmente Piaget, demostraremos a visão contributiva que o campo científico trás para estabelecer o jogo e toda sua possibilidade educativa. Será debatida a relevância da postura do professor ante ao jogo e orientações práticas e metodológicas de como inserir o jogo dentro do ambiente da sala de aula. Aprenda a analisar e discutir o papel que o jogo tem na construção do pensamento e desenvolvimento do aprendizado, a atuação do professor perante tal instrumento e os desafios para consolida-lo como prática essencial ao ensino.
Estude e reflita conosco! Não ponha limites ao seu conhecimento!
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Atuar de maneira lúdica dentro da sala de aula.
- Interagir com os jogos de maneira consciente.
- Oferecer ao alunos uma nova e motivadora metodologia.
- Desenvolver projetos e aulas com bases lúdicas.
- Incentivar e elaborar situações de ‘brincar’ na rotina de ensino.
- Entender as funções e a relevância dos jogos na educação.
- Descobrir os caminhos percorridos pela infância ao longo da história.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução
- A Infância ao Longo da História
- Jogos Pedagógicos – Material Reciclado
- A Importância do Brincar na Educação
- Gênese da Infância
- A Importância do Brincar
- Os Jogos e a Humanidade
- Jogos e Educação
- A Importância dos Jogos
- A Ludicidade na Educação
- Caramba, Carambola: o Brincar tá na escola!
- Os Jogos no Processo de Aprendizagem
- Jogos em Sala de Aula
- Caça Palavras Reciclado
- O Lúdico sob a Luz da Teoria
- Papo de Professor – A Importância do Brincar
- A Relação do Professor com os Jogos
- Jogos e a Matemática
- Jogos das Operações
- Jogos na Sala de Aula – Conceitos Práticos
Curso elaborado e mantido pelo instrutor: Antonio Carlos Pereira de Assis. Pedagogo.
|
Foi muito bom fazer este curso..