Este curso possibilitará ao aluno uma capacitação na identificação dos sintoma de um conflito, conhecendo assim as fases da curva da agressividade, identificando o processo progressivo da perda de Controle Emocional.
Por outro lado, o aluno conhecerá alguns argumentos para resolver e mediar conflitos, tais como: a argumentação distributiva, a argumentação Integrativa.
Aprenda a utilizar ferramentas de mediação eficaz e eficiente de conflitos, tais como a aceitação da discordância, a exploração, reformulação empática, orientação, o evitamento, a acomodação, a Competição,o Compromisso e a Colaboração.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Identificar um sintoma de conflito.
- Identificar as vantagens e desvantagens do evitamento, acomodação, competição, compromisso e da colaboração.
- Identificar as fases da curva da agressividade.
- Conhecer as fases do processo progressivo da perda de Controle Emocional.
- Identificar alguns argumentos para resolver os conflitos.
- Conhecer os tipos de conflitos.
- Caracterizar o conflito intrapessoal e interpessoal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Os Tipos de Conflitos
- As Razões que Originam Conflitos
- Os Conflitos nas Organizações Modernas
- Sintomas e Táticas de um Conflito
- Atuação em Situações de Conflito
- Conflito e Negociação
- As Atitudes de Comunicação que Provocam Conflitos
- As Atitudes de Comunicação de Apoio e Interpretação
- A Gestão de Conflitos entre Pessoas
- Estratégias para a Mediação e Resolução de Conflitos
- Argumentação e Preparação de um Conflito
- A Resolução de Conflitos