Este curso aborda a boas práticas na utilização da ludicidade em contextos educativos através da música, literatura e expressão plástica na aprendizagem da criança e do adolescente.
|
Este curso apresenta um conjunto de Boas Práticas na utilização da ludicidade em ambientes educativos através da música, literatura e expressão plástica na aprendizagem da criança e do adolescente.
Neste sentido, abordamos a utilização do Método Montessori de Aprendizagem, onde se enfatiza o ensino individualizado e o princípio da auto-educação; os princípios da educação sensorial e a alfabetização fonética.
Neste curso conhecerá a utilização de diferentes tipos de livros, os indicadores de um álbum ilustrado , o percurso criativo de um álbum sem texto, assim como metodologias para os explorar de forma criativa em contextos de aprendizagem.
Abordaremos também, o papel do teatro de fantoches como ferramenta pedagógica, a utilização da música em contexto de aprendizagem e explicar em termos pedagógicos os diferentes momentos e contextos de evolução da história da arte.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Conhecer o Método Montessori.
- Conhecer os princípios da Educação Sensorial.
- Caracterizar a Alfabetização Fonética.
- Identificar diferentes tipos de livros e conhecer um exemplo de exploração criativa de um álbum sem texto.
- Explicar o papel do teatro de fantoches como ferramenta pedagógica.
- Classificar, identificar, caracterizar e distinguir os instrumentos que compõem a família dos Metais bem como descrever a sua origem e evolução Histórica.
- Saber explicar em termos pedagógicos os diferentes momentos e contextos de evolução da história da arte.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- O Método Montessori e os Materiais Didáticos Lúdicos
- A Educação Sensorial
- Holanda: Um Sistema de Ensino e Vários Métodos
- Aprender com os 5 Sentidos
- Os Percursos Criativos Desde o Livro Ilustrado até à Oficina Artística
- Ludicidade e Aprendizagem
- A Vibração de Beethoven no “Despertar” de Crianças Surdas
- Aprender é uma Diversão
- Educação Musical
- Brincar com o Medo
- A Reciclagem ao Serviço da Música
- O Teatro de Fantoches na Aprendizagem
- História da Pintura – do Realismo à Arte Nova – Explicado ás Crianças
- História da Pintura- do Expressionismo ao Dadismo Explicado ás Crianças
- Estimular a Criatividade
- História da Pintura – do Suprenatismo ao Minimalismo Explicado ás Crianças
Curso elaborado e mantido pelo instrutor: Francisco Manuel da Costa. Consultor internacional em educação nos EUA, Brasil, Alemanha, Estónia, França, Portugal e Reino Unido.
|
Muito boa a plataforma, fácil acesso, comunicação rápida e o material excelente. Parabéns!!!
A Arte é necessita integrar-se ao meio histórico, artístico e cultural, possibilitando ao educando o
desenvolvimento da sua criatividade, do seu senso ético e estético como forma de expressão e comunicação através
de diferentes manifestações. Nesse sentido, aborda-se o que a LDB 9394/96, no seu artigo 26, parágrafo 2º,
pressupõe quando coloca que o ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da
educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Foi muito bom fazer este curso , apresentei excelente aprendizado.
Muito bom , Parabéns pela disposição do curso.
Adorei o curso, pois é muito prático e veio a agregar muito para os meus conhecimentos.
Gostei muito desse Curso Pedagogia na Artes Plásticas, Literatura e Música. Enriqueceu minha prática em sala de aula.
Contém informações atuais e relevantes.
Amei o curso, vou incentivar as minhas colegas da Escola que eu trabalho fazer…
os cursos são muito proveitoso e contribui muito na minha formação.
Realizei o curso na Brava Cursos sem nenhum tipo de dificuldade. A plataforma é muito fácil de ser usada e sempre que precisei, obtive resposta com facilidade.
Adorei os cursos, são de altíssima qualidade e de fácil acesso.