Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Sistema Linfático





Aprendi sobre o sistema linfático, sua introdução o que é intersticio e linfa.

Tbm aprendi quais são as funções do sistema linfatico, o que são os orgãos linfoides que são:amigdalas, baco, linfonodos ou nodulos linfaticos e timo. Deixando sempre claro que as figuras estão bem nitidas as explicações claras me deixando totalmente por dentro do assunto.

0%   0%  0 voto(s).



a circulaçao linfática é paralela a sanguinea, sendo que o corpo possui 70% de agua. a linfa é o liquido que corre dentro dos vasos linfáticos e que ao passar pelos linfonodos são filtrados e depois entram na corrente sanguines. então é preciso pressionar os tecidos ajudando os linfonodos filtrarem a linfa e não deixar o excesso no corpo evitando inchaços.

0%   0%  0 voto(s).



Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias vasos linfáticos , que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfatico é paralelo ao circulatorio, é aberto e nao possui bomba e é constituido por vasos chamados linfaticos que recolhem o liquido tissular filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. O liquido intra e extra celular composto de agua,glicose,dejetos celulares, proteinas e lipidios do nosso corpo viaja com o sangue entrando e saindo das celulas e retorna pelos capilares e vasos linfaticos para a circulação sanguinea.

A linfa constituida de plasma sanguineo,proteinas e catabolicos é transportada pelos vasos linfáticos e filtrada pelos linfonodos e posteriormente lançada no sangue.

Os orgãos linfoides sao:as amigdalas tonsilas que produzem linfocitos, o baço que "limpa" o sangue funcionando como filtro, os linfonodos ou nódulos linfaticos que filtram a linfa e eliminam corpos estranhos vírus e bactérias e o timo que é mais desenvolvido no período pre-natal e vai involuindo até a puberdade.

0%   0%  0 voto(s).



sistema linfático é uma via de deslocamento dos liquidos do espaço intersticial

para o sangue.

0%   0%  0 voto(s).



Funciona paralelo ao sistema circulatório, tem uma vasta rede de vasos que tem como função recolher o líquido que estravassa os capilares sanguineos , filtrá-los e reconduzi-los a circulaçao sanguínea.

Orgão sistema linfático: amigdalas, baço, linfonodos e timo.

0%   0%  0 voto(s).



O Sistema linfático é uma via de deslocamento que "leva" o líquido para o sangue, eliminando partículas orgânicas e inorgânicas.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático e uma vasta rede de vasos parecidos com veias que servem para filtrarem o liquído que não retornou aos capilares sanguíneos e devolvem a circulação sanguínia novamente.A drenagem linfática manual compreende na compreensão dos tecidos que tem por obejetivo ajudar na circulação do retorno.Orgãos Linfáticos: Baço, nódulos linfáticos, timo e amígdalas.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático linfa dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.

O sistema linfático possui três funções inter-relacionadas: 1 remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, 2 absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, 3 produção de células imunes como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos .

Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.

O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório. Uma vez dentro do sistema linfático, o fluido é chamado de linfa e tem sempre a mesma composição que o fluido intersticial.

Produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.

A linfa percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.

Pode conter micro-organismos que, ao passar pelo filtros dos linfonodos gânglios linfáticos e baço são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "íngua".Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, o sistema linfático não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devido principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluido através dele. A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluido através dos capilares linfático. Este fluido é então transportado progressivamente para vasos linfáticos maiores acumulando-se no ducto linfático direito para a linfa da parte direita superior do corpo e no duto torácico para o resto do corpo ; estes dutos desembocam no sistema circulatório na veia subclávia esquerda e a direita. A linfa segue desta forma em direção ao abdome, onde será filtrada e eliminará as toxinas com a urina e fezes.

Ao caminharmos, os músculos da perna comprimem os vasos linfáticos, deslocando a linfa em seu interior. Outros movimentos corporais também deslocam a linfa, tais como a respiração, atividade intestinal e compressões externas, como a massagem. Permanecer por longos tempos parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi o que é sistema linfático, sua importância que é constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos. A linfa é um liquido esbranquiçado, levemente amarelado e alcalino e circula pelos vasos linfáticos.Acho importante não esquecer que o sistema linfático tem a função de manter a composição estável do fluido intersticial e transporta e processa produtos excretados pelas células ,também remove partículas orgânicas e inorgânicas como vírus e bactérias.

Aprendi também que: amígdalas, baço, timo e linfonodos ou nódulos linfáticos são órgãos linfoides

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático linfa dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora para proteção contra bactérias e vírus invasores.

Possui função de remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, produção de células imunes.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos. Os vasos linfáticos recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

A drenagem linfática manual é uma técnica de compressão manual dos tecidos, que utiliza pressões intermitentes e tem como objetivo auxiliar a circulação de retorno.

A linfa é um liquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado e alcalino. Constituída basicamente de plasma sanguíneo, proteínas e catabólicos, é transportada pelos vasos linfáticos e filtrada pelos linfonodos. Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.

O sistema linfático tem por funções: manter a composição estável do fluído intersticial, transportando e processando catabólicos excretados pelas células; remove partículas orgânicas e inorgânicas; 90% é reabsorvido via sistema venoso, com exceção das proteínas; 10% é absorvido via sistema linfático, por ser altamente permeável.

Dentre os órgãos linfoides há as amígdalas tonsilas , baço, linfonodos ou nódulos linfáticos e o timo.

0%   0%  0 voto(s).



através do sistema linfático eliminamos toxinas, e conseguimos fazer com que o sistema circulatório esteja em harmonia.

0%   0%  0 voto(s).



o sistema linfático tem como objetivo auxiliar na circulação sanguínea auxiliando na circulação venosa devolvendo filtrando os líquidos e devolvendo p circulação limpo esse líquido é denominado linfa

0%   0%  0 voto(s).



sistema linfático é uma via de deslocamento dos líquidos do espaço intersticial para o sangue.A sua função é manter estável o fluido intersticial, remover partículas orgânicas e inorgânicas.

Amígdalas:produzem linfócitos; Baço: órgão linfático:limpa o sangue resposta imune.; Linfonodos e Timo tbém são órgãos linfáticos

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é um sistema aberto, sem bomba, responsável pelo ir e vir de tudo que circula no corpo, uma vez que o corpo humano é composto por 70% de água, tudo de bom e de ruim q possa voltar pela corrente sanguínea circula nele, incluindo os dejetos celulares

0%   0%  0 voto(s).



Funções do sistema linfático: regularização do ambiente interno, desintoxicação da substancia findamental e proteção imunológica.

0%   0%  0 voto(s).



neste capitulo estudamos o sistema linfático e vimos que a linfa é constituída basicamente de liquido intersticial que nada mais é que o plasma e protimas e catabólitos que devido ao seu grande aporte não consegue retornar para a circulação venosa, então o sistema linfático o recolhe e manda para os linfonodos que irão responder de acordo com sua constituição , ou seja se este estiver com algum tipo de m.o. ou vírus ira agir através de linfócito e outros componentes do sistema imune por isso muitas vezes sentimos nossos gânglios inchados e dolorido

e então após a filtragem a linfa é devolvida para as vaisa toraxicas e cai novamente no sistema fechado circulatório. O sistema linfatico é um sistema aberto e não possui bomba para impulsionar a linfa, sua principal função é manter a composição estável do fluido e processar oscatabólitos, remover particulas organicas como proteina e CO2e minerais alem a m.o. e virus e por fim devolver o equilibiro de liquidos intersticiais.

0%   0%  0 voto(s).



Sendo que sai do interstício celular é desprovida dos glóbulos vermelhos que lá, não penetraram. Portanto é praticamente incolor tendo quase a mesma composição do plasma sanguíneo. Carrega consigo o que encontramos no interstício celular, em especial aquilo cujo peso molecular ou tamanho seja grande de mais para sair por uma vênula, as "Macro Moléculas" formadas por proteínas ou toxinas mas não apenas toxinas e sim todas as substâncias que se encontravam no "interstício celular" por ocasião de seu esvaziamento como "sais", hormônios, proteínas,energéticos, etc. e os elementos pertinentes ao "Sistema Linfático" como os glóbulos brancos Linfócitos produzidos nos Gânglios Linfáticos e Tecidos Linfáticos. Sendo que os vasos linfáticos são maiores que os sanguíneos as macro-moléculas de gordura, capturadas no intestino, aproveitam este caminho para chegarem até o fígado. Neste percurso a linfa adquire uma aparência leitosa. No corpo o Sistema Linfático é também chamado de Sistema Imunológico. Isto significa que este sistema tem, resumidamente, duas funções: Defender e Limpar. Na drenagem linfática nos deteremos na função de "Limpeza" onde compõe a chamada "Circulação de Retorno" Venosa e Linfática colaborando na desintoxicação do organismo, em especial, no que diz respeito às "Macro-Moléculas" sujeira grande . Contudo, sua função na defesa será levada em consideração ao decidirmos sobre suas indicações e contra-indicações.

0%   0%  0 voto(s).



Sistema linfático:

O sistema linfático constituído pela linfa ,vasos e órgãos linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



neste modulo deu para aprender com clareza,o sistema linfatico ea base do tratamento,saber como funciona as linfa,orgaos linfoides ,o que sao e onde estao localizados e realmente muito importante!!!!

0%   0%  0 voto(s).



Paralelo ao sistema circulatório, é constituído por vasos semelhantes às veias e tem como funcção transportar e processar produtos descartados pelas células; remover particular organicas e inorgânicas.

0%   0%  0 voto(s).



ate agora já aprendi que como começou a teoria da linfa de que desde ante de cristo já se estudava sobre esta pratica e como ao longo do tempo foi se melhorando as teorias e como foi surgindo novas técnicas aprendi como funciona o sistema de circulação do coração as parte que ele e dividido muito. obrigada pela oportunidade de aprendizado

0%   0%  0 voto(s).



Sistema linfático constituído por uma vasta rede de vasos semelhante as veias vasos linfáticos que se distribuem por todo corpo

A linfa é constituída de plasma sanguíneo, proteínas e catabólicos transportadas pelos vasos linfáticos, filtrada pelos linfonodos.

0%   0%  0 voto(s).



Neste 3. passo ; pelo montante de líquido que é composto o organismo humano, nos dá um vasto conhecimento de quão importante é o trabalho caminho no nosso organismo e cada um consiste no seu espaço.

A Linfa tem uma tarefa que após líquido transportado e filtrado é lançado no sangue, fazendo o caminho até as veias torácicas.

0%   0%  0 voto(s).



O terceiro passo explana sobre o sistema linfático, paralelo ao sistema circulatório,recolhem o líquido tissular, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

A drenagem linfática manual é uma técnica de compressão manual dos tecidos, que utiliza pressões intermitentes e tem como objetivo auxiliar a circulação de retorno.

Sistema linfático- linfa, vasos e órgãos linfáticos.

Linfa- líquido conduzido pelos vasos linfáticos, que depois de filtrados são lançados no sangue.

0%   0%  0 voto(s).



conhecemos um pouco mais sobre o corpo humano e suas funções e a importancia de conhecermos esses detalhes...

0%   0%  0 voto(s).



Sistema linfático é uma via de deslocamento dos líquidos do espaço intersticial para o sangue.

0%   0%  0 voto(s).



O corpo humano é uma verdadeira máquina. O sangue e água em nosso organismo tem uma função muito especial. O sistema linfático é responsável por eliminar, resíduos e modificar o sistema imunológico, desta forma aumentando a imunidade do corpo.

0%   0%  0 voto(s).



- Sistema Linfático: a grosso modo, é uma vasta rede de vasos que se assemelham às veias, e são chamados de vasos linfáticos. Ele filtra e reconduz o líquido intersticial que não retornou aos capilares até a corrente sanguínea. O sistema é composto por linfa, vasos e órgãos linfáticos. Sua principal função é a de manter

0%   0%  0 voto(s).



Sistema paralelo ao circulatório, formado de vasos semelhantes a veias.Com não possui bomba impulsionadora, a drenagem prove o deslocamento desses líquidos.A linfa é composta de de plasma, proteínas e catabólicos q após filtrados retornam ao sangue.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfatico é um sitema paralelo ao sitema circulatório, constituídos por vasos linfaticos, que se distribuem por todo o corpo, e recolhem o liquido tissular, filtrando e reconduzindo-os a circulação, é um sitema aberto, onde não há uma bomba. A drenagem linfatica manual é uma tecnica de compressão manual nos tecidos, e tem objetivo de auxiliar a circulação de retorno. Está agua que o organismo circula extra e intra celular viaja com o sangue e consiste de agua,glicose dejetos celulares, proteinas e lipidios. A linfa é o liquido transparente levemente amarelado e alcalino que circula pelos vasos, constituido basicamente de plasma proteinas e catabólicos e é transportada e filtrada pelos linfonodos, após isso lançada ao sangue. As funções deste sistema são: remover particulas organicas, manter composição estavel, transportar e processar produtos excretados pelas celulas. Os orgãos linfonóide são amígdalas ou tonsilas, baço, linfonodos ou nódulos linfaticos e o timo.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi sobre a importancia do sistema linfático e como ele reage e a sua influência direta no organismo.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é semelhante ao cardiovascular com vasos distribuídos por todo corpo que carregam a linfa um liquido transparente e esbranquiçado e os órgãos linfáticos, esse sistema recolhe o liquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneo, filtrando-o e devolvendo-o a circulação sangüínea, ou seja, ele desloca o liquido do espaço intersticial para o sangue.

A função do sistema linfático é manter a composição estável do fluido Intersticial, transportando e processando produto excretados pelas células, remover partículas orgânicas e inorgânicas, 90% é reabsorvido via sistema venoso com exceção das proteínas e 10% absorvido via sistema linfático por ser altamente permeável.

Os órgãos linfáticos são compostos por: Amígdalas tonsilas produzem linfócitos, Baço: tem como objetivo destruir micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas e células do sangue já desgastadas, ou seja, limpa o sangue filtrando essas substancias também é considerado um grande nódulo linfático, Linfonodos ou nódulos linfáticos: filtra a linfa e elimina corpos estranhos que ele possa conter como vírus e bactérias que determinam o tamanho dos gânglios tornando-os dolorosos, Timo: desenvolvido no período pré natal depois ele evoluí.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é paralelo ao circulatório. Está constituído por linfa, órgãos linfáticos e por uma rede de vasos semelhantes às veias, distribuídos por todo o corpo com função de recolher o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelado e alcalino, constituída basicamente de plasma sanguíneo, proteínas e catabólicos. Transportada pelos vasos linfáticos e filtrada pelos linfonodos. Após a filtragem é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.

Funções do sistema linfático: manter a composição estável do fluido intersticial, transportando de processando produtos excretados pelas células; remover partículas orgânicas proteína, CO2, minerais ; remover partículas inorgânicas bactérias e vírus .

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é constituído por vasos,linfa e órgãos, é paralelo ao sistema sanguíneo,a linfa é um fluido esbranquiçado e alcalino quando estimulada tem por função remover e transportar o liquido em excesso o com isso remove células orgânicas e inorgânicas, ou seja,proteínas,co2, minerais, vírus e bactérias para corrente sanguínea a linfa é transportada pelos vasos e filtrada pelos linfonodos depois vai para corrente sanguínea.Temos 3 órgãos linfáticos as tonsilas ou amígdalas,o timo e o baço. As tonsilas e o timo produzem linfócitos os linfócitos constituem nossos sistema imunológico o baço contribui com o sistema imunológico e limpa nosso sangue evitando que vírus e bactérias entrem em nosso organismo.A proliferação de bactérias nos gânglios causam inchaço e dores causando ínguas.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático está paralelo ao sistema circulatório e é constituído pelos vasos linfáticos... eles acolhem os líquidos que não foram para os capilares. A sua função é remover as impurezas, as partículas inorgânicas. A amígdala produz os linfócitos e o baço é considerado um grande órgão linfático que limpa o sangue e é responsável pela imunidade do organismo..Os linfonodos tem a função filtrar a linfa líquido que corre pelo sistema linfático de cor esbranquiçada .

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.

Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.

Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance micro-organismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

Para entendermos o que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.

0%   0%  0 voto(s).



Pude verificar que o sistema linfático atua com grande importância no organismo, diretamente ligado ao sistema circulatório, que tem como função a filtragem de liquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos. E a drenagem linfática vai atuar no objetivo de auxiliar a circulação de retorno.

0%   0%  0 voto(s).



o sistema linfático é formado por linfas, vasos e órgãos linfáticos, e é considerado uma via de deslocamento dos líquidos d espaço intersticial para o sangue.A DLM tem como objetivo auxiliar a circulação de retorno. Suas funções são Manter a composição estável do fluido intersticial, remover particulas orgânicas e inogarnicas. os orgãos linfoides são: baço, linfonodos,nódulos linfáticos e timo.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345678910



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 30 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.