Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Estruturas do Sistema Linfático





A Estrututa do sistema linfatico e constituida, pelos capilares linfaticos, vasos linfaticos, dutos linfaticos.A linfa e reabsorvida por vasos linfaticos.Os capilares linfaticos iniciam no espaço intersticial.Filamentos abrem e fecham as micros valvulas de acordo com apressao ou movimento exercido nos tecidos.Pre coletores intermerdiam capilares e coletores. Coletores continuaçao dos pre coletores.Existem3 tunicas, a intima, a media e adventicia.Linfonodos estao dispostos em trajetos nos vasos linfaticos.Os ganglios estao na axilas,regiao inguinal, e no pescoço.Os linfonodos produzem linfocitos e filtram a linfa. Os ductos linfaticos sao o direito e esquerdo.Os Linfonodos estao localizados na cabeça, pescoço,MMSS membros superiores,torax, abdome, e pelve, abdominais aorticos. viscerais e MMI mebros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois ductos principais: o ducto torácico, que recebe a linfa da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax, e o ducto linfático, que recebe a linfa do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax. Os ductos fazem contato com a veia jugular e subclávia, desembocam a linfa no sistema venoso, essa mistura é denominada anostomose linfo-venosa. A linfa é reabsorvida por capilares linfáticos que desembocam em vasos chamados pré-coletores que tranportam a linfa e chegam aos coletores.

Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial, são altamente permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema venoso. São unidos ao tecido conjuntivo por filamentos Casley-Smith , que abrem e fecham as micro válvulas, de acordo com a pressão ou movimentos exercídos nos tecidos. Os filamentos são tracionados por: contração dos músculos corporais, movimentos das partes do corpo, pulsações arterias e compressão dos tecidos por objetos fora do corpo.

Os pré-coletores intermediam capilares e coletores. São valvulados, o que impede o refluxo da linfa. Drenam a linfa em direção aos linfonodos.

Liinfogions é a unidade funcional contrátil do sistema linfático, situada em cada par de válvula, que fechados tornam a corrente unidirecional.Sua funçaõ é impulsionar a linfa. O coletores são a continuação dos pré-coletores, com maior calibre. Também possuem válvulas e conduzem a linfa . São compostos por três camadas: Túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Os linfonodos tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas. Os principais gânglios estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).



As estruturas do sistema linfático são: capilares linfáticos, vasos linfáticos ou pré-coletores, coletores, linfonodos e ductos linfáticos. Os capilares linfáticos estão presentes na maior parte dos tecidos do corpo. Unem-se em vasos linfáticos maiores que terminam em dois grandes ductos principais: torácico e linfático. A linfa é conduzida no sentido cetrípeto. A função dos linfonodos é preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas. Os principais gânglios estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).



capilares linfáticos são presentes em quase todos tecidos do tecidos do corpo que terminam em dois principais dutos.

dutos torácico -recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo.

dutos linfaticos - recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço D e de parte do torax.

Os capilares linfaticos iniciam no espoço interticial.

pré-coletores possuem valvula na menbrana interna,por isso a linfa é unidirecional,que recebem a linfa coletoda pelos capilares para levá-las aos coletores,a forma caracteristica dos vasos linfaticos.

A distensão da parede de linfangion pela chgada da linfa, induz a contração muscular.

coletores e composto de 3 camadas:

túnica intima, tunica média e tunica adventicia.

Linfonodos te a função de presevar o organismo contra qualquer agessão de substâncias estranhas.os principais gânglio estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).



Dutos principais: duto torácico e o duto linfático.

Os capilares linfáticos:

coletam o líquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular;

iniciam-se em dedos de luvas;

são avalvulados;

possuem um sistema tubular fechado;

são unidos ao tecido conjuntivo por filamentos Casley-Smith .

Os filamentos são tracionados por:

contração dos músculos corporais;

movimentos das partes do corpo;

pulsações arteriais;

compressão dos tecidos por objetos fora do corpo drenagem linfática .

Vasos linfáticos ou pré coletores:

recebem a linfa coletada pelos capilares para levá-las aos coletores;

são valvulados, o que impede o refluxo da linfa;

a forma característica dos vasos linfáticos em "rosário de chouriço", "colar de pérolas" é decorrente da sucessão de válvulas linfangions ;

drenam a linfa em direção aos linfonodos;

vasos aferentes chegam aos linfonodos ;

vasos eferentes saem do linfonodo ;

linfagions é a unidade funcional contrátil do SL, situada a cada par de válvula, as quais são fechadas o que tornam a corrente unidirecional. Sua função é impulsionar a linfa. Ritmo de 10/15 contrações por minuto;

a distensão da parede de um linfangion, provocada pela chegada da linfa, induz a contração muscular. Esta será maior quanto maior for o enchimento.

Coletores:

compostos de 3 camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.

Linfonodos:

Tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas.

Os principais gânglios estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.

Os linfonodos possuem a função de produzir linfócitos e filtrar a linfa.

Os linfonodos são depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfática.

Têm como mediadores os linfócitos, macrófagos que evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfagites inflamação aguda dos canais linfáticos decorrentes de infecções por vírus e bactérias.

Ductos linfáticos:

Ducto linfático direito: drena a linfa do tronco superior direito, abdome , membro superior direito e hemiface direita. Mede cerca de 10 cm.

Ducto torácico esquerdo: drena a linfa proveniente dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, MSE e hemiface esquerda. Mede cerca de 40 cm.

Anastomose linfo-venosa: mistura da linfa com o sangue.

Também vi a localização dos linfonodos.

0%   0%  0 voto(s).



O duto toracico recebe a linfa do lado esquerdo da cabeça e o duto linfatico do lado direito da cabeça braço e torax. A linfa é reabsorvida por vasos linfaticos denominados capilares linfaticos, eles são constituido por celulas endoteliais sobreposta por escamas, são altamente permeaveis e permite a entrada de macromoleculas de proteinas e minerais que não seriam absorvidas pelo sistema venoso.Os pré-coletores possuem valvulas nas menbranas interna por isso o fluxo da linfa é unidirecional. Eles são compostos por 3 camadas: Tunica intima, média e adventicia. Os linfonodos tem a funçao de preservar o organismo contra substancias estranhas, os principais ganglios estão nas axilas, região inguinal e pescoço. Os ductos linfaticos direito drena a linfa do tronco superior direito do abdomem pra cima, e os ductos toracicos esquerdo drena a linfa dos menbros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



Neste passo estuda-se as estruturas do sistema linfático. Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo, que se unem formando vasos e terminam em 2 principais dutos: torácico e linfático. No sistema linfático existem válvulas que se abrem e fecham de acordo com a pressão ou movimentação exercida nos tecidos,essa pressão pode ser interna ou externa. Os vasos linfáticos podem ser pré-coletores, onde recebem a linfa e drenam esta em direção ao linfonodo, e ou coletores que são vasos de maior calibre composto por 3 camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Sobre os linfonodos, estes estão dispostos em trajetos nos vasos linfáticos, normalmente em grupos ou em séries, tem a função de preservar o organismo contra a agressão de substâncias estranhas. Os principais gânglios estão nas axilas, região unguinal e no pescoço. Contudo a localização dos linfonodos se estende por todo o corpo nas região a saber: cabeça, pescoço, membros superiores, tórax, viscerias, abdome e pelve, abdominais aórticos e membros inferiores.

0%   0%  0 voto(s).



Tomei ciência de como é constituído o sistema linfático.A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.

O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório. Uma vez dentro do sistema linfático, o fluido é chamado de linfa e tem sempre a mesma composição que o fluido intersticial.

Produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.

A linfa percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas.

O sistema linfático humano. Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, o sistema linfático não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devido principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluido através dele. A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluido através dos capilares linfático. Este fluido é então transportado progressivamente para vasos linfáticos maiores acumulando-se no ducto linfático direito para a linfa da parte direita superior do corpo e no duto torácico para o resto do corpo ; estes dutos desembocam no sistema circulatório na veia subclaviana esquerda e a direita. A linfa segue desta forma em direção ao abdome, onde será filtrada e eliminará as toxinas.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial. São constituído por células endoteliais sobrepostas em escamas. Mais numerosas e volumosas que os capilares sanguíneos, são altamente permeáveis. Não possuem túnica muscular. Possui paredes muito permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema venoso. Pré-coletores, intermediam capilares e coletores. Possuem válvulas na membrana interna, por isso o fluxo da linfa é unidirecional. Coletores, continação dos pré-coletores, com maior calibre. Também possuem válvulas e conduzem a linfa no sentido centrípeto. São semelhantes aos vasos sanguíneos, compostos de três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Linfonodos, estão dispostos em trajetos nos vasos linfáticos, normalmenteem grupos ou em séries. Tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de sbstâncias estranhas.Ductos linfáticos, cheggando nos linfonodos a linfa é transportada por ductos eferentes até dois grandes coletores principais, o canal ou ducto torácio esquerdo e canal ou ducto linfático direito.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo.

Os linfonoides tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas. Os principais gânglios estão nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17276 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 17 Visitantes, 1 Usuário, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.