Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Estruturas do Sistema Linfático





O sistema linfático é estruturado pelos capilares linfáticos, presente em quase todo o corpo que ao se unem em vasos que por sua vez se unem a dois grandes dutos. Os dutos são: duto torácico que recebe a linfa proveniente do lado esquerdo da cabeça, braço esquerdo, lado esquerdo do tórax e partes inferiores do corpo; e o duto linfático que recebe a linfa proveniente do lado direito da cabeça, braço direito e lado direito do tórax.

As células dos capilares linfáticos do tipo endotelial possuem paredes altamente permeáveis dado a presença de válvulas, de forma que estruturas do tamanho de proteínas possam adentrar, sendo assim drenadas pelos capilares linfáticos. os chamados filamentos de Caslev-smith são os reponsáveis pela a abertura destas micro-válvulas e possuem resposta a contrações musculares, movimentação das partes do corpo, as pulsações arteriais e compressão dos tecidos por ação externa ao corpo.

Os pré-coletores unem os capilares aos coletores, onde por meio de membrana interna, garantem o fluxo direcional da linfa.

Após os pré-coletores a linfa chega aos coletores que possuem maior calibre conduzindo, onde então é conduzida no sentido centrípeto. O coletor é semelhante aos vasos sanguíneos e possuem três camadas: túnica íntima camada mais interna , túnica média camada intermediária e túnica adventícia camada mais externa .

Os linfonodos se apresentam agrupados ou em sequência ao longo da trajetória dos vasos linfáticos. A função destes está associada a defesa do corpo contra substâncias estranhas. Os principais gânglios se localizam nas axilas, região inguinal e no pescoço.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos: a linfa e absorvida pelos vasos linfáticos em todo o corpo e denominado capilares linfáticos. Possui parede muito permeáveis, o que permite a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais, que poderiam ser absorvido pelo sistema venoso.

-coletam o liquido de filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular

-iniciam-se em dedos de luvas

-sao avalvulados

-sistema tubular fechado

-unidos ao tecido conjuntivo por filamentos CASLEY-SMITH

Linfonodos:tem a funcao de preservar o organismo contra qualquer agressao de substancias estranhas..

-os linfonodos possuem a funcao de produzir linfocitos e filtrar a linfa

-sao depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulacao linfatica

-tem como mediadores os linfocitos macrofagos e linfangites.

Localização dos linfonodos: cabeça, pescoço, MMSS, tórax, viscerais, abdome e pelve, abdominais aórticos, viscerais, MMII.

OS principais estao nas axilas, regiao inguinal e no pescoço

Os principais gânglios estão nas AXILAS, REGI

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfaticos estao na maioria dos tecidos do corpo, os mais finos unem-se em vasos linfaticos, que terminam em dois ductos o toracico que recebe a linfa do lado esquerdo da cabeça, da parte inferior do corpo, do torax e braco a esquerda e do ducto linfático que recebe a linfa da parte direita da cabeça, torax e braço direito . os vasos linfaticos ou pre coletores recebem a linfa captada pelos capilares e levam aos coletores, sao valvulados pelos linfangions tornandoo fluxo unidirecional,drenam a linfa para os linfonodos. Os coletores sao a continuação dos pre-coletores num maior calibre, também possuem válvulas e tem 3 camadas tunica intima, media e adventicia . os linfonodos estao presentes nos trajetos dos vasos e estao dispostos em grupos, tem a funcao de preservar o organismo de qualquer agressão e os principais estao nas axilas, regiao ingnal e pescoço, produzem linfócitos e tem como mediadopres linfocitos macrofagos que evitam linfadenites e linfangites.

0%   0%  0 voto(s).



A estrutura do sistema linfático esta dividida em:

Capilares linfáticos

Vasos linfáticos

Coletores

Linfonodos

Ductos linfáticos

0%   0%  0 voto(s).



Capilares Linfáticos: Estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. A linfa é reabsorvida pelos capilares linfáticos que são altamente permeáveis;

coletam o liquido carregado de dejetos;iniciam-se em dedos de luvas, são avalvulados, possuem sistema tubular fechado; são unidos ao tecido conjuntivo por filamentos.

Os filamentos são tracionados por:contração dos músculos, movimentos das partes do corpo,pulsações arteriais, drenagem linfática

Vasos linfáticos ou pré coletores:Pré coletoreso fluxo da linfa é unidirecional;

recebem a linfa; são valvulados; o formato dos vasos é "rosário de chouriço", "colar de pérolas"; drenam a linfa; vasos aferentes; vasos eferentes;linfangions.

Coletores são compostos por 3 camadas:Túnica íntima; túnica média;túnica adventícia.

Linfonodos tem a função de preservar o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas.

Produzem linfócitos e filtram a linfa; são capazes de absorver metabolizar e destruir alguns elementos da circulação linfática, tem como mediadores os linfócitos macrófagos .

Ductos linfáticos

Ducto Linfático direito: drena a linfa do tronco superior, abdome, membro superior direito e hemiface direita.

Ducto Torácico Esquerdo:Drena a linfa proveniente dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda.

Os ductos fazem contato com a veia jugular e subclávia, desembocam a linfa no sistema venoso. A mistura da linfa com o sangue é denominada anastomose linfo-venosa.

Localização dos linfonodos: cabeça, pescoço, MMSS, Tórax, Vísceras,Abdome e pelve, abdominais aórticos,MMII.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares linfáticos estão presentes em todos os tecidos do corpo os capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores que terminam em dois dutos principais ;O DUTO TORÁCICO que recebe a linfa da parte inferior do corpo ,da parte esquerda da cabeça do braco esquerdo e de partes do tórax. o DUTO LINFÁTICO recebe a linfa do lado direito da cabeça do breco direito e do tórax que desembocam em veias próximas do coração.

A linfa e absorvida por vasos linfáticos que estão por todo o corpo e denominados por linfáticos . estes desembocarem vasos que transportam a linfa e são denominados pre-coletores que desembocam nos coletores.

os capilares linfáticos iniciam no espaço intersticial. são constituído por células endoteliais sobrepostas em escamas,mais numerosas e maiores que os capilares sanguíneos são altamente permeáveis .não possuem túnica muscular ,mas sim paredes muito permeáveis, que permitem a entrada de macromoléculas de proteínas e minerais que não seriam absorvidos pelo sistema nervoso

0%   0%  0 voto(s).



os capilares linfáticos estão presente em quase todos os tecidos do nosso corpo. Os capilares mais finos se une ao vasos linfáticos maiores que finda acaba em dois dutos principais, o duto torácico que tem o papel de receber a linfa do lado esquerdo e o duto linfático que recebe a linfa do lado direito e despejam em veias próxima do coração.A linfa e reabsorvida pelos vaso linfáticos presente em todo nosso corpo que se denominam capilares linfáticos. os capilares linfáticos tem o papel de jogar a linfa para o vasos pré-coletores e os pré coletores transportam para os coletores. Os linfonodos tem a função proteger o organismo de substancias estanhas. Principais gânglios estão na axila, inguinal e pescoço. Ductos linfáticos direito, drena a linfa do tronco superior direito. Ducto torácico esquerdo, termina nas veias jugular interna esquerda e subclavicular esquerda.

0%   0%  0 voto(s).



características:

coletam liquido da filtragem e dejetos do metabolismo

são avalvulados são tracionados para mover a linfa

unidos ao tecido conjuntivo por filamentos Casley-smith

ductos pré coletores e coletores

fç linfonodos

produzir linfociotos

proteção de virus bacterias

filtrar linfa

dois ductos direito e toraxico

0%   0%  0 voto(s).



A Estrutura do sistema linfático tem presentes os capitares linfáticos que são presentes em quase todos tecidos do corpo, eles terminam em dois grandes dutos, duto torácico e duto linfático e vão para as veias perto do coração.Assim, a linfa é reabsorvida pelos vasos linfáticos, capilares linfáticos. Eles iniciam no espaço intersticial, e servem para:

Coletarem o liquido da filtragem carregado de dejetos do metabolismo celular;

Iniciam em dedos de luvas;

São avalvulados;

tem sistema tubular fechado;

São unidos ao tecido conjuntivo por filamentos os Casley-Smith, que abrem e fecham válvulas, com a pressão e movimentação nos tecidos. Pressão interna ou externa.

Os coletores com maior calibre, também possuem válvulas que levam a linfa no sentido centrípeto. São trés camadas:

Túnica intima;

Túnica média;

Túnica adventícia.

Os pré-coletores recebem a linfa coletada pelos capilares e leva-os aos coletores, são valvulados, o que impede o fluxo da linfa. A característica dos vasos linfáticos em "rosário de chouriço" é pela sucessão de válvulas linfangions . Eles drenam a linfa, possuem vasos aferentes e eferentes. Os linfagions é a unidade funcional contrátil do sistema linfático, esta nas válvulas, que são fechadas, e torna a corrente unidirecional. Sua função é impulsar a linfa.

Os linfonodos são os gânglios das axilas e ingual e do pescoço.

Os vasos aferentes entram nos linfonodos no, chamados hilo. Os linfonodos possuem a função de produzir linfócitos e filtrar a linfa conglomerado de tecido linfoide,memória imunológica . São depuradores capazes de absorver, metabolizar e destruir alguns elementos provenientes da circulação linfática. Tem como mediadores os linfócitos macrófagos que evitam a formação de linfadenites inflamação aguda dos linfonodos e linfangites inflamação aguda dos canais linfáticos causados por vírus e bactérias. Ductos linfáticos quando a linfa chega aos linfonodos ela vai para os ductos eferente ate dois coletores; o canal ou ducto torácico esquerdo e canal ou ducto linfático direito. Ducto linfático direito: mede 10 cm, ele drena a linfa do tronco superior direito, abdome, membro superior direito e hemiface direita. Ducto torácico esquerdo: mede 40 cm, termina nas veias jugular interna esquerda e subclávia esquerda. Drena a linfa dos membros inferiores, tronco inferior, tronco superior esquerdo, membro superior esquerdo e hemiface esquerda. A junção das veias jugular esquerda e direita termina na veia cava superior que desembocam no átrio direito. Os ductos fazem contato com aveia jugular e subclávia, levando a linfa no sistema nervoso, essa mistura da linfa com o sangue é a anastomose linfo venosa. Os linfonodos são localizados: cabeça: occipitais, auriculares, parotídeos, bucais, linguais, retrofaríngeos pescoço: submentonianos, submandibulares, cervicais. Mmss membros superiores axilar ou braquial, escapular ou subescapular, torácico ou peitoral, central ou intermediário, apical ou subclavicular, cubitais, radiais, epitrocleos, interrosseos, umerais. Torax: parietais, estemais, diafragmáticos vicerais: mediastinicos: anteriores e posteriores. Abdome e pelve: parede lateral: superficiais e profundos abdminais aórticos: pré aórticos, latero aórticos, retro aórticos viscerais: cavidade abdominal, mesentéricos MMII membros inferiores: poplíteos, inguinais: superficiais e profundos.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é, basicamente, um canal que transporta um líquido transparente ou esbranquiçado chamado linfa. Esta linfa auxilia na limpeza dos tecidos de organismos infecciosos, toxinas etc.

A estrutura básica e funções do sistema linfático podem ser divididas em canais linfáticos. Os gânglios linfáticos, linfonodos e outros órgãos.

0%   0%  0 voto(s).



Apresentação detalhada de toda estrutura do do sistema linfático, mostrando seu funcionamento em funções detalhadas .

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17275 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 12 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.