Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Iniciação para Drenagem Linfática Manual





este passo foi muito importante pois mostra as indicações e contra-indicações,como preencher uma ficha de anamnese, fazer uma avaliação física muito bem feita estando atenta a qualquer sinal do paciente que dever ser a inspeção e palpação bem como os seus sinais de godet, brancroft e homans e lembrar que a drenagem é diferente da massagem.

0%   0%  0 voto(s).



A massagem e diferente da drenagem pois a primeira e para trabalhar o tônus muscular e a segunda trabalha o sistema linfático devendo ter seus movimentos em ritmo lento pressão suave.

0%   0%  0 voto(s).



mesta aula aprende sobre as indicações da drenagem linfática e suas contra-indicação, como fazer uma avaliação física começamos pela inspeção e depois a palpação, perimetria, temos que ser muito profissional a ficha de analise vai ajudar muito gostei muito do preparo profissional.

0%   0%  0 voto(s).



nesse passo eu entendi que temos que fazer uma analise precisa do cliente para poder desenvolver um bom trabalho, temos que investigar a vida do cliente para não cometermos erros e que a drenagem linfática manual não é agressiva e sim suave, pois sinal de dor não é sinal que está dando resultado.

0%   0%  0 voto(s).



Nesta etapa foi explicado para que a drenagem é indicada, seus benefícios, como avaliar um cliente, inspeção, ficha de anamanense, e muito mais... tem que avaliar bem e estudar bastante, para poder fazer drenagem.

0%   0%  0 voto(s).



Podemos citar alguma indicações para a Drenagem Linfática Manual como:

- Celulite

- Pré e Pós-operatório

- Estresse

- Constipação intestinal

- Gravidez

- Linfedema

- Queimaduras entre outros.

Sendo importante o entendimento e conhecimento das contra-indicações, tais elas:

- Hipertensão não controlada

- Câncer

- Diarreia

- Infecções

- Inflamação em fase aguda

- Cardíacos entre outros.

A Ficha de Anamnese é importantíssima para a avaliação do paciente, pois é através dela que conheceremos o paciente como um todo. Através das informações colhidas, saberemos a HMA e HMP, qual a queixa principal do paciente, quais seus hábitos de vida, podemos averiguar através da inspeção e palpação e chegar em conclusão diretas com os testes específicos.

0%   0%  0 voto(s).



-Indicação da Drenagem Linfática: 17

-Contra Indicações 11

- Ficha de Anamnese

- Avaliacao Fisica

- Inspecao: pele, estado emocional, curativos, cicatrizes

- Palpacao: edema, tecidos subcutaneos, dor localizado, sensibilidade

- Perimetria: estrutura avaliada esq. e direita, ponto de referencia, cm

- Exames especiais: - BANDEIRA, SINAL DE GODET, SINAL DE BANCROFT, SINAL DE HOMANS

AS DIFERENCAS DE MASSAGEM E DRENAGEM LINFATICA.

Massagem trabalha o tonus muscular, DRENAGEM LINF. trabalha o sist.linfatico.

Maior pressao/ pressao suave

Ritmo acelerado/ritmo lento

maos tensas/maos flacidas

punhos rigidos/punhos soltos

dedos muito ativos/dedos passivos

com lubrificante/sem ou com lubrificante sem JAMAIS CAUSAR DOR

PREPARO PROFISSIONAL: maos sempre limpas, unhas curtas e lixadas. As manobras de drenagem devem ser executadas com a pele limpa. Nao conversar.

0%   0%  0 voto(s).



Indicações da DLM: celulite, cansaço das pernas,cicatrizes, constipação intestinal, dores musculares, edemas palpebrais, queimaduras, relaxamento, transtornos tireoidianos, estresse, gravidez, hematomas, linfedema, olheira, pré e pós cirugia plástica, pós mesoterapia, rejuvenescimento.

Contra-indicações da DLM: câncer, cardíacos, diarréia, enfermidade da pele, febre ou resfriado, forte hemorragia, flebites, hipertensão não controlada, infecções, inflamação aguda, tumores. Massagem é diferente de drenagem.

O profissional que vai realizar a massagem deve: estar com as mãos limpas, unhas cortadas, e lixadas; executar as manobras com a pele limpa, sem cremes ou impurezas; realizar movimentos lentos e suaves com uma leve pressão, solicitar que o paciente não converse para obter relaxamento.

0%   0%  0 voto(s).



No período da menopausa, ocorrem várias alterações fisiológicas, principalmente hormonais. Essas alterações ocasionam distúrbios orgânicos, inclusive relacionados à função intestinal. A prevalência de mulheres pós-menopausa que apresentam constipação intestinal é alta e está relacionado à qualidade de vida das pessoas. Esta pesquisa de iniciação científica tem como objetivo verificar o efeito da Drenagem Linfática Manual na disfunção intestinal em mulheres pós menopausa. A Drenagem Linfática Manual é mencionada como uma das técnicas que traz como resultado o melhor aporte e direcionamento do líquido corporal que diretamente auxilia no aumento do peristaltismo intestinal. Foram selecionadas dez mulheres, submetidas a sessões de Drenagem Linfática Manual durante três meses duas vezes por semana. Após três meses de atendimentos, constatou-se que os relatos de inchaço não foram mais abordados. Houve redução de 75% dos relatos de desconfortos abdominais e cólicas, 71,4% da presença de gases e em 50% dos casos de prisão de ventre. Demonstrou-se que, de acordo com efeitos esperados da Drenagem Linfática Manual, os resultados atingidos foram satisfatórios, especialmente, em decorrência da redução da sintomatologia promovida pela disfunção intestinal nas pacientes em período pós-menopausa.

0%   0%  0 voto(s).



Indicações e contra indicações para drenagem linfática. Sentido dos movimentos, local adequado para trabalho, análise física do cliente, ficha de anamnese,etc.

0%   0%  0 voto(s).



Indicações e contra-indicações de quem pode ou não receber a DLM. Gráficos de manobras da massagem e ficha para saber do cliente Anamnese de seu histórico.

0%   0%  0 voto(s).



Indicações:

Edemas e linfedemas: a drenagem linfática age ativando a circulação sanguínea propiciando a redução do linfedema e regeneração do sistema linfático. A depender do estágio da disfunção podem ser necessárias medidas auxiliares como o uso de enfaixamento compressivo e contenções elásticas;

Fibro edema geloide e lipoesclerose: a drenagem linfática auxilia a evacuação de líquidos proteicos e toxinas que tornam o tecido acometido pela patologia edemaciado e com aderências, normalizando o pH intersticial e favorecendo a nutrição e a oxigenação tissular;

Insuficiência venosa crônica: a incontinência valvular, com estase ou refluxo, leva a rede linfática a se revelar insuficiente para drenar o líquido intersticial excessivo. Juntamente com este excesso de líquido intersticial, há uma aglomeração anormal de proteínas e um aumento do número de leucócitos. A drenagem linfática auxilia na redução do edema de forma eficaz e rápida, eliminando o excesso de líquido do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 46 Visitantes, 1 Usuário, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.