Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos de Alunos para Drenagem Linfática Manual-método Dr.





Massagem é a forma mais antiga de relacionamento e comunicação. A drenagem linfática manual visa manter ou restabelecer a normalidade da circulação dos líquidos biológicos e, consequentemente, a normalidade do tecido conjuntivo conectivo que serve de ponte entre os líquidos circulantes e as células.

Os movimentos são feitos com muita leveza e na maioria, sem deslizamento seguindo o ritmo imposto pela pulsação do coração e pela contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos, uma manobra por segundo. Os movimentos provocam uma deformação temporária da pele com intuito de empurrar a linfa e o sangue venoso em direção ao ângulo venoso que se situa debaixo das clavículas.

A linfa percorre diversas cadeias de gânglios linfáticos, penetrando nos gânglios através dos vasos aferentes que perfuram a cápsula e despejam a linfa nos seios externos, e, saem pelos vasos eferentes. Nos gânglios passam por uma rede formada por fibras reticulares que ajuda na filtração, retendo substâncias estranhas filtração mecânica e sofre purificação, também, através de células fagocitárias, que se encontram em grande quantidade no interior dos gânglios.

0%   0%  0 voto(s).



Nosso corpo,como as árvores, as folhas, os animais, é percorrido por um líquido incolor e transparente que contido nos vasos linfáticos tem a função de filtrar as impurezas do sangue. Quando a circulação linfática diminui ou mesmo se interrompe, o material a ser descartado fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções como espinhas, celulite e os edemas pós operatórios. Nestes e noutros casos a Drenagem Linfática Manual atua como descongestionante.

0%   0%  0 voto(s).



As manobras devem ser executadas devagar e com leveza,não há deslizamento na pele, pois sistema linfático é delicado e não pode ser tratado como o sistema esquelético e muscular. A parte esquerda do corpo bombeia muito linfa do que o lado direito. No sistema linfático os principais ganglios encontram-se na supra claviculares, axilares, ilíaca, virilha inguinais , nos poplíteos joelho .

0%   0%  0 voto(s).



nesse video, explica-se como devemos fazer os movimentos da drenagem que devem ser movimentos leves e onde as linfas estão localizadas no corpo humano.

0%   0%  0 voto(s).



a drenagem linfática manual está ligada ao relacionamento e comunicação, uma de suas funções é manter e estabelecer os tecidos, seus movimentos seguem o ritmo do coração, dever ser uma manobra por segundo e tambem realizada com leveza, a linfa percorre diversas cadeias de ganglios linfáticos, a linfa penetra nos ganglios linfáticos atraveis dos vasos linfaticos a linfa também é submetica a uma perificação atravéis das celulas fagocitárias o angulo venodo esquerdo recebe uma quantidade maior de linfa.

0%   0%  0 voto(s).



essa vídeo aula e muito boa aprendi a identificar todos os gânglios para ser desobstruído na drenagem.

0%   0%  0 voto(s).



Esse material explica resumidamente a anatomia do sistema linfático, sua constituição e funcionamento, como a linfa é filtrada e quais locais do corpo se encontram os aglomerados de gânglios linfáticos, como por exemplo: no pescoço, axilas, fossas olecranianas, cristas ilíacas, nas virílias e fossas poplíteas.

0%   0%  0 voto(s).



pelo que entendi nesse passo a Drenagem Linfática Manual, o profissional percorre todo o corpo por inteiro ou áreas específicas com as palmas das mãos e as pontas dos dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. O Método Dr. Vodder apresenta manobras precisas, metódicas, repetitivas e regulares, que seguem direções específicas, com velocidade e pressão ajustadas.

As manobras do Dr. Vodder consistem em círculos que variam da pressão zero a uma pressão máxima, coincidentes com a direção da circulação linfática, de forma a conduzir a linfa para a região dos gânglios.

0%   0%  0 voto(s).



principais glanglios: pescoço, axilas, fossa do olécrano, virilha, região da crista ilíaca e fossa poplítea

a união da linfa purificada com o sangue ocorre no angulo venoso formado pela veia subclávia e a jugular interna

0%   0%  0 voto(s).



Conforme o tópico anterior, o vídeo ilustra o funcionamento do sistema linfático, por exemplo, a sequencia do fluxo da linfa, o ritmo ditado pela contração dos músculos presentes nos vasos e sua entrada dentro dos linfonodos.

0%   0%  0 voto(s).



a linfa percorre diversas cadeias de ganglios linfaticos, a linfa penetra nos ganglios pelos vasos linfaticos aferentes,estes perfuram as capsulas e despejam a linfa nos seios extenos, a linfa atravessa o ganglio passando em seguida pelos seios internos e segue em direção ao hilo, de onde sai do ganglio atraves do vaso linfatico eferente, no interior dos seios encontram-se finas redes formadas por fibras reticulares, estas redes forçam a linfa a passar pelos seios vagarosamente, suas malhas finas filtram substancias estranhas retendo dentro da sua estrutura esponjosas, alem da filtraçao mecancica a linfa tb é submetida a uma purificação atraves de celulas fagocitarias que estao dentro do ganglio, a uniao da linfa purificada ocorre no angulo venoso formado pela junçao da veia subclavia com a jugular interna, o angulo venosos esquerdo recebe uma quantidade de linfa muito maior do que o direito, penetra pelo lado esquerdo a linfa de ambas as pernas, do abdomem, do torax esqueredo do braço esquerdo e do lado esquerdo da cabeça e do pescoco. penetra do lado direito, a linda do torax direito, do braço direito e da parte direita da cabeça e pescoço. os aglomerados de ganglios encontram-se principalmente no pescoco nas axilas na fossa olecraniana, nas virilhas e na fossa poplitea.

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem visa manter a ou restabelecer a normalidade da circulação dos liquidos biológicos e a normalidade do tecido conjuntivo conectivo.

Os movimentos da drenagem seguem o ritmo do coração pela contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos. As manobras devem ser executadas com muita leveza, na maioria dos movimentos não há deslizamentos, há uma deformação da pele com o intuito de empurrar tanto a linfa quanto o sangue venoso em direção ao ângulo venoso.

 

0%   0%  0 voto(s).



Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a eficácia da drenagem linfática manual

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem linfática manual tem como base a pulsação do coração e contração da musculatura. Seus movimentos são leves, devido a fragilidade dos vasos e não são de deslizamento como a maior parte das massagens, mas movimentos de empurrar levemente a linfa. Os´principais gânglios linfáticos estão localizados no pescoço, axilas, região da virilha e próximo ao pulso. A parte esquerda do corpo, recebe muito mais vasos linfáticos do que a direita.

0%   0%  0 voto(s).



Esclarecedor e bastante pedagógico. Atenção para os movimentos suaves, quase sem deslizamentos, que devem ser executados nesta massagem.

0%   0%  0 voto(s).



Como se sabe, o corpo humano é percorrido por um líquido incolor: a linfa, canalizada por trama muito tênue de vasos: os vasos linfáticos. Sua função é carrear as substâncias tóxicas, contribuir para a eliminação dos líquidos, ativar o sistema de defesa o sistema imunológico , além de atuar como relaxante e analgésico em casos de fraturas ósseas, pelo alívio da pressão sobre os nervos, quando causada pelo inchaço [edema] . Os vasos apresentam ao longo de seu trajeto pequenos nódulos, os gânglios linfáticos responsáveis pela depuração da linfa , a que se somam órgãos especializados na produção de células destinadas a auxiliar os gânglios na depuração, como o baço, o timo e as amídalas - este é o sistema linfáticos.

O Sistema Linfático não possui uma bomba mecânica, como o coração, que impulsiona o sangue através dos vasos e capilares venosos e arteriais. A linfa é movimentada pela pressão dos músculos e da respiração.

Na Drenagem Linfática Manual, o profissional percorre todo o corpo por inteiro ou áreas específicas com as palmas das mãos e as pontas dos dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. O Método Dr. Vodder apresenta manobras precisas, metódicas, repetitivas e regulares, que seguem direções específicas, com velocidade e pressão ajustadas.

As manobras do Dr. Vodder consistem em círculos que varial da pressão zero a uma pressão máxima, coincidentes com a direção da circulação linfática, de forma a conduzir a linfa para a região dos gânglios.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 15 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.