Radiologia Médica – Estudo Radiográfico do Abdome

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
A Radiologia Médica é a área que mais evoluiu tecnologicamente falando em relação a outros campos da saúde. Exames imagenológicos dos órgãos internos do corpo humano facilitou os estudos das estruturas anatômicas e fisiológicas do paciente sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Atualmente, diversas patologias como por exemplo, tumores, tuberculoses, pneumonias, desequilíbrio hormonal, fraturas, luxações, calcificações, etc…, são facilmente diagnosticadas precocemente através de exames por imagem, sem contar o grande avanço da utilização das radiações utilizadas nos sistemas de radioterapia no tratamento contra o câncer.

As radiografias adquiridas nos sistemas convencionais e digitais, possibilitam ao médico o estudo de fraturas, luxações, inflamações como sinusite, desvio de septo, hérnias de disco, hérnias de hiato, tuberculose, pneumonia, atelectasia, pneumotórax, derrame pleural, tumores ósseos etc…

imagem

As imagens por ressonância magnética possibilitam ao médico estudar a medula espinhal, abdome, pulmão, músculos, pelve, comportamento cerebral e suas funções.

As imagens por tomografia computadorizada permite ao médico radiologista estudar tanto tecido ósseo quando tecido mole em 3 dimensões.

A utilização da radiação eletromagnética no sistema de radioterapia, permite ao oncologista realizar tratamentos de tumores, queloide, câncer de próstata, câncer de pulmão, estômago, bexiga, intestino, cabeça, pescoço, osso etc… A utilização da radiação corpuscular no sistema de radioterapia, permite ao médico tratar tumores superficiais, como câncer de pele, queloide etc… As imagens por radioscopia permite ao médico realizar cirurgias em tempo real.

A radiação ionizante é toda energia capaz de alterar a estrutura da matéria, ou seja, ejetar elétrons dos átomos do nosso corpo, transformando átomos estáveis em íons, e posteriormente em radicais livres.
Essas radiações eletromagnéticas são utilizadas tanto para aquisição de imagens para diagnóstico quanto para tratamentos.

A radiação não ionizante, como por exemplo as ondas de rádio, infravermelho, microondas etc…, não tem energia suficiente para alterar a estrutura da matéria, ou seja, não “arranca” elétrons dos átomos.

Várias estruturas do corpo são estudadas através das exposições a radiação. O estudo do radiográfico do abdome é realizado em duas fases dependendo do tipo de patologia ou indicação clinica. Podemos dividir esse estudo em:

  1. Exame de Rotina básica (Nesse caso é realizado dois exames simples de abdome, onde é obtido radiografias: Frente e perfil
  2. Exame de abdome agudo (nesse outro caso é realizado três exames, um de abdome frente em ortostático, o outro de tórax PA e um de abdome frente AP em decúbito dorsal.

O exame de rotina básica é realizado para avaliação de sintomas relativamente simples, como dor abdominal, excesso de gases, constipação, objeto estranho, etc…

O exame de abdome agudo é realizado para avaliação de ar da cavidade peritoneal, líquido hidroaéreo, projétil de arma de fogo, perfuração da cavidade abdominal, lesões internas do trato gastrointestinal, como tumores, ulceras etc…

Para realização do exame radiográfico de abdome simples, o paciente ficará em decúbito dorsal, plano médio sagital alinhado com a linha central da mesa de exame, raio central perpendicular incidindo 5 cm acima da crista ilíaca, chassi 35/43 na longitudinal, borda inferior do chassi 5 cm abaixo da sínfise púbica. Nesse exame deverá obrigatoriamente está dentro do campo de colimação as cúpulas diafragmática e a sínfise púbica.

Para realização do exame de abdome agudo, todos os processo técnicos dito anteriormente seguem os mesmo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Você sabia?
BRAVA CURSOS é uma Empresa EAD - Ensino Nacional de Educação a Distância.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Brava Cursos Online © 2010 - 2018 Copyright
Todos os direitos reservados - Contrato Prestação de Serviço.