A avaliação online exige novos desafios ao formador/tutor e ao re-equacionar das suas metodologias e técnicas. A avaliação das aprendizagens online não é comparável, quer aos contextos presenciais, quer a distância convencionais.
Este curso permitirá a obtenção de competências para você construir ferramentas de avaliação adequadas aos ambientes virtuais de aprendizagem. Nesta perspectiva, pretende-se analisar os fatores críticos, identificando desta forma as boas práticas, metodologias e técnicas apropriadas à avaliação da aprendizagem dos alunos/formandos em ambientes de elearning.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Conhecer a importância da avaliação em elearning.
- Problematizar e refletir sobre as diferentes perspectivas relativas a avaliação em ambientes virtuais.
- Equacionar a utilização das diferentes formas de avaliação em ambientes de aprendizagem online.
- Conhecer e utilizar ferramentas de software para a produção de testes de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais.
- Saber utilizar o portefólio como instrumento de avaliação online.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A problemática da avaliação da educação
- A problemática da avaliação da educação em e-learning
- Os métodos de avaliação das aprendizagens online
- A avaliação da aprendizagem no ensino online
- A avaliação formativa e avaliação sumativa na aprendizagem online
- Os métodos de avaliação de Kember
- Software para a construção de testes de avaliação online
- O e-Portefólio como ferramenta de avaliação online
- Os aspectos a considerar na elaboração de um e-Portfólio
- As vantagens de um e-Portfólio a nível das evidências de aprendizagem
- A relação entre a avaliação tradicional teste e o portfólio
Curso elaborado e mantido pelo instrutor: Francisco Manuel da Costa. Doutorando em Sociedade da informação e do Conhecimento (área do e-learning), na Universitat Obierta de Catalunya em Barcelona. Pós-graduação em Educação e Formação Online, no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Realização do curso “Life Long Learning Management” na Estonian Business School. Curso sobre “Avaliação da Qualidade do Ensino Aberto e a Distância” realizado na Universidade do Porto.