Manter sempre conversas sobre o assunto, pois o diálogo é o meio mais correto de se preserva as agressões. mostrar filmes sobre o assunto para que todos tomem consciência do que bullyng pode causar ao outro.
A escola deve interagir com os alunos, criando vivências que possibilitem a adoção de novas idéias e atividades disciplinadoras de conduta, orginadas, inclusive, do público alvo alunos que incentivem a cidadania e o combate a qualquer forma de violência entre os pares, valorizando e premiando atitudes positivas, sem contudo deixar de aplicar a punição justa e adequada aos infratores, não antes de esgotados todos os meios de mediação dos conflitos.
Sabemos que para cobatermos o Bullying não devemos responder com agressão, devemos conscientizar os jovens a ser mais tolerantes e passivos. Adultos que já sofreram ullying quando criança, devem usar isso como exemplo e ensinar aos futuros filhos que o melhor caminho é informar aos pais ou diretores da escola o que está acontecendo e não querer resolver por si só.
Os professores devem ouvir atentamente os alunos como forma de descobrir algum caso de bullying na escola.
Os assédios podem acontecer em qualquer época da vida, deixando marcas para sempre, dependendo da gravidade das agressões, segundo os especialistas.
No desenvolvimento da criança pode afetar, inclusive, a personalidade, gerando uma dificuldade de se socializar no futuro.
A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação
cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade.
Reestruturar as famílias não seria também um começo?
Orientar mais os jovens para gravidez na adolescência, álcool, drogas?
Fazer um programa para valorizar os valores humanos nas escolas?
Que a escola não deve ser apenas um ambiente onde passa-se conteúdo ou melhor a educação formal,deve ser um ambiente onde forma-se cidadãos que conhecem seus direitos e reconhecem seus deveres,enfim a escola deve ser um lugar de formação completa de cidadania,onde se aprenda respeitar as diferenças,desenvolver solidariedade,amizade, os verdadeiros valores universais etc.
Trabalhos de conscientização, atenção às dinâmicas de interação entre os jovens, para sercar as ações de agressão.
A cada dez estudantes três já sofreram perseguições, agressões verbais ou físicas na escola, segundo dados do IBGE. Na psicologi, o desejo por subjugar alguém tem origem na formação de valores e moral da criança e sua relação com o meio onde vive. "São seres humanos com alta dificuldade de aceitação das suas próprias limitações, e que se desvalorizam continuamente".Bullying é assédio e perseguição e pode ocorrer em qualquer ambiente, não apenas na escola.
A escola deve interagir com os alunos, criando vivências que possibilitem a adoção de novas idéias e atividades disciplinadoras de conduta, orginadas, inclusive, do público alvo alunos que incentivem a cidadania e o combate a qualquer forma de violência entre os pares, valorizando e premiando atitudes positivas, sem contudo deixar de aplicar a punição justa e adequada aos infratores, não antes de esgotados todos os meios de mediação dos conflitos. Para evitar esse fenômeno é preciso: Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões; Estimular os estudantes a informar os casos; Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos; Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
Devemos conversar atentar para esse assunto tão sério.
12