Os softwares utilizados como intercambiadores dos AVAS são de extrema importância e garantem que o conteudo seja transmitido de forma simples, ágil e chamativa.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Com o surgimento e o aprimoramento dos cursos a distância surgiram vários Ambientes Virtuais de Aprendizagem que tem como princípio auxiliar na montagem de um curso a distância e permitir a comunicação de toda a equipe pedagógica e os alunos durante a realização do curso.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Entre os principais destaca-se: Moodle, Eureka, Teleduc e Proinfo.
Enfim, pode-se dizer que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são ferramentas que permitem a realização da educação a distância, sendo que sem tais tecnologias a modalidade de educação a distância, provavelmente, não se concretizaria.
Todos os ambientes apressentados tem algo em comum, possibilitar o acesso de forma raápida e facil.
Muito boa a apresentação às ferramentas oferecidas no gereciamento do Ensino à distância. Não conhecia a maioria.
Existem vários AVA's que reúnem uma série de recursos de criação e estruturação para criação dos cursos à distância, como por exemplo Aulanet, Eureka, TelEduc e vários outros. Learning Space, TeamWave Workplace, WebBoard, LearnLoop, ProInfo tronando-se e-ProInfo, Moodle.
O professor continua tendo papel fundamental no processo ensino-aprendizagem e, por isso mesmo, torna-se necessário que passe por um processo de formação e desenvolvimento tecnológico que o leve a pensar de forma mais abrangente, manuseando as novas tecnologias, interpretando-as, aplicando-as quando for necessário, lidando com novas linguagens e formas de comunicação, propondo e solucionando problemas também com a mediação de recursos tecnológicos.
Muito mais do que codificar e decodificar símbolos, a formação tecnológica do professor requer novas habilidades, novas formas de engajamento e comprometimento, novos processos para compreender o mundo e nele atuar. Portanto, já não é suficiente saber ler e escrever para se compreender o mundo; hoje se faz também necessário, ler e escrever digitalmente, conhecer e saber utilizar as tecnologias que estão inseridas no contexto do nosso dia-a-dia e seus respectivos códigos.
E foi possível ver nessa etapa que existem na internet hoje muitos recurso para uma melhor aprendizagem e aperfeiçoamento.
Nota-se que há vários exemplos de ambientes virtuais de aprendizagem e que dependendo do planejamento de um curso, pode-se utilizá-los de acordo os objetivos definidos para tal.
web.Boarde,Eureka,aula net,TelEduc.,Proinfo,Moodle,foram criados e ou estão em desenvolvimento dentro do espaço virtual para juntos como ferramentas importantíssimas causarem o Boom! da comunicação na rede de internet e garantir
a eficácia desde espaços dentro da rede.
Existem diversos AVA's e cada um deles com funcionalidades que primam pela interação e pela flexibilidade, com ferramentas que permitam atividades sincronas ou assincronas, possibilitando um curso mais dinamico e complexo.
Pesquisas realizadas demonstram as facilidades e dificuldades que os alunos podem ter ou não em um curso a distancia. O mais importante é com certeza a dedicação, Não é verdade que o aluno aprende menos, isso depende de tal dedicação e disciplina do educando.
Ao contratar um curso à distancia é necessário observar não somente a tecnologia mas também material didático.