Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Papel do Docente na Ead





Entendo que a mediação pedagógica é realizada com auxilio das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.E os professores mais qualificados são os que conhecem bem como criar,estimular através desta ferramentas.

O professor tutor deve estar atento em seu trabalho e saber fazer uso adequado

destas ferramentas,sabendo também em sua rotina elaborar,supervisionar,ser moderador nas discussões em forúns,dar nota e feedback em relação ao desenvolvimento do aluno,perceber este aluno não como uma tábua rasa,como citado no texto como a antiga educação bancária aluno apenas recebe informações,mas não transforma Ele deve ser observado como um todo,ainda na distância e através das salas bate-papo,criatividade,organização das idéias.

Também manter registros pontuados, entrega das atividades,registro de trabalhos,ajudar na organização de seu tempo e gerenciamento de estudos,dar estimulos para que o aluno seja motivado a permanecer em seus estudos,saber como,quando defender os interesses de seu aluno em questões que se façam neces

sárias até mesmo para melhorar a qualidade das informações, observá-lo como um

ser holístico.são ferramentas entre outras que facilitará a interação entre tutor e aluno.

0%   0%  0 voto(s).



- O docente na EAD assume um papel de grande importância na execução e planejamento das aulas e conteúdos, principalmente porque além de ter um conteúdo significante para o aluno tem que criar espaços e condições atrativas e interativas com e para os alunos.

0%   0%  0 voto(s).



O professor, na EaD, deve repensar seu papel ou, pelo menos, sua postura dentro do processo de ensino-apendizagem. Aperfeiçoar-se no uso das tecnologias empregadas e em compreender o retorno dado pelos alunos é fundamental para que a formação, de fato, ocorra.

0%   0%  0 voto(s).



Neste artigo iremos tratar um pouco sobre qual é o papel que o educador deve assumir frente a Educação a Distância. Como agir? O que ele precisa conhecer para continuar atualizado? Como motivar o aluno a persistir mesmo com todos os afazeres diários?

0%   0%  0 voto(s).



ESTABELECE NESTE CONTEUDO ALGUMAS RESPONSABILIDADE CABÍVEIS AOS TUTORES.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor e o elo de ligação entre o aluno a instituição e depende o dele o sucesso dessa relação.

0%   0%  0 voto(s).



Conhecimentos do que se ensina é imprescindível , mas alem disso , é ter criatividade nas elaborações das aulas, da atividades, utilizando da melhor forma possível das mídias e tecnologias oferecidas para melhor aproveitando pelo aluno da educação á distancia. Importante é manter a atenção dos mesmos para que não desistam e achem o curso interessante e possam crescer no conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



Neste texto a utora vbem diferenciar o trabalho do docente pressencial e o do tutor, mostrandoas demandas desiguinadas ao tutor e toda complexidade do seu trabalho.

0%   0%  0 voto(s).



Para exercer com qualidade a função de professor tutor é preciso que se supere a ideia de professor transmissor de conteúdos. O tutor será o guia e orientador, mas, não como na sala de aula em que pode observar e analisar o comportamento dos seu alunos. No ambiente virtual o contato e análise do desempenho dos alunos acontecerá principalmente através das ferramentas da tecnologia e, por isso o tutor terá que estar atento aos acessos que cada aluno realiza, sua participação nos fóruns, às dúvidas postadas, ou seja a todo o percurso feito pelo aluno no ambiente virtual de aprendizagem , dando a ele não só a nota, mas também feedback necessários para a efetiva realização do curso escolhido.

0%   0%  0 voto(s).



Existem diferentes fatores que tornam o ensino ministrado através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem diferente do que acontece dentro de sala de aula. A diferença básica é que na Educação a Distância o professor não consegue visualizar a linguagem corporal de seus alunos e não consegue saber como eles estão reagindo a um determinado texto, matéria ou comentário feito pelo professor.

Um fator que pode dificultar o trabalho do professor é que toda a mediação pedagógica é realizada com o auxílio de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Os melhores professores da EaD são aqueles que tem empatia com a utilização de tais ferramentas e com as personalidades e diferentes maneiras de aprender de seus alunos. Existem designers de cursos que acreditam que o material didático do curso não deva ser apresentado aos alunos sob diferentes óticas, mas sim o professor deve explorá-lo, detalhá-lo de diferentes maneiras.

O professor tutor como é designado o professor na Educação a Distância tem alguns papéis que o professor de sala de aula normalmente não tem, ou esqueceu-se de desenvolver, sendo:

- Elaborar o conteúdo do curso materiais, atividades não avaliativas, atividades avaliativas, etc ;

- Supervisionar e ser o moderador nas discussões que acontecerem dentro de um fórum de discussões;

- Dar nota e feedback positivo e negativo do desenvolvimento do aluno, de maneira individualizada e personalizada;

- Manter a organização e o registro das entregas de atividades e participações dos alunos;

- Ajudar os alunos a organizarem seu tempo e a gerenciarem seus estudos;

- Motivar os alunos a permanecerem no curso inicialmente escolhido;

- Defender os interesses dos alunos junto à coordenação do curso, auxiliando-os em questões administrativas, técnicas ou e aconselhamento;

- Avaliar os alunos de maneira processual e holística.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do educador na EAD é de extrema importãncia pra o aprendizado e para a permanência do aluno no curso.

Apesar de o professor não visualizar a leitura corporal, é possível se depreeender de um texto, da demora em enviar uym arquivo solicitado, dentre outros indícios, que o aluno está com alguma dificuldade.

O papel do professor tutor é bastante complexo e deve ser, a meu ver, bastante sensitivo, pois as diferentes reações devem ser percebidas com rapidez, a fim de fazer as devidads intervenções nos momentos oportunos.

0%   0%  0 voto(s).



O Tutor professor deve:

Motivar os alunos;

Ter empatia com as ferramentas de tecnologias;

Saber lidar com as diferentes personalidades e maneiras diferentes de aprendizagem de seus alunos;

Elaborar o conteúdo do curso;

Dar feedback, notas;

Supervisionar e moderar as discussões;

Manter a organização e datas;

Ajudar os alunos onde necessitarem;

Motivar;

Facilitar a interação entre todos e o material;

Estar sempre atento, entre outras funções que deve desempenhar.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do professor na Educação a Distancia, é importante no processo de aprendizagem. A aprendizagem tanto através do EAD, como na modalidade presencial, será bem sucedida, quando existe uma interação entre: professor e aluno

0%   0%  0 voto(s).



postura do professor atuante é aquela em que o profissional tem facilidade com os meios de comunicação

0%   0%  0 voto(s).



O papel do tutor não é um papel fácil, que qualquer profissional pode desempenhar, mas sim um papel trabalhoso, que requer cuidados e atenções, possivelmente maiores, que as de um professor da modalidade presencial.

Um fator que pode dificultar o trabalho do professor é que toda a mediação pedagógica é realizada com o auxílio de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação.

0%   0%  0 voto(s).



Na EAD , o papel do educador é de extrema importância. Apesar de que ele não tem acesso as formas gestuais de seus alunos, isso seria normalmente consertado através de ferramentas da web tipo câmera, Skype etc ainda não utilizadas pelos educadores da EAD. O papel fundamental do tutor é ser um mediador acompanhando dificuldades, habilidades e reações de cada aluno , em fim acompanhar o aluno de maneira integral, holística.

0%   0%  0 voto(s).



o tutor em ead deve conhecer toda a parte de tecnologia para poder dar respostas as duvidas de seus alunos, os alunos precisam se sentirem bem amparados por seu tutor pois ele é o intermediador entre o aluno e o conhecimento, porém vale lembrar que na ead o aluno precisa ser muito disciplinado.

0%   0%  0 voto(s).



Notamos que existem sim algumas diferenças, um fator que pode dificultar o trabalho do professor é que toda a mediação pedagógica é realizada com o auxílio de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, o professor não terá a visão corporal do aluno que muitas vezes fala mais do que o próprio aluno.

0%   0%  0 voto(s).



As responsabilidades são inúmeras, muitas vezes o que dificulta o trabalho do tutor é que toda a mediação ocorre por meio da tecnologia, além da responsabilidade que o professor de cursos presenciais tem, o tutor desenvolve: materiais diversos para o curso ao qual foi designado, supervisiona e interagem nas discussões de fóruns e chats, auxilia aos alunos organizarem seu tempo de estudo, motiva -os a permanecerem no curso escolhido, além de avaliar e indicar materiais e recursos inovadores que auxiliem na aprendizagem, entre outros. Não é fácil ser tutor, requer muita dedicação e organização.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do professor tutor é bem abrangente. Além de assumir funcoes de um professor presencial como a seleçao dos conteudos, formas de avaliaçao, também tem que ter familiaridade com as ferramentas que as tics disponibilizam, motivar os alunos para que eles sejam assiduos e motivados, acompanhar as atividades de forma a interagir, atraves do ava, com os alunos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 41 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.