Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Habilidades Necessárias Ao Tutor





As habilidades necessárias ao tutor estão relacionadas à necessidade de um vinculo real entre o aluno e o curso, rompendo com a virtualidade do curso. Manter o aluno dentro do curso, participando das atividades e absorvendo conhecimento não parece ser tarefa fácil.

0%   0%  0 voto(s).



HABILIDADES NECESSARIAS AO TUTOR: motivador, mediador, orientador, avaliador.

0%   0%  0 voto(s).



Para ser tutor em EAD são necessarias algumas habilidades: ser motivador, estimulando a auto-confiança, a iniciativa e a independencia ao estudo, o desenvolvimento de hábitos de estudo para que o calendario e os objetivos do curso sejam concretizados ; ser mediador, conduzindo os alunos `a participação nas discussões, fóruns, chats, entre outros; ser orientador,o tutor deve estar preparado para situar o aluno no contexto de aprendizagem; ser avaliador, ou seja deverá acompanhar o processo de participação e desempenho no decorrer do curso.

0%   0%  0 voto(s).



Habilidades necessárias ao Tutor:

-papel de motivador: estimular a autoconfiança, a independência na tomada de decisões, a iniciativa, a inovação e a criatividade para organizar a aprendizagem. Tudo ajuda a construir a autoestima que o aluno necessita para realizar estudos independentes.

0%   0%  0 voto(s).



Habilidades do tutor:

Motivador: estimular as ações e atitudes dos alunos.

Mediador: manter o foco no objetivo proposto.

Orientador: direciona o foco da atenção de acordo com as necessiadades do aluno.

Avaliador: avalia as habilidades e conheciemntos dos alunos no decorrer das atividades.

São outras habilidades:

Possuir clara concepção de aprendizagem;

Estabelecer relações empáticas com seus interlocutores;

Sentir o alternativo;

Partilhar sentimentos;

Construir uma fonte de instância de personalização, embora à distância;

Facilitar a construção do conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



papéis motivador, mediador, orientador e avaliador

0%   0%  0 voto(s).



Como vimos as habilidades necessárias do tutor são: motivador, mediador, orientador e avaliador. Todas essas habilidades o tutor acompanha e gerenecia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos inciiando desde aas atividades masi simples a mais complexas como também é ele que orienta, encaminha o aluno nos conteúdos que estão sendo propostos no curso a distância.

0%   0%  0 voto(s).



Motivador,Mediador,Orientadore Avaliador.Motivar os individuos a agirem.Cabe ao professor tutor criar atividades sistemáticas que contribuam para o desenvolvimento do saber aprender.Estimular autoconfiança,independência na tomada de decisões,iniciativa,inovação e criatividade.Mediar as discussões focadas no assunto proposto usando diferentes ferramenta fóruns,chats,lista de discussões etc. .Mediar os alunos a resolver seus problemas de aprendizagem de forma objetiva.Orientar a formação do saber e do saber-fazer,isto é para as atividades do aluno na busca dos conhecimentos,habilidades e capacidades especificas de sua formação.Avaliar habilidades,conhecimentos construidos no decorrer das atividads.O profº na avaliação visualiza a qualidade e o empenho do aluno, a avaliação permite identificar o que alcançou e o que necessita ser melhorado.

0%   0%  0 voto(s).



Existe algumas habilidades do tutor que devem ser enfatizadas como a moderação, a mediação, a orientação, a avaliação e a motivação. São qualidades inatas ou capacitadas na trajetória de um professor tutor. Cada um a exerce de maneira particular. Saber motivar o alunato é uma habilidade onde a tutoria devera estar mais presente. A maioria dos alunos apresenta sempre alguma dificuldade em acompanhar a EAD seja por falta de tempo, seja por falta de equipamento de computação ou mesmo por desestimulo pessoal, portanto cabe ao tutor manter a chama da busca do conhecimento acesa. A mediação torna-se importante a medida que o professor tutor realiza discussões focadas no tema proposto em fórum, chats etc, fazendo com que o aluno de EAD mantenha-se estimulado .Como orientador , o professor tutor exerce o máximo exigido para essa modalidade de ensino. O aluno necessita que a orientação seja eficiente para que sua busca pela aprendizagem não tenha sido em vão. Avaliando o desempenho de si mesmo, do sistema de ensino e do aluno , o professor tutor esta qualificado para sugerir mudanças em todas as etapas da EAD.

0%   0%  0 voto(s).



As habilidades necessárias do tutor, torna ele uma pessoa que precisa estar sempre atenta, e em especial motivada.

0%   0%  0 voto(s).



Motivador,motiva ao aluno a não desistir quando tiver alguma dificuldade no seu aprendizado.Mediador ,tem que saber ouvir o aluno, incentivar,usando ferramentas que possa ajuda-lo. Orientador,tem o papel de orientar o aluno a partir de sua necessidade de conhecimento.O avaliador,Vai avaliar o aluno,ver seu desempenho nesse aprendizado.

0%   0%  0 voto(s).



As habilidades necessárias ao tutor são: motivador, mediador, orientador e avaliador.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 36 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.