Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Habilidades Necessárias Ao Tutor





A meu ver e conforme li, o tutor deve ser uma pessoa amigável, simpática, paciente e preparada para atender aos alunos. Ser acessível, compreensivo e responsável.

100%   0%  1 voto(s).



O tutor ao desempenhar as funções de motivador, mediador, orientador e avaliador, estará construindo saberes necessários a sua própria prática profissional como principalmente irá favorecer a aprendizagens de seus alunos.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor possui habilidades como : Motivador é o que faz a pessoa agir, pois é imortante que o tutor motive os alunos para que eles consuga ultrapassar as dificuuldades encontradas no decorrer do curso para poder dar continuidade às atividades ; Mediador o tutor deve mediar os alunos para que possam resolver os problemas de aprendizagem de maneira objetiva ; Orientador neste aspecto o tutor volta seu foco para a formação do saber, isto é, para as atividades dos discente na busca do conhecimento e o papel de Avaliador ele vai avaliar as habilidades e os conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer do curso .

0%   0%  0 voto(s).



Um tutor precisa desenvolver as seguintes habilidades:

Motivador: estimular o aluno através da organização de um calendário a seguir no decorrer do curso.

Mediador: mediar discursões em grupos, direcionando os alunos para o caminho do aprendizado de forma correta.

Orientador: busca situar o aluno no contexto de aprendizagem, do "saber fazer".

Avaliador: identificar o que já alcançou do esperado pelo planejamento do curso e verificar o precisa ser melhorado em termos de conhecimentos adiquiros.

0%   0%  0 voto(s).



Habilidades necessárias ao tutor

O tutor deve ser motivador, mediador, avaliador e orientador.

O tutor é motivador quando induz os alunos a agirem fazendo com que eles criem hábitos de estudo e consigam atingir uma aprendizagem significativa com autoconfiança, independência, organização, criatividade e o dinamismo necessário ao aluno de educação a distância.

O tutor mediador é aquele que direciona o aluno em seus estudos e mantém o grupo focado no assunto em estudo ou em discussão nos fóruns, chats ou qualquer ferramenta destinada ao debate.

O tutor orientador trabalha a formação do saber e do saber-fazer respeitando as necessidades, as capacidades e competências de cada aluno sempre o colocando no caminho da aprendizagem.

O tutor avaliador trabalha sob a ótica do professor avaliando de maneira formativa as habilidades e conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso.

Sendo assim, pode-se dizer que o tutor ao exercer sua função deve abranger uma gama de qualidades que podem ser inerentes a cada pessoa ou podem ser trabalhadas por cada profissional até que ele atinja as habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor exerce as funçoes de motivador, mediador, orientador e avaliador a ele cabe organizar, acompanhar e motivar.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve agir como um motivador para incentivar o aluno a persistir em seus estudos; mediador como interceptor entre o aluno e as ferramentas oferecidas pelo programa, orientador para conduzir o aluno a focar o interesse no contexto da aprendizagem, e avaliador para mostrar ao aluno o seu nível de conhecimento para que este saiba entender a necessidade de melhorias.

0%   0%  0 voto(s).



Para você ser um bom tutor é necessário que você possua certas habilidades como: motivador, orientador, mediador e avaliador. Como motivador, o tutor deve sempre incentivar o aluno para que não desista do curso e ultrapasse as dificuldades do automatismo. Como mediador ele mantém as discussões focadas no assunto proposto. Como orientador ele auxilia o aluno na busca dos conhecimentos, habilidades e capacidades específicas para sua formação. Juntamente com o professor formador, ele avaliará o conhecimento e a habilidade do aluno.

0%   0%  0 voto(s).



A notável relevância e complexidade do papel do tutor nos programas de Educação a Distância, demonstra a necessidade de um perfil profissional com habilidades e competências quase paradigmáticas. Espera-se que o tutor, além de possuir domínio da política educativa da instituição onde está inserido e conhecimento atualizado das disciplinas sob sua responsabilidade, exerça uma sedução pedagógica adequada no processo educativo.

No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor extrapola os limites conceituais, impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é educador como os demais envolvidos no processo de gestão, acompanhamento e avaliação dos programas.

0%   0%  0 voto(s).



o tutor deverá adquirir as seguintes habilidades:

ser motivador, estimulando a autoconfiança, a autonomia, a criatividade e a auto-estima dos alunos;

Mediador mantendo as discussões focadas no assunto, de forma objetiva;

Orientador e avaliador, que sob a orientação do prof.formador, avalia as habilidades e conhecimentos construídos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 43 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.