Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Definindo Algumas Competências do Tutor





Dentre as competências do tutor em Educação à Distância, pode-se destacar a capacidade de permitir aos alunos que tenam tempo para realizar as reflexões necessàrias às discussões assíncronas ; determinar as regras básicas para participação, estar atento às participações e diferenças culturais dos alunos.

E, além das atibuições do professor do ensino convencional, o tutor em EAD, deve ainda ser parceiro na medida em que acompanha ativamente a busca e a contrução do conhecimento por parte dos alunos. ressalta-se então o valor das domensões pedagógica, tecnológica, didática e pessoal.

0%   0%  0 voto(s).



O professor de EAD deve agregar ao seu perfil exigências como saber lidar com materiais didáticos produzidos com meios eletrônicos, trabalhar em ambientes diferentes daqueles formais da escola ou da universidade, acompanhar ritmos pessoais e conviver com sistemáticas diversificadas de avaliação.

- Assíncronas: permitir aos alunos o tempo necessário a reflexão, manter as discussões vivas e produtivas.

-Síncronas: estabelecer as regras básicas para que a discussão aconteça, estimular as interações com o mínimo de intervenção, perceber como as mensagens textuais são recebidas pelo aluno e estar atento as diferenças culturais.

O novo papel do professor na educação distância é o de constituir-se em um parceiro dos estudantes no processo de construção de conhecimento, em atividades de pesquisa e na busca da inovação dos saberes docentes.

.Pedagógica: orientação, aconselhamento e tutoria conhecimentos do campos específico da Pedagogia.

.Tecnológica: relação entre as tecnologias e a educação produção, avaliação, seleção e definição de estratégias de uso de materiais pedagógicos

.Didática: formação especifica do professor em determinados campos científicos, com necessidade constante de atualização.

0%   0%  0 voto(s).



Competências

Síncronas

Assíncronas

_Gerais:

*Entender a natureza e a filosofia do ensino a distância.

*Entender as características e necessidades dos estudantes a distância.

*Ser capaz de adaptar estratégias de ensino que levem em conta as expectativas de múltiplas e distintas audiências.

*Ter conhecimentos e habilidades para o projeto e desenvolvimento de material interativo adequado às novas tecnologias.

*Ser capaz de organizar os materiais de estudo em um formato adequado ao estudo independente.

*Ser qualificado para a utilização das tecnologias da informação e comunicação.

*Ter capacidade para o planejamento colaborativo e a tomada de decisões.

0%   0%  0 voto(s).



pedagógica, tecnica, didatica e pessoas, funções do tutor

0%   0%  0 voto(s).



Definindo algumas competências do tutor.

O tutor EaD deve saber lidar com materiais didáticos produzidos com meios eletrônicos, trabalhar em ambientes diferentes, acompanhar ritmos pessoais. Deve permitir aos alunos o tempo necessário à reflexão, deve estabelecer as regras necessárias para que a discussão aconteça e estimular as discussões. O tutor constrói uma relação de parceria com os estudantes no processo de construção do conhecimento.

Apresenta três dimensões:

Pedagógica;

Tecnológica;

Didática.

E além dessas competências, temos as competências pessoais.

0%   0%  0 voto(s).



O texto aborda competencias a quais ele trabalha com os alunos de maneira assíncronas, síncronas para o desenvolvimento do aprendizado no ensino-aprendizagem.Ele busca atividades em que os ambos sente-se motivados no que esta estudando, buscando inovação e ao mesmo tempo trabalhando as competências s quais serão desenvolvidas no percorrer do curso.

0%   0%  0 voto(s).



Competencias pedagógicas:Capacidade para interagir com os conteúdos e material didático, utilizar estratégias de orientação,acompanhamento e avaliação e identificar as dificuldades surgidas.Demonstrar rapidez e clareza na correção das atividades.Estabelecer regras claras para o trabalho a ser desenvolvido.

Competencias Tecnológicas:Disposiçãopara inovação educacional,adequação das tecnológias e material didático do curso as diferenças culturais, dominio de ferramentas tecnologicas.

Competencias Didáticas:Conhecimento do conteúdo ministrado,capacidade de realizar intervenções didáticas com a frequencia, oportunidade e sequencialidade necessárias.Utilização de estratégias didáticas adequadas para discussões animadas e produtivas.proposição e supervisão de atividades práticas que completem os conhecimentos teóricos.

Competencias Pessoal: Habilidades para interagir com os alunos,não presencial,individual ou grupos,encorajando,incentivando e minimizando a evasão.Habilidades para manter reação menos hierarquizads do que na ed.Presencial.Disposição para estimular autonomia e emancipação do aluno.Competencia para a conversação racionalmente comunicativa.

0%   0%  0 voto(s).



As competências do professor tutor são numerosas tais como, lidar com os materiais didáticos, trabalhar em diversos ambientes diferentes da escola tradicional, acompanhar ritmo do aluno e conviver com avaliações diversas entre outras

Como parceiro do aluno que busca construir novos conhecimentos, o professor tutor deve apresentar competências no âmbito pedagógico, tecnológico, didático e pessoal diversas fazendo com que o professor tutor esteja em um aprender constante.

0%   0%  0 voto(s).



Agregar ao seu perfil diferentes formas de trabalho além de saber lidar com as ferramentas eletrónicas de estudo. assíncronas dar tempo para o aluno refletir mas n deixar que a dscussão morra. Síncronas estabelecer regras para o inicio das discussões, competências pedagógicas de orientação tecnologica , didática e pessoal conversação, relação mais a menas na hierarquização, estimulo a autonomia.

0%   0%  0 voto(s).



A importância do tutor e suas competências, deve agregar exigências ao seu conhecimento como saber lidar com materiais didáticas, tecnológicos e principalmente a questão pedagógica.

0%   0%  0 voto(s).



Para o bom desemmpenho da funçao de tutor, este deve possuir ou mesmo desenvolver algumas competencias pessoais facilidade de interação nao presencial, facilidade de dialogo , didática consistencia teórica, disposiçao para atualização constante , te´cnica dominio em tic e ferramentas e pedagogico prática com os conteudos, proposiçao de metodologia .

0%   0%  0 voto(s).



O trabalho do tutor envolve competências de forma assíncrona e de forma síncrona. Implica também em competências em três dimensões de saberes: pedagógica orientação, aconselhamento e tutoria ;tecnológica a relação entre as tecnologias e a educação, na seleção de avaliação e produção de materiais pedagógicos e didática a formação pessoal .

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 44 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.