Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Definindo Algumas Competências do Tutor





As competencias dos tutores são reais e necessárias para manter a qualidade no ensino a distância.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor possui algumas competências, como : padagógica capacidade de interargir com o conteúdo e com o material didático do cursos ; Tecnológica capacidade de dominar as ferramentas tecnológicas ; Didática possuir subsídios sobre os conteúdos que serão administrados no curso e a competência pessoal capacidade de interragir com os dicentes de maneira não presencial, individual ou em grupo para que possa estimulá-los e assim evitar a evasão dos alunos .

0%   0%  0 voto(s).



Competências do tutor

O tutor em educação a distância deve ter habilidades desenvolvidas para trabalhar com materiais didáticos eletrônicos; ter domínio do computador e internet; trabalhar com ritmos pessoais diferentes; conhecer e praticar avaliações diversificadas, estabelecer regras, induzir discussões, além de permitir aos alunos o tempo necessário à reflexão. Assim o tutor a distância se torna um parceiro do aluno na construção do conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



o professor tutor deve saber associar conhecimentos específicos assim como um professor presencial. Deve saber também lidar com materiais didáticos elaborados por meios eletrônicos.

Um assunto pode ser exposto de forma assicrona, onde o tutor disponibiliza o material para discursão posterior e de forma sicrona,onde o tutor interage com o aluno através de um chat.

os saberes dos docentes da ead. constituem em 3 dimensões:

Pedagógica - orientação pedagógica, metodologia.

Tecnologica - estratégias, material pedagógico.

Didática - formação específica do professor, atualização do mesmo.

0%   0%  0 voto(s).



Alem das competencias profissionais exigidas do tutor esse necessita tbem de algumas competencias pessoais que são determinantes no sucesso do processo como por exemplo estar aberto a mudanças e ser capaz de dialogar identificando diferentes ritmos de estudo e motivando.

0%   0%  0 voto(s).



Em alguns cursos à Distância o que tenho visto é que os tutores quando não estão presentes, ainda são mal qualificados. Por muitas vezes a função da tutoria ficava a cargo do professor mesmo que às vezes não tinha tempo e também talvez a cultura para criação de ambientes favoráveis pra sucesso do processo. Creio que possa haver uma tendência de amadurecimento da figura do Tutor, profissional único e com qualificação também específica. Esse curso já mostra esse caminho.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve ter algumas características, como conhecer o material didático e como saber lidar com tal material através do meio tecnológico, acompanhar os ritmos pessoais e conviver com a sistemática das avaliações. Ele deve ser um parceiro na busca de conhecimento do aluno.

As competências do tutor são: pedagógicas orientação, aconselhamento e tutoria ; tecnológicas produção, avaliação, seleção e definição de estratégias ; didática formação específica do professor e pessoais.

0%   0%  0 voto(s).



Contudo, na medida em que são co-participantes na construção do conhecimento dos alunos, agindo como mediadores, é fundamental que entendam quais são as competências de que necessitam, mobilizando os recursos adequados para que se possa chegar a uma aprendizagem efetiva e significativa.

0%   0%  0 voto(s).



Na Ead, o tutor deve ter a competência de saber trabalhar com materiais produzidos no mundo virtual, acompanhar ritmos pessoais e conviver com vários tipos de avaliação.

Além disso, o novo papel do tutor apresenta-se em 4 dimensões: a pedagógica, a tecnoló0gica, a didática e a pessoal.

0%   0%  0 voto(s).



Todas as caracteristicas e competencias que se espera do tutor estão relacionadas com o vinculo entre o aluno e o curso. Mantê-lo sincronizado com o processo exige tática e psicologia. Alem disto, ainda lhe será exigido a gestão dos meios, do processo e do material.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 39 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.