Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Síntese





O tutor era caracterizado apenas como um apoio no processo de ensino à distancia, mas atualmente com o advento das novas TICS o seu perfil vem se tornando mais deiversificado. Ele é mediador, técnico, motivador e etc. Possui diversas competências e habilidades para lidar com a EAD.

0%   0%  0 voto(s).



Nesta síntese foi relatado sobre o significado do tutor, o papel dele , as funções pedagógica, gerencial, técnica e social , as competências do tutor social , tecnológica e profissional , as atribuições do tutor , as sugestões apresentadas para os tutores e as estratégicas motivacionais. Chegou-se à conclusão que a função do tutor deve ir além da orientação, pois a tutoria deve também dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



DO papel do tutor representado pelos estudiosos podemos falar:Conforme Gutiérrez e Prieto, o tutor deve enriquecer o processo de aprendizagem com seu conhecimento e experiência,,facilitar a construção do saber através da reflexão e do intercâmbio de Informações; para Collins e Berge,são citadas as funções pedagógica, gerencial e técnica;Niskier cita o tutor como o planejador, o pedagogo, o comunicador e técnico em informática. Algumas competências necessárias ao tutor:´tecnologica,social e profissional.Dentre as atribuíçoes do tutor citamos:Participação em encontros presenciais,orientar trabalhos e projetos,feedback, colaborar para compreensão do material institucional, manter relação com o aluno

0%   0%  0 voto(s).



Tutor: um profissional fundamental na educação a distância

O tutor de educação a distância deve desenvolver inúmeras habilidades e competências imprescindíveis para a execução da profissão entre as principais destacam-se: ser motivador, mediador, avaliador e orientador.

O tutor é motivador quando induz os alunos a agirem fazendo com que eles criem hábitos de estudo e consigam atingir uma aprendizagem significativa com autoconfiança, independência, organização, criatividade e o dinamismo necessário ao aluno de educação a distância.

O tutor mediador é aquele que direciona o aluno em seus estudos e mantém o grupo focado no assunto em estudo ou em discussão nos fóruns, chats ou qualquer ferramenta destinada ao debate.

O tutor orientador trabalha a formação do saber e do saber-fazer respeitando as necessidades, as capacidades e competências de cada aluno sempre o colocando no caminho da aprendizagem.

O tutor avaliador trabalha sob a ótica do professor avaliando de maneira formativa as habilidades e conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso.

O tutor em educação a distância deve ter habilidades desenvolvidas para trabalhar com materiais didáticos eletrônicos; ter domínio do computador e internet; trabalhar com ritmos pessoais diferentes; conhecer e praticar avaliações diversificadas, estabelecer regras, induzir discussões, além de permitir aos alunos o tempo necessário à reflexão. Assim o tutor a distância se torna um parceiro do aluno na construção do conhecimento.

O tutor de educação a distância deve ser formado de acordo com certas competências, que são as seguintes: pedagógica, tecnológica, didática e pessoal. Na dimensão pedagógica trabalha-se entre outras as competências voltadas para a orientação, acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos. A dimensão tecnológica envolve o domínio do computador e das ferramentas tecnológicas envolvidas. Na didática é imprescindível que o tutor tenha certo conhecimento do conteúdo do curso. E, para finalizar, tem-se a dimensão pessoal que envolve a capacidade de interagir com os alunos por meio das ferramentas de comunicação a distância.

Enfim pode-se dizer que o tutor ao exercer sua função deve abranger uma gama de qualidades que podem ser inerentes a cada pessoa ou podem ser trabalhadas por cada profissional até que ele atinja as habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão. Além de tudo isso ele deve ser um profissional que irá conduzir o aluno em sua aprendizagem de maneira dinâmica fazendo com que o aluno se sinta apoiado e tenha direcionamento em seus estudos. Assim o tutor deve ajudar o aluno em seu processo de aprendizagem sempre no sentido de formar um aluno independente, autônomo, reflexivo, dinâmico e sujeito da própria aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do tutor na vida do aluno virtual é de suma importância, pois este é um vinculo entre aluno e instituição, facilitando o acesso do aluno aos conteúdos, manuseio do sistema, incentivo-o, tirando suas dúvidas, assistindo seus questionamentos, e sugestões, além de executar atividades diferenciais na vida do aluno como funções tecnológica, social e profissional.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Considero como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, intercâmbio de experiências e informações, estabelecer relações empáticas com os alunos e buscar filosofias base do ato de educar .O tutor diferente não é aquele que inventa a roda, mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve ser, na prática, integrante dos dois grupos que compõem o processo educacional: o grupo organizar do processo os que ensinam e o grupo que é agregado ao processo os que aprendem . Ele é o profissional que dá face a instituição ofertante do curso aos alunos ao mesmo tempo em que é o líder entre os alunos nos ambientes de discussões.

0%   0%  0 voto(s).



A Ead tem permitido ao aluno uma acesso ao conhecimento ou as várias formas de conhecimento integrando a aparendizagem e construindo o c0onhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



O Tutor deve estabelecer uma relação junto aos alunos que preze pelo clima cordial, humano, provocador problematizador , que auxilia nas duvidas, no processo de aprendizagem analisando e respondendo aos trabalhos acadêmicos realizado, sempre motivando a clientela do curso.

O papel do tutor é fazer a ligação entre a instituição e o aluno, facilitar o ensino, estabelecer relações empáticas com o aluno.

Fazer uso das funções: pedagógicas, gerencial, técnica e social.

As competências sociais e profissionais do Tutor são: alta capacidade de gerenciar grupos heterogêneos, habilidade de motivar e manter o interesse do grupo. Ter domínio sobre o conteúdo do texto e do assunto, conhecer os sites utilizados e a bibliografia recomendada.

E também são atribuições do Tutor:

-comentar os trabalhos escritos;

-colaborar para a compreensão do material instrucional através da discussão e levantamento de questões;

-esclarecer pontos obscuros;

-responder as perguntas dos alunos;

-ampliar temas das unidades didáticas pouco elaboradas;

-orientar trabalhos, projetos etc;

-participar dos encontros presenciais;

-intermediar, quando necessário, as relações entre os estudantes e a coordenação do curso.

A função do Tutor deve ir além da orientação, deve também dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



A aprendizagem em ead é oferecida hj em todos os lugares de todo mundo, de diferentes cursos, idades e outros. Porém estes fazem parte do nosso dia - a dia e o aluno deve analisar, ter seu tempo para poder realizar e trocar informações com o tutor que este vai dar aopio para orientação, dirigir e supervisioanr seu curso no tempo que ira desenvolver o ensino-aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 12 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.