Constatando as responsabilidades e atuação do tutor diante da aprendizagem Ead.
O modelo de quadro resposta apresentado é um otimo modelo de organização a ser seguido, pois leva em consideração os aspectos pedagogicos, tecnologicos, didáticos e pessoais.
Competências Pessoais:
Pedagógica:Capacidade de interagir com os conteúdos e o material didático, difundindo-os e dinamizando-os;utilizar estratégias de orientação, acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos, surgindo dificuldades providenciar ações para superá-las; Demonstrar rapidez, clareza e correção na resposta às perguntas e mensagens enviadas;estabelecer regras claras e definidas para o trabalho a ser desenvolvido.
-Tecnológica: Disposição para a inovação educacional em especial aquelas que têm suporte nas tecnologias da informação e comunicação;adequação das tecnologias, e do material didático do curso,às diferenças culturais; domínio das ferramentas tecnológicas empregadas letramento tecnológico .
-Didática:Conhecimento do curso a ser ministrado;capacidade de realizar intervenções didáticas no momento necessário; utilização de estratégias didáticas adequadas às diferenças culturais,dinamizando discussões animadas e produtivas para a tarefa proposta e esclarecimento de dúvidas; propor atividades práticas que complementem os conhecimentos teóricos estágio supervisionado, por exemplo .
-Pessoal:-Habilidade para interagir com os alunos de forma não presencial, individualmente ou em grupos, encorajando-os evitando assi a evasão;habilidade para manter relações menos hierarquizadas do que na modalidade presencial; interesse em estimular a autonomia e a emancipação do aluno com o objetivo de densenvolver o controle de seu aprendizado;competência para a conversação racionalmente comunicativa dialógica .
Exemplos de competecias como:pedagogicas,tests logicas,didaticas e pessoal, são competencias observados pelo tutor par o acompanhamento do ensino-aprendizagem em ead, nas atividdes proportas nos cursos.
12