Existem diversas competencias direcionadas para todos que trabalham com educação e com o tutor isso não é diferente.
As competências do tutor são : pedagógica, tecnológica, didática e pessoal. Cada competência possui suas particularidades.
o quadro de respostas de monitoramento do tutor deve conter respostas dos alunos nos ambitos pedagogicos, pessoais, técnólogico e didático.
O tutor de educação a distância deve ser formado de acordo com certas competências, que são as seguintes: pedagógica, tecnológica, didática e pessoal. Na dimensão pedagógica trabalha-se entre outras as competências voltadas para a orientação, acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos alunos. A dimensão tecnológica envolve o domínio do computador e das ferramentas tecnológicas envolvidas. Na didática é imprescindível que o tutor tenha certo conhecimento do conteúdo do curso. E, para finalizar, tem-se a dimensão pessoal que envolve a capacidade de interagir com os alunos por meio das ferramentas de comunicação a distância.
Competências
Pedagógicas:
A capacidade de tornar as aulas dinâmicas utilizando o material didático e através de atividades contextualizadas.
Saber orientar e avaliar através de estratégias bem elaboradas e planejadas.
Didática:
Domínio do conteúdo a ser apresentado
Capacidade de realizar intervenção no momento adequado
Tecnológica
Habilidade para lidar com inovações tecnológicas educacionais
Pessoal
Habilidade para interagir e motivar
Habilidade para comunicação, e através dela manter uma relação de parceria para facilitar o aprendizado e incentivar o aluno a ser responsável e autonomo.
O tutor necessita ter um bom relacionamento com todos e organização.
São inúmeras as competências de um tutor por ter a capacidade de exercer e atribuir funções pedagógicas, tecnológicas, didáticas e pessoais.O tutor pode ser considerado como interceptor entre aluno e instituição.
Não me ficou muito clara a função deste passo "quadro de respostas aproximadas"...
Exemplos de competências do tutor:
Pedagógica: estabelecimento de regras claras definidas para o trabalho a ser desenvolvido.
Tecnológica: domínio das ferramentas tecnológicas empregadas "letramento tecnológico" .
Didática: conhecimento do conteúdo do curso a ser ministrado.
Pessoal: disposição para estimular a autonomia, delegando-lhe a auto-aprendizagem.
A enumeração das competencias reforçam o que foi transmitido anteriormente.
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