Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Funções do Tutor





Atuar como mediador; conhecer a realidade de seus alunos em todas as dimensões pessoal, social, familiar, escolar etc. ;

Oferecer possibilidades permanentes de diálogo, saber ouvir, ser empático e manter uma atitude de cooperação;

Oferecer experiências de melhoria de qualidade de vida, de participação, de tomada de decisões.

0%   0%  0 voto(s).



No video foi mostrado que o tutor possui 4 funções : pedagógica, onde esclarece as dúvidas à respeito do conteúdo ; Social, favorece a participação dos alunos nos espações de discurssões procurando conhecer suas dificuldades para os mesmo poder superá-las ; Gerencial, onde coordena a agenda dos alunos durante o curso e a Técnica, onde o tutor terá que ter domínio das ferramentas técnicas dentro do ambiente virtual.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do tutor é primordial para o bom funcionamento do curso pois ele é que é o animador, faciliatador, estrategista e arquiteto cognitivo.

0%   0%  0 voto(s).



Existem três papeis básicos do tutor: estrategista, facilitador, animador e arquiteto cognitivo. Ele também acompanhar e auxiliar o aluno. O tutor possui quatro funções: a pedagógica, social, gerencial e técnica.

0%   0%  0 voto(s).



O que se espera do tutor é que este seja a porta de entrada nesse ambiente de aprendizagem à distância, onde devemos considerar importantes todos os aspectos, principalmente os cognitivos. Este é um dos aspectos que deve ser levado a sério, pois precisamos compreender como se dão os processos de aprendizagem à distância, como acontece à construção do conhecimento nesses ambientes e os tutores têm esse papel de integrador, colaborador, cooperativo e comunicativo.

O tutor de cursos online é constantemente desafiado à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação modernas podem oferecer. Além disso, deve estar consciente de que a realidade virtual é diferenciada da realidade presencial e solicita uma docência específica e pertinente que reconheça as quatro funções distintas para os diversos cursos mediados pelos computadores: pedagógica, social, gerencial e técnica.

Convém registrar que as funções de um tutor se mesclam e se completam nas ações e na prática, como, por exemplo, em um chat, o tutor exerce todas essas funções ao mesmo tempo.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor é o animador, um estraegista e arquiteto cognitivo. Ele assume a função pedagógica quando esclarece dúvidas em relação ao conteúdo. Assume a função social quando favorece a participação; a função gerencial quando gerencia a agenda dos alunos por último técnica quando tem domínio das ferramentas técnicas.

0%   0%  0 voto(s).



As funções do tutor pedagógica, social, gerencial e técnica estão relacionadas às competencias que se espera dele. O adequado andamento do curso depende da forma como o tutor conduz sua capacidade e suas responsabilidades.

0%   0%  0 voto(s).



Fala das funções do tutor atraves de video, onde Sabrina Amorin, cita as funções, competencia e desafios do tutor.Segundo ela o tutor é animador, facilitador, estrategista e arquiteto cognitivo.Crinado modos para auxiliar na relexão do aluno.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor é o mediadoe da aprendizagem, ele não só esclarecerá duvidas mas também acompanhará o processo de aquisição e construção de conhecimento do aluno. Para tanto deverá se um animador, mobilizando os alunos para a participação no curso, facilitador estimulando o pensamento crítico e reflexivo, estrategista, propondo um trabalho dinamico com intervenções individuais e coletivas assim se tornando um arquiteto pois traçará estratégias de modo a formar alunos autonomos e estimulados a busca pleo conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



Seriam funções do tutor, dentre outras:

*Comentar os trabalhos realizados pelos alunos;

*Corrigir as avaliações dos estudantes;

*Ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações;

*Responder às questões sobre a instituição;

*Ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos;

*Organizar círculos de estudo;

*Fornecer informações por telefone, fac-símile e e-mail;

*Supervisionar trabalhos práticos e projetos;

*Atualizar informações sobre o progresso dos estudantes;

*Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes; e

*Servir de intermediário entre a instituição e os alunos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 45 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.