Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

construção de caixas de abelhas





o formato apresentado por VENTURIERI (2008) que consiste basicamente em uma caixa no formato de prisma de base quadrada, onde em seu interior há quatro gavetas, sendo a primeira, de baixo para cima, usada para o ninho, a segunda usada para o sobreninho e a terceira e quarta gavetas usadas como melgueiras pelas abelhas. Pergunto se esse padrão pode ser usado para qualquer tipo de abelha? Por exemplo para a tubuna posso fazer maior usando esse padrão? tenho caixas que quero aproveitar e elas estão nas medidas 60x30x14 cm, posso usar em cima do modelo padrão?
100%   0%  1 voto(s).



Olá, desculpe pela demora em responder. O ideal para tubuna é usar caixas racionais um pouco maiores do que as usadas para Jataí. No caso, o ideal é que sejam feitas 20 x 20 x 10 cm (medidas internas). Pode usar três módulos. O primeiro debaixo para cima para o ninho e as duas acima para as melgueiras. Se a colmeia é pequena, inicialmente pode usar dois módulos e na medida que a colmeia se desenvolve pode colocar mais uma acima. Ao meu ver, aproveitar suas caixas de 60 x 30 x 14 cm é relativamente grande, mas nada impede de você fazer um teste.
0%   0%  0 voto(s).


Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!




17295 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 14 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.