A harmonia entre a forma de se apresentar, de se vestir, de sua postura em realizar desde pequenos gestos no trabalho até como se relacionar com diretores e presidente é fundamental para seu desempenho e sucesso profissional!
Evitar comentários de carater pessoal, questionar sobre determinada pessoa ou levar opiniões pessoais, principalmente se não conhece a pessoa ou o ambiente. Quem convida ou convoca a reunião é sempre o chefe do evento. A falta de pontualidade concordo em 1ºgrau que é a pior das gafes, independente se é o anfitrião ou não, pra mim é imperdoável.
Durante uma reunião mantenha o celular em modo silencioso e acompanhe somente depois as ligações recebidas, é sempre de bom tom avisar se estiver aguardando uma ligação importante caso o mesmo tenha que ficar ligado.
Caso esteja em uma entrevista de emprego, as regras acima não mudam, procure conhecer antes a empresa até mesmo para sua própria avaliação, agradeça a entrevista posteriormente através de uma carta, mostrando interesse na vaga e imprima em papel de boa qualidade, verifique a ortografia.
Cartões de visita são bem vindos, trocados antes ou após a conversa.
Ao telefone faça a apresentação e pergunte em que pode ajudar, a voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobrecarregado, quem faz a ligação deve desligar primeiro, a regra é quebrada quando o outro estende demais a conversa.
Recados e mensagens devem ser curtos na secretária eletrônica.
Trajes adequados, aprender ouvir, respeitar quem tem a palavra e evitar conversas paralelas. Desligar o celular e evitar transitar pelo local são dicas importantes para ambientes de palestas, seminários e cerimoniais.
Mostra-nos a importância de sermos elegantes e respeitáveis com os outros em nosso ambiente de trabalho, através de nossa prudência, pontualidade, boa educação - desligar o telefone, p. ex. e agradecimentos.
Vejo q a pontualidade foi muito citada neste texto, vale a pena colocar na lista de prioridades pessoais, pois analisei, q não é somente falta de educação, mas incomoda muito.
Evitar "piadas" na hora de quebrar o gelo, pois corre-se o risco de não agradar ou de a piada ser de mau gosto...
A falta de pontualidade é uma gafe terrível...
Durante uma reunião, é uma gafe terrível atender o celular e é falta de educação, a não ser em casos especiais. Nestes casos, é de bom tom avisar aos demais que o celular ficará ligado e explicar o por quê motivos de doença, etc .
Se receber uma pessoa em sua sala, é horroroso atender telefonemas durante a conversa.
No trabalho, a etiqueta recomenda o uso de cartões de visita.
Estou muito feliz pois este quarto passo foi muito inovador para mim, aprendi como iniciar uma convrsa de entrevista, me portar em uma entrevista, antes, durante e depois, pessoalmente ou pelo telefone.
neste passo, para se ter sucesso em uma negociação é importante colher informações, alguns atitudes são inportantes como, pontualidade, roupas adequadas, saber ouvir, deixar o celular ligado somente em caso de urgência