Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Funções Vitais





Neste modulo conheci como identificar alterações, as normalidades,as anormalidades e acidentes que possam alterar os sinais vitais.Também aprendia a verificar P.A, aprendi os graus da febre, como e onde verificar o pulso, alem de conhecer os valores referentes a respiração de acordo com sexo e idade.

Assim foi possível notar a importância dos sinais vitais e o quanto eles podem alertar sobre o estado físico de uma pessoa.

Ao final do modulo também conheci os sinais de apoio como a cor e umidade da pele, estado de conciência, miose e midriase das pupilas e motilidade e sensibilidade do corpo.E desta forma saber o grau de agravamento do acidentado.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi muitas coisas ,como localizar os pontos de medida da pressão arterial. Aprendi a medicar com água e sal em pessoas com pressão baixar a tentar acalmar pessoas com a pressão alta.

Devemos atentar sobre sinas como a cor,a temperatura e a umidade...

vimos também que um dos sinais é a dilatação e reconstituição das pupilas assim com a respiração que em homens e crianças pode ser feita pelo abdome e em mulheres deve ser feita pelo torax.

0%   0%  0 voto(s).



As funções vitais básicas dos seres vivos serão primeiramente analisadas sob o ponto de vista da célula, a partir da análise do transporte por membranas e do processo de reprodução celular, e posteriormente sob o ponto de vista do transporte de energia no sistema vivo.

O controle do caminho de substâncias do meio externo para o interior das células e vice-versa, realizado pelas membranas celulares, representa uma etapa importante no estudo das interações dos seres vivos com o ambiente. Uma análise de como ocorre o processo de reprodução celular, sem perder de vista a relação do organismo com o ambiente, pode esclarecer por exemplo como divisões mitóticas descontroladas podem resultar em processos patológicos.

A interação dos organismos com o ambiente será novamente enfocada na análise dos processos de obtenção de energia pelos seres vivos e de transporte desta energia através do sistema vivo.

O sangue arterial é rico em nutrientes e o sangue venoso é mais pobre e transporta gás carbônico e catabólitos.

Como profissionais em primeiros socorros temos que compreender os Sinais Vitais que são aqueles que indicam a existência de vida. Os sinais vitais são conhecidos da seguinte maneira: Temperatura, Pulso, Respiração e Pressão Arterial.

TEMPERATURA: A elevação da temperatura acima dos níveis normais recebe o nome de hipertermia e abaixo de hipotermia. FEBRE - Nada mais é do que a elevação da temperatura acima da normalidade, causada por alterações do centro termo regulador ou por substâncias que interferem com o mesmo. Muitas proteínas ou produtos como as toxinas de bactérias causam elevação da temperatura e são chamadas de substâncias pirogênicas, sendo portanto que a elevação da temperatura ou seja a febre pode ocorrer por infecções, lesões teciduais processos inflamatórios e neoplasias entre as mais importantes.

VALORES NORMAIS DA TEMPERATURA - Como dito anteriormente, os locais habituais da medida da temperatura corpórea são: a axila, a boca e o ânus, sendo que existem diferenças fisiológicas entre os locais:

Axilar - 36,0 a 36,8 0C

Bucal - 36,2 a 37,0 0C

Retal - 36,4 a 37, 0C

No caso de primeiros socorros deve-se proceder aplicando compressas úmidas na testa, cabeça, pescoço, axilas e virilhas. Quando o acidentado for adulto, submetê-lo a um banho frio ou cobri-lo com coberta fria. Salienta-se que os primeiros socorros em casos febris só devem serrem feitos em temperaturas muito altas acima de 40º C , pois a febre é defesa orgânica e seu tratamento deve ser de suas causas.

PULSO:A palpação do pulso é um dos procedimentos clínicos mais antigos da prática médica, e representa também um gesto simbólico, pois é um dos primeiros contatos físicos entre o socorrista e o paciente. Existe uma relação direta entre a frequência do pulso e a temperatura do corpo. O pulso pode variar de acordo com sua frequência, regularidade, tensão e volume.

Regularidade - Pulso Rítmico ou normal e Arrítmico ou anormal.

Tensão -

0%   0%  0 voto(s).



O sangue que chega aos capilares traz nutrientes e oxigênio que são passados continuamente para os tecidos. O sangue arterial é rico em nutrientes. O sangue venoso transporta CO2 e catabólitos.

Pulmões, rins e aparelho digestivo recondicionam o sangue arterial.

Os rins participam do mecanismo de regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico e na eliminação de substâncias tóxicas.

O aparelho digestivo incrementa o teor sanguíneo de substratos orgânicos, íons e outros agentes metabólicos, como as vitaminas.

O fígado age sintetizador e participando nos mecanismos da excreção de substâncias tóxicas.

Os pulmões e a porção condutora do aparelho respiratório fornecem O2 e removem CO2 resultante da reação de combustão nas células. Desempenham importante função no equilíbrio térmico e no ácido-básico.

Sinais vitais são reflexos ou indícios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Os sinais sobre o funcionamento do corpo humano que

devem ser compreendidos são: Temperatura;Pulso;Respiração;Pressão arterial.

TEMPERATURA CORPORAL

A temperatura resulta do equilíbrio térmico mantido entre o ganho e a perda de calor pelo organismo; é o indicador da atividade metabólica, já que o calor obtido nas reações metabólicas se propaga pelos tecidos e pelo sangue circulante.

A temperatura pode variar até um grau celsius, sendo mais baixa pela manhã e mais elevada no final da tarde. Existe pequena elevação de temperatura nas mulheres após a ovulação, no período menstrual e no primeiro trimestre da gravidez.

A temperatura média normal varia de 35,9 a 37,2°C.

Sub-normal: 34-36oC

Normal : 36-37

Estado febril: 37-38

Febre: 38-39

Febre alta pirexia: 39-40

Febre muito alta hiperpirexia: 40-41

Verificação da Temperatura

- Oral ou bucal: temperatura média varia de 36,2 a 37°C.paciente sentado, semi-sentado reclinado ou deitado.

- Axilar: temperatura média varia de 36 a 36,8°C. A via axilar é a mais sujeita a fatores externos.

- Retal: temperatura média varia de 36,4 a 37,°C. Mais precisa.

A vítima de febre apresenta a seguinte sintomatologia:inapetência, mal estar, pulso rápido, sudorese, temperatura acima de 40 graus, respiração rápida, hiperemia da pele, calafrios, cefaléia.

Em casos de febre, os primeiros socorros consistem em aplicar compressas úmidas na testa, cabeça, pescoço, axilas e virilhas por onde passas grandes vasos sanguineos .

Drogas antipiréticas como aspirina, dipirona e acetaminofen são muito eficientes na redução da febre. Devemos salientar que os primeiros socorros em casos febris só devem ser feitos em temperaturas muito altas acima de 40°C.

PULSO

O pulso é a onda de distensão de uma artéria transmitida pela pressão que o coração exerce sobre o sangue. Esta onda é perceptível pela palpação de uma artéria e se repete com regularidade, segundo as batidas do coração.

Em geral, exceto em algumas febres, para cada grau de aumento de temperatura existe um aumento no número de pulsações por minuto cerca de 10 pulsações .

O pulso pode ser apresentado variando de acordo com sua frequência, regularidade ritmico, arritmico , tensão e volume cheio, filiforme fraco .

60-70 bpm - homens adultos

70-80 bpm - mulheres adultas

80-90 bpm - crianças acima de 7 anos

80-120 bpm - crianças entre 1 a 7 anos

110-130 bpm - crianças abaixo de um ano

130-160 bpm - recém nascidos

A alteração na frequência do pulso denuncia alteração na quantidade de fluxo sanguíneo. Aumentam os batimentos: digestão, exercícios físicos, banho frio,

estado de excitação emocional e qualquer estado de reatividade do organismo. No desmaio ou síncope as pulsações diminuem.

- Usar o dedo indicador, médio e anelar sobre a artéria escolhida para sentir o pulso, fazendo uma leve pressão sobre qualquer um dos pontos onde se pode verificar mais facilmente o pulso de uma pessoa.

O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço.

Do ponto de vista prático, a artéria radial e carótida são mais fáceis para a localização do pulso, dentre outros pulsos como:frontal, braquial, radial, umeral, femoral, poplíteo, tibial.

RESPIRA

0%   0%  0 voto(s).



Sinais vitais são aqueles que indicam a existência de vida, exercidas pelo cérebro e pelo coração. O sangue que chega aos capilares traz nutrientes e oxigênio que são passadas continuamente para os tecidos. Sangue arterial é rico em nutrientes, sangue venoso é mais pobre transporta gás carbônico e catabólicos.

0%   0%  0 voto(s).



todas as pessoas que necessitarem de alguma forma de primeiros socorros, a primeira coisa que o socorrista,seja ele profissional ou que apenas tenha alguma noção as primeiras providencias a ser tomados é observar se o paciente esta apresentando todas as suas funções vitais: como pulso, respiração,temperatura e pressão arterial.

0%   0%  0 voto(s).



Realmente é primordial mantermos as vias aéreas da vítima aberta. E no 3ºpasso foi mostrado de forma explicativa a importância dessas funções. Quanto mais estudamos o assunto, mas gostamos.

0%   0%  0 voto(s).



As Funções Vitais são aquelas responsáveis para que o ser humano permaneça vivo. Estas funções são formadas por órgãos vitais que são: cérebro e o coração, sendo que estes órgãos tem a finalidade de executar atividades físicas e químicas que transformam a própria vida em macro-representação de suas atividades.

As células: são responsáveis por tirarem os nutrientes para sua vida diretamente do meio onde se encontram, devolvendo para este mesmo ambiente os produtos finais de sua atividade metabólica.

Cada tecido é constituido por células, e é da vida destas células que dependem a vida de todos os seres vivos.

A membrana plasmática- tem a finalidade de permeabilidade seletiva, cujo a função é o mecanismo de transporte ativo que permite a célula a trocar com seu meio somente o que é selecionado por ela.

Os tecidos do nosso organismo são percorridos por uma densa rede de vasos microscópicos, chamados de capilares.

O sangue que chega aos capilares trazem consigo os nutrientes e o oxigênio, onde são distribuídos continuamente pra todos os tecidos do nosso corpo. Sabendo que o sangue arterial, é aquele rico em nutrientes para o bom funcionamento de nosso organismo, o sangue venoso é pobre em nutientes porém tem uma função muito importante que é de transportar gás carbônico e catabólicos de nosso organismo.

Os Rins tem a finalidade de participar do mecanismo que regula o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico, também na eliminação de substâncias tóxicas de nosso corpo.

Aparelho digestivo- incrementa o teor sanguíneo de substrato orgânicos, íons e outros agentes metabólicos.

O Fígado é um orgão sintetizador que participa do mecanismo da excreção de substâncias tóxicas.

O Pulmões- tem a função de fornecer oxigênio e remover dióxido de carbono resultante da reação de combustão nas células.

As funções vitais do corpo humano são controlados pelo sistema nervoso central, que é estruturado por células muito especializadas, organizadas em alto grau de complexidade estrutural e funcional.

Os sinais sobre o corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são: temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.

Temperatura-consiste no equilíbrio térmico mantido entre o ganho e a perda de calor pelo organismo, nosso corpo tem uma temperatura média normal que varia de 35.9 a 37.2C . O corpo humano perde calor através de vários processos que podem ser clasificados da seguinte maneira: eliminações, evaporações e conduções.

Na eliminações ocorre através de: fezes, urinas, saliva,respiração.

Na evaporação-ocorre pela pele perda passiva.

Na condução-ocorre quando há uma troca de calor entre o sangue e ambiente.

Verificação da Temperatura

Oral- temperatura média de 36.2 a 37.8 C

Não se verifica temperatura de vítima inconsciente, e de crianças depois de ingerir líquidos frios ou quentes

Axiliar- temperatura média de 36 a 36.8 C. O termômetro deve ser mantido neste local cerca de 3 a 5 minutos com o acidentado sentado ou semi sentado, ou deitado. Não se verifica temperatuta de vítima de queimadura no tórax, processo inflamatório, na axila ou fratura dos MMSS membros superiores .

Retal- temperatura média varia de 36,4 a 37C. O termômetro de ve ser lavado, seco e lubrificado, deve ser mantido no reto por 3 minutos com o ocidentado em posição de decúbito lateral e com a flexão de um membro inferior sobre o outro.

Febre- consiste na elevação da temperatura corporéa acima do normal. Tumores, infecções acidentes vasculares ou traumatismo podem afetar diretamente o hipotálamo e com isso pertubar o mecanismo que regula o calor do corpo. A febre deve ser vista como um sinal de defesa emitida pelo nosso organismo. Lembrando que pessoas imunodepremidas podem ter infecções graves e não apresentares febre. O tratamento básico de febre deve ser dirigido para as suas causas, mas em primeiro socorros isso não é possível, pois o leigo deverá preocupar-se em atender os sintomas de febre e suas complicações.

Pulso- é a onda de distensão de uma artéria transmitida pela pressão que o coração exerce sobre o sangue. Esta onda é perceptível pela palpação de uma artéria e se repete com regularidade, segundo as batidas do coração.

No Desmaio/síncope as pulsações diminuem através das pulsações do sangue dentro do corpo, é possível avaliar se a circulação e o funcionamento do coração estão normais ou não. Existem no corpo vários locais onde se podem sentir os pulsos. Recomenda-se não fazer pressão forte sobre a artéria, pois isso pode impedir que se perceba os batimentos corretos.

O pulso radial pode ser sentido na parte da frente do punho, o socorrista deve usar as pontas de 2 a 3 dedos levemente sobre o pulso da pessoa.

o pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carotídea que está localizada em cada lateral do pescoço.

Respiração- é através dela que o corpo promove plenamentemente o suprimento de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida.

A respiração é comandada pelo sistema nervoso central, seu funcionamento processa-se de forma involuntária e automatica.

O processo respiratório manifesta-se fisicamente através dos movimentos rítmados de inspiração e expiração.

Na expiração e inspiração existe a contração dos músculos que participam do processo respiratório.

Na expiração estes músculos relaxam-se espontaneamente.

Hematose- é uma tranformação, que ocorre nos pulmões com o sangue venoso e arterial.

0%   0%  0 voto(s).



Alguns órgãos exercem funções vitais como é o caso do coração e do cérebro. No entanto é o sangue que irriga esses e outros órgãos.

O recondicionamento do sangue é exercido por vários outros órgãos. O rins eliminam substâncias tóxicas; o aparelho digestivo lança nutrientes no sangue; o fígado também participa na eliminação de substâncias tóxicas e os pulmões fazem a troca de gases, hematose, mantendo-o oxigenado e eliminando o gás carbônico.

A respiração como as demais funções vitais do corpo são controlados pelo Sistema Nervoso Central e por isso, não estão sob a nossa vontade.

Tudo isso serve de introdução para que sejam compreendidos os indicadores de sinais vitais, que são os indicadores de existência de vida em um corpo.

A temperatura do corpo resulta da perda e ganho de calor e pode sofrer alterações por vários fatores fisiológicos. Contudo, o homem é um ser que mantém a sua temperatura constante, independente dos fatores externos.

Pode ser verificada através da boca, nas axilas ou no ânus, sendo esta última a mais precisa.

A febre é um sinal de defesa do organismo. Se for muito alta e prolongada pode provocar danos cerebrais irreversíveis. E só nesse caso deve-se tratar os casos de febre. Contudo, pessoas imunodeprimidas podem ter sérias infecções e não apresentar febre.

O pulso se repete de acordo com as batidas do coração. Em geral, quando a temperatura aumenta, também aumentam as pulsações. As alterações da pulsação denunciam alterações no fluxo de sangue e no funcionamento do coração.

A respiração permite a ventilação do organismo e por isso as vias aéreas devem estar sempre desimpedidas. A obstrução pode se tornar em asfixia que se agrava e pode resultar em parada cardiorrespiratória.

Há também os sinais de apoio que dizem respeito ao estado geral de funcionamento do corpo. Com o agravamento do estado de saúde do acidentado, os sinais de apoio ficam mais evidentes, tais como a dilatação das pupilas, umidade da pele, estado de consciência e sensibilidade do corpo.

0%   0%  0 voto(s).



Um socorrista consciente protege-se, usa barreiras e condutas preventivas. Devemos sempre ser profissionais. Mesmo considerando os fatos emocionais.

Para atendermos uma vítima de froma eficaz, precisamos de informações essenciais sobre suas condições fisícas, principalmente sobre a capacidade de funcionamento de seus órgãos vitais.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567891011121314



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 20 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.