Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Etapas do Socorro





Avaliar os riscos que o socorrista, vítima e outras poderão correr, usar os recursos materiais e humanos para agilidade e eficiência no atendimento, fazer os procedimentos iniciais até a vítima ser transportada para o lugar especializado, enquanto isso os cuidados devem serem continuados até o local.

0%   0%  0 voto(s).



Neste passo, adquiri conhecimento das etapas na prestação de socorro. Devendo esta ser dividida em etapas: Primeiro avaliação geral da cena, conhecendo-se os riscos que possam trazer perigo ao socorrista vitimas e outros. Também nessa etapa o socorrista procura saber o que ocasionou o sinistro, procede e mantem a segurança do local, aciona o socorro especializado atraves dos numeros nacionais de socorro e, por último, aborda a vítima procurando conhecer seu estado de consciência e seus sinais vitais. Numa segunda etapa é realizada a avaliação inicial, buscando-se identificar e corrigir os problemas que ameaçam a vida do acidentado de forma imediata. Checam-se os sinais vitais e os sinais de apoio. Numa terceira etapa avalia-se a vítima de forma dirigida, buscando saber SAMPLE Sintomas, Alergias, Medicação habitual, Passado médico, Líquidos e Eventos relacionados com o trauma ou doença. Com esses dados o socorrista poderá decidir melhor sobre quais cuidados a aplicar à vítima. Na quarta etapa realiza a avaliação física detalhada exame sistematizado da cabeça aos pés , procurando identificar lesões que possam passar despercebidas numa avaliação inicial. Aproveita-se para avaliar o Pulso, a Perfusão, a Sensibilidade e a Motricidade. A quinta etapa é a estabilização e o transporte da vítima utilizando os recuros mais apropriados em relação ao estado da vitima. Na sexta e última fase o socorrista deve realizar uma avaliação continuada da vitima, observando-se os seus sinais vitais e estado geral de acordo com a sua gravidade e estabilidade.

0%   0%  0 voto(s).



1. Avaliação da cena;

2. Avaliação inicial: sinais vitais, de apoio, e realizar o ABCDE;

3. Avaliação dirigida;

4. Avaliação física detalhada;

5. Estabilização e transporte;

6. Avaliação continuada;

0%   0%  0 voto(s).



O socorro e dividido em etapas sendo a primeira é a avaliação da cena, nesta etapa o socorrista deve avaliar a situação, manter a segurança da área e chamar por socorro especializado.

A segunda é a avaliação inicial onde voce identifica e corrigi os problemas que ameaçam a vida a curto prazo: ver, ouvir e sentir.

A terceira é a avaliação dirigida onde visa obter os componentes necessários para que se possa tornar a decisão correta sobre os cuidados que devem ser aplicadas na vítima.

A quarta examina a vítima por inteiro para a identificação de lesões. A quinta é a estabilização e transporte.

0%   0%  0 voto(s).



Após avaliar a cena e a vítima, com segurança:

A Abertura das Vias aéreas com controle cervical.

B Boa Ventilação

C Circulação controle das Hemorragias

D Distúrbios Neurológicos

E Exposição Completa da Vítima e Controle térmico

0%   0%  0 voto(s).



A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em risco a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Verifica-se também a provável causa do acidente, o número de vítimas e a provável gravidade delas.

0%   0%  0 voto(s).



1. Avaliação da cena

Interirar-se do ocorrido com tranquilidade e rapidez.

Verificar os riscos para si próprio, para a vítima e para terceiros.

Criar um rápido plano de ação para administrar os recursos necessários para os primeiros socorros.

2. Avaliação inicial

sinais Vitais: Ver, ouvir e sentir

3. Avaliação Dirigida

4. Avaliação Física Detalhada

5. Estabilização e Transporte

6. Avaliação Continuada

0%   0%  0 voto(s).



As etapas do socorro são 6 seis,primeiro de tudo devemos avaliar os riscos que possam colocar em perigo a nossa vida,ou seja,a pessoa que vai prestar os primeiros socorros,se notar algum tipo de perigo devemos aguardar o atendimento especializado p/ o socorro da vítima,sendo que tal atendimento deverá ser acionado mesmo antes do prestador do primeiro socorro entrar em ação. O prestador do primeiro socorro deverá ser tranquilo e rápido e de início manter a segurança do local do ocorrido,avaliar a vítima de todas as formas possíveis, examinando, conversando p/ colher informações dela mesma e verificando os seus sinais vitais.não esquecer da avaliação física p/ ver se houve ou não alguma fratura,lesão e se houver hemorragia tem que ser controlada antes de fazer o transporte,e também imobilizar no caso de haver alguma fratura.

0%   0%  0 voto(s).



1ª - Avaliar a cena:

2ª - Avaliação inicial: Sinais vitais T, R, P e PA , Sinais de apoio Reatividade da pupila, cor e umidade da pele, motilidade, sensibilidade, enchimento capilar

3ª - Avaliação dirigida: SAMPLE E TRPPA

4ª - Avaliação física detalhada: exame da cabeça aos pés.

S - sinais e sintomas

A - alergias

M - Medicamentos

P - Passado médico

L - Líquidos e alimentos

E - eventos relacionados com o trauma ou doença

5ª - Estabilização e Transporte:

Realização do rolamento avaliando a região dorsal, identificar e previnir o estado de choque e transportar preferenciaçmente pelo serviço especializado .

Antes da remoção: Tentar controlar hemorragias, iniciar a respiração de socorro, executar a massagem cardíaca externa, imobilizar as fraturas e evitar o estado de choque, se necessário.

6ª Avaliação continuada: verificar periodicamente os sinais vitais P, T, R, PA .

0%   0%  0 voto(s).



A primeira ação a ser feita no local de um acidente pelo prestador de socorro, é avaliar os riscos e danos que possa comprometer sua segurança neste local, quando este perigo é comprovado este deve aguardar uma equipe especializadaAgir com tranquilidade e rapidez, verificando os riscos tanto para ele como para a vítima, criar com eficiência planos de ação que possa trazer lhe eficiência no seu atendimento perante a vítima e terceiros. Na segunda fase é feito uma avaliação dos sinais vitais: ver ouvir e sentir, verificando a respiração e o pulso, é tambem verificado a cor e umidade da pele pois esta também pode indicar problemas circulatórios. Também é realizado uma avaliação para ver se há lesões musculares, neurológicas, reatividade pupilar. Para melhor avaliar a vítima é realizado um roteiro: A-abertura das vias aéreas B-boa ventilação C-circulação e controle das hemorragias C-distúrbios neurológicos D-exposição completa da vítima e controle térmico. Importante que toda vítima de trauma possui lesão cervical até que prove contrário. Na terceira fase é realizado uma entrevista rápida para tomar a decisão mais eficaz no atendimento a vítima, é realizado exame físico, verificação dos sinais vitais SAMPLE: é realizado sinais e sintomas, alergias, medicações, passado médico, líquido e alimento, relacionados a traumas ou doença. Na quarta fase, é realizado uma avaliação física mais detalhada com exame cefalo-caudal da vítima, procurando identificar lesões em membros superiores e inferiores, também é avaliado pulso, perfurações, sensibilidade e motilidade.

0%   0%  0 voto(s).



Atentar para os risco, do socorrista e da vítima. Jamais esquecer dos EPIs. Qualquer dúvida ou se não for do seu alcance, contactar nos telefones supracitados.

0%   0%  0 voto(s).



Avaliaçao da cena ou sinistro é o momento no qual é possivel ter idéia do contexto geral da situação, pois apenas com uma pré-avaliação do local é que podemos conhecer o tipo de vítima com a qual está lidando e tambem para que se possa dimensionar os riscos potenciais existentes na cena, prevenindo assim que a pessoa que tem o intuito de aplicar os P.S não se torne mais uma vítima da ocorrência e por fim é chamado o socorro especializado, isso o mais rapido possivel.

A abordagem inicial da vitima consiste em verificar se a vitima responde aos estimulos de toque, se responde ao estimulo verbal, ou ainda ao estimulo de dor, isso para verificar se a vitima esta ou nao consciente, ou se teve alguma lesao que comprometa a percepçao de alguns ou todos os estimulos. Feito isso avaliaçao dos sinais vitais juntamente com avaliaçao dos sinais de apoio.

O prestador de socorro deve estar atento para algumas prioridades, promovendo o A abrir vias aereas B boa ventilaçao C circulaçao D neurologico E controle termico adequado.

Destacando que até que se prove ao contrario o acidentado apresenta trauma cervical, portanto não pode movimentar o paciente sem devida imobilizaçao.

Até que chegue atendimento especializado, o prestador de socorro deve tentar controlar hemorragia, permitir boa ventilaçao da vitima, imobilizar ou impedir que a vitima mexa-se, estar sempre monitorizando oa vitima, ou seja, avaliando sua evoluçao.

0%   0%  0 voto(s).



deve avaliar os riscos que colocam em perigo o prestador de primeiros socorros neste caso o prestador deve estar atento para:avaliação da situação com tranquilidade e rapidez,manter segurança da area,chamar socorro especializado,abordagem da vitima.avaliação inicial como sinais vitais e sinais de apoio,avaliação dirigida,entrevista rapida,exames rapido,avaliação fisica detalhada,estabilização e transporte.

0%   0%  0 voto(s).



Primeira avaliação a ser tomada numa das etapas de socorro e avaliar ricos que possam colocar em perigo a pessoa que vai prestar o socorro. quando houver, deve-se aguardar o chegado do socorro especializado. Nesta fase o socorrista deve atentar-se para: avaliar a situação de risco para se próprio, pra vitima e para outras pessoas.

ao abordar a vitima, verifique os sinais vitais dela.

A avaliação inicial e identificar problemas que ameaçam a vida a curto prazo, sendo eles: sinais vitais: como vimos no 3°passo respiração, pulso, PA e temperatura. e também os sinais de apoio.

toda vitima de trauma possui lesão cervical até prova em contrario.

a avaliação dirigida é necessário para que se possa tomar a decisão correta que devem ser aplicadas na vitima. com: entrevista rápida, SAMPLE exame rápido e aferiação dos sinais vitais.

a avaliação física e detalhada examina-se da cabeça aos pés da vitima, procurando identificar lesões.

a avaliação continua é verificar continuamente os sinais vitais e mantém-se constante observação do aspecto geral da vitima.

0%   0%  0 voto(s).



1°para manter a segurança devemos observar e sinalizar ,não tentar fazer + o possível sozinho, chamar por socorro especializado.

Abordagem da vitima verificar a respansividade e checagem de sinais vitais.

a fase de avaliação inicial ver,ouvir e sentir respiração ,pulso,PA e temperatura não esquecer dos sinais de apoio cor da pele,motilidade,sensibilidade,foto reatividade,enchimento capilar.

prioridades no atendimento são:A,B,C,D,E sobre os cuidados que devem ser aplicados nas vitimas entrevista rápida exame rápido, aferição dos sinais vitais.examina se tbem já na 4° a vitima da cabeça aos pes .5° fase estabilização do transporte,realizar rolamento avaliando região dorsal.identificar e prevenir o estado de choque ,preferir transporte especializado, antes da remoção tentar controlar a hemorragia ,iniciar a respiração para o socorro ,execute a massagem cardíaca externa ,imobilize as fraturas.evite o estado de choque se necessário

0%   0%  0 voto(s).



Etapas do socorro

Avaliação da cena - é a primeira etapa, aonde irei observar se o ambiente tras segurança para eu realizar o atendimento

Necessario realizar a solicitação de auxilio, sinalização e atendimento posteriormente.

No atendimento

Primeiramente realizar o A, desobstrução das vias aereas e controle de cervical

B, verificar a respiração, VOS, ver, ouvir e sentir

c, verificar o pulso, pulso carotideo e radial mais facil de ser observado

D, observar a consciencia da vitima, alerta ou não

E, observação se há traumas ou não, realizando um exame da cabeça aos pés

Realizar a avaliação dos sinais de apoio

Remoção, dando cuidado a vitima com lesao de coluna, podendo ser com ajuda de pessoas, maca, cadeira, tábua, cobertor ou até mesmo uma porta.

0%   0%  0 voto(s).



Avaliar os possíveis riscos para o socorrista, verificar causa do acidente, vítinas, gravidade e todas informações que poderão ser úteis.Criar plano de ação, manter segurança da área, acionar socorro especializado.

Sinais vitais: ver, ouvir, sentir; sinais de apoio;cor e umidade, motilidade, sensibilidade, foto reatividade pupilar.

reavaliar vítima críticas e instáveis a cada 3 min., potencialmente a cada 10 min.

0%   0%  0 voto(s).



Nas etapas do socorro aprendemos como avaliar as fases de cada etapa: 1 avalia a cena aonde aconteceu o acidente, o prestador de serviços deve tomar cuidado, ver se está seguro se sua vida não está em risco, deve ver quantas vítimas tem, chamar por socorro SAMU, POLÍCIA, BOMBEIROS... e utilizar o EPIs.

2 avaliação inicial, é aonde afere os dados vitais, sinais de apoio, ABCDE.

3 avaliação dirigida, é onde se faz uma entrevista SAMPLE, exame rápido para melhor ser os cuidados daquela pessoa.

4 avaliação física detalhada, faz-se o exame físico cefalo-caudal para identificar possíveis lesões.

5 estabilização e transporte, termina-se o exame e prepara a vítima para ser removida, sendo de preferencia pelo serviço especializado.

6 avaliação continuada, mantem o paciente em constante observação e é verificado os sinais vitais periodicamente.

0%   0%  0 voto(s).



avaliar cena, sem risco para o socorrista, observar o esquema para socorro abcde, antes de tudo chamar socorro especializado, bombeiros samu etc

0%   0%  0 voto(s).



avaliação da cena da ocorrencia conciste na verificação de possiveis riscos para si proprio e demais pessoas.fazendo levantamento de toda a area.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789101112



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 14 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.