Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Ferimentos





Foi possível neste modulo aprender sobre as diferentes formas de ferimentos como contusão, hematoma, escoriação, além dos respectivos primeiros socorros de acordo com a sua localização e gravidades.

Em caso de amputação e importante enrolar a parte amputada em gaze ou pano limpo, coloca-la em soro ou água com sal e colocar em um recipiente com gelo.

Em ferimentos no tórax deve observar se não houve perfuração de pulmão para não tampar o ferimento completamente dificultando a respiração do acidentado.

Em ferimento no abdôme se houver exteriorização de órgãos e importante mantê-los cobertos com pano ou gaze úmida.

Em ferimentos nos olhos deve-se apenas cobrir os olhos. Se houver objetos encravados nunca retirar apenas fixar com curativo para não ocasionar agravamentos.

100%   0%  1 voto(s).



Qualquer rompimento anormal da pele ou superfície do corpo é chamado de ferimento. A maioria dessas lesões comprometem os tecidos moles, a pele e os músculos. As feridas podem ser abertas ou fechadas. A ferida aberta é aquela na qual existe uma perda de continuidade da superfície cutânea. Na ferida fechada, a lesão do tecido mole ocorre abaixo da pele, porém não existe perda da continuidade na superfície.

Todos os ferimentos logo que ocorrem, causam dor, produzem sangramentos e podem causar infecções.

As roupas sobre um ferimento deverão ser sempre removidas para que o socorrista possa melhor visualizar a área lesada. Remova-as com um mínimo de movimento.

0%   0%  0 voto(s).



Qualquer rompimento anormal da pele ou superfície do corpo é chamado de ferimento. A maioria dessas lesões comprometem os tecidos moles, a pele e os músculos. As feridas podem ser abertas ou fechadas. A ferida aberta é aquela na qual existe uma perda de continuidade da superfície cutânea. Na ferida fechada, a lesão do tecido mole ocorre abaixo da pele, porém não existe perda da continuidade na superfície.

Quando não ocorre rompimento da pele, essa lesão recebe o nome de contusão. Se a ação do objeto contundente atingir apenas as camadas superficiais da pele, ocorre a escoriação, sempre que houver rompimento da pele, tem-se um ferimento.

O socorrista deve sempre lavar as mãos com água e sabão para retirar a sujeira e diminuir a possibilidade de infecção no local ferido, secar o local com um pano limpo além de manter o curativo limpo e seco.

No caso de amputações dos dedos ou membros, a hemorragia deve ser estancada o mais rápido possível. Nos ferimentos de tórax o local deve se coberto com pano limpo até a chegada do socorro especializado.

0%   0%  0 voto(s).



ferimento/ferida - trauma sofrido pelo corpo com rompimento de pele.

contusão - trauma sofrido pelo corpo sem rompimento de pele.

hematoma - trauma muito violento com rompimento de vasos sanguíneos, causando acumulo de sangue no local.

escoriação - trauma que atinge apenas as camadas superficiais da pele.

0%   0%  0 voto(s).



No carnaval deste ano, tivemos que prestar socorro a uma senhora vítima de acidente de moto. A mesma teve fraturas múltiplas no braço e antebraço direito, além de uma exposta. O estado da vítima era preocupante, pois além das fraturas ela sofreu um pancada no abdômen e eu tive a preocupação em transporta-la com segurança e rapidez ao hospital mais próximo. E no 12ºPasso do curso há vários tipos de ferimentos, e nós socorristas devemos atuar com profissionalismo

0%   0%  0 voto(s).



Neste caso qualquer agente físico sobre o corpo, pode causar um traumatismo com rompimento de pele ou não, como uma batida em um canto de mesa ou apenas um beliscão. No caso de rompimento de pele este deve ser bem limpo, para evitar qualquer tipo de infecção no local, mais também existe as contusões, as amputações, os ferimentos de tórax, no abdomen e nos olhos, além da cabeça.

Em relação as contusões, deixar em repouso a parte contudida, por compressa fria e elevar o membro afetado. Em caso de rompimento da pele deve lavar os meios com água e sabão, e retirar toda a sujeira para que possa evitar uma infecção no local, já em relação as amputações, tanto de dedos como de membros a hemorragia deve ser estancada o mais rápido possível, a parte amputada deve ser colocada em um saco de plástico com soro fisiológicos ou com água e uma pitada de sal.

Em ferimentos na região do tórax, pode acarretar um orifício maior, caso atinja os pulmões, o socorrista pode ouvir o ar saindo por ele ou pode ver o sangue borbulhando por esse mesmo. Neste caso o ferimento deve ser coberto com uma compressa grande ou por curativos de três pontas para que o acidentado não fique com dificuldade de respirar, nunca deve se enfaixar o local ferido no tórax, e manter o acidentado coberto e encaminhado ao pronto socorro mais rápido possível.

Já no abdome os ferimentos podem ser mais complicados devidos aos orgãos que podem ser afetados e as vezes pode acontecer que algum orgão pode sair para fora, mais o socorrista nunca deve tentar coloca-la para dentro mais sim proteje-la colocando um pano limpido e umido em volta do orgão que está externo e nunca cobri-lo com papel toalha, papel higiênico e algodão, pois estes meios o médico que atender a vitima terá mais dificuldade para remove-los pois o mesmo adere muito fácil ao órgão afetado.

Em relação ao ferimento aos olhos, esse é um orgão é muito sensível do corpo caso tenha corpos estranhos, nunca tente remove-lo, pois o socorrista deve apenas cobrir o olho afetado com gase e tiras de esparadrapo, mais deve também cobrir o olho não afetado, para evitar a movimentação do olho atingido.

Em ferimentos na cabeça deve manter o acidentado deitado de costas, afrouxar suas roupas, colocar compressa com pano limpo e prender com esparadrapo ou pedaço de pano.

Com relação de ferimentos com presença de objetos encravados não tente remove-los manter o objeto no local fazer curativo volumoso encaminhar urgente para o pronto socorro mais próximo.

0%   0%  0 voto(s).



Ferimentos são traumatismos com rompimentos da pele ou traumatismos internos. Se não houver rompimento da pele recebem o nome de contusões.

A área contundida deve ser repousada com tratamento de água fria ou gelo, a fim de fazer passar a dor e o inchaço.

Escoriações são contusões que afetam camadas superficiais da pele devido ao contato, em geral, com a aspereza do chão.

Quando há o rompimento propriamente dito da pele pela ação de instrumentos pérfuro-cortantes,deve-se buscar estancar o sangramento, cobrindo a ferida para evitar contaminações.

Para agir nesses casos, o socorrista deve sempre lavar as mãos e a ferida, evitando infecções do ferimento. Curativos devem ser feitos sem apertar, além de serem mantidos limpos e secos.

Amputações de dedos ou membros exigem o estancamento imediato do sangramento. O membro deve ser enrolado em gaze e conduzido ao hospital em saco plástico com solução de água com pitadas de sal. O saco plástico deve ser colocado em recipiente com gelo. Pode existir a possibilidade de reimplante.

Se houver ferimento do tórax e possível comprometimento do pulmão, o ideal é fazer um curativo de três pontos, que impede a entrada de ar diretamente no tórax e permite a expulsão de gases durante a expiração.

Ferimentos no abdome pode expor vísceras. Não se deve tentar recolocá-los no interior do corpo. Devem ser cobertos com materiais não-aderentes e devem ser constantemente mantidos em umidade.

0%   0%  0 voto(s).



Ferimentos devem ser tratados com muita higiene por parte do prestador de socorro, sempre procurando dispor de água e panos limpos para estancar o ferimento ou apenas cobrí-lo para evitar contaminação.

Atenção maior para o caso de hemorragias graves, onde se deve dar prioridade ao seu fechamento. Em casos graves, sempre deve-se encaminha a vítima para ajuda especializada, como hospitais e postos de saúde.

0%   0%  0 voto(s).



A atuação de um agente físico sobre o corpo pode causar traumatismo com ou sem rompimento da pele ferimento/ferida. Quando não ocorra ferimento da pele se chama contusão, quando roxa e inchado chama-se hematoma. O principal e ver se há hemorragia, compressas frias, não mexer em nada exposto, apenas evitar contaminação e procurar atendimento especializado

0%   0%  0 voto(s).



No passo 12º Ferimentos fiquei a conhecer o conceito e causas, que pode ser provocado por um agente físico sobre o corpo pode causar um traumatismo com rompimento de pele

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 10 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.