Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Distúrbios Causados Pelo Calor





Os distúrbios causados pelo calor são muito comuns, são eles: insolação, intermação e queimaduras.

A diferença entre insolação e intermação e que a primeira ocorre por exposição direta a raios solares e a segunda ocorre por excesso de calor em locais úmidos e não arejados, sendo a diferença em primeiros socorros e que na insolação deve-se aplicar compressas geladas ou banho frio se possível enquanto na intermação deve-se colocar o acidentado deitado com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

No caso de queimaduras e possível classifica-la em: 1º, 2º e 3º grau sendo o ultimo o mais grave. As queimaduras também podem ocorrer por diversas formas como fogo, substâncias químicas, por frio.

0%   0%  0 voto(s).



O corpo pode ser capaz de manter a sua temperatura dentro de uma faixa estreita, tanto em um clima quente quanto em um clima frio, por meio da sudorese, de alterações da respiração, de tremores e da variação do fluxo sanguíneo que chega a pele e aos órgãos internos. Contudo, a exposição excessiva a temperaturas elevadas pode acarretar distúrbios como a exaustão pelo calor, a intermação e as câimbras causadas pelo calor.

O risco de apresentar um desses distúrbios causados pelo calor aumenta com a umidade elevada, que diminui o efeito refrescante da sudorese, e com o esforço físico prolongado, que aumenta a quantidade de calor produzido pelos músculos. As pessoas idosas, as muito obesas e os alcoolistas crônicos são especialmente suscetíveis aos distúrbios causados pelo calor, assim como as pessoas que fazem uso de determinados medicamentos p.ex., antihistamínicos ou antipsicóticos ou que consomem certas drogas p.ex., álcool e cocaína .

A melhor forma de evitar doenças relacionadas ao calor é a utilização do bom senso. Por exemplo, os esforços físicos excessivos em um ambiente muito quente ou em um espaço mal ventilado devem ser evitados e vestimentas adequadas devem ser utilizadas. Pode ser realizada a reposição de líquido e sais perdidos pelo suor pela ingestão de bebidas e alimentos levemente salgados p.ex., suco de tomate salgado ou caldo de carne frio. Muitas bebidas comerciais p.ex., Gatorade, contêm uma quantidade adicional de sais. Quando o esforço em um ambiente quente não pode ser evitado, é importante que a pessoa ingira muito líquido e refresque a pele, molhando a com água fria.

Intermação

A intermação é uma condição potencialmente letal resultante de uma exposição longa ao calor, em que a pessoa não pode suar o suficiente para fazer baixar a sua temperatura corpórea.

Frequentemente, esta condição ocorre rapidamente e exige tratamento intensivo imediato. Quando uma pessoa desidrata e não consegue suar o suficiente para resfriar o corpo, a temperatura corpórea pode subir para níveis perigosamente elevados, causando a intermação. Determinadas doenças p.ex., esclerodermia e fibrose cística diminuem a capacidade de sudação, aumentando o risco de intermação.

Sintomas e Diagnóstico

A intermação pode ocorrer rapidamente e nem sempre é precedida por sinais de alarme como, por exemplo, cefaléia, vertigem sensação de que tudo está rodando ou fadiga. A sudorese pode diminuir, mas nem sempre. A pele fica quente, hiperemiada e, comumente, seca. A frequência cardíaca aumenta e pode rapidamente atingir de 160 a 180 batimentos por minuto, em contraste com a frequência cardíaca normal de 60 a 100 batimentos por minuto. A frequência respiratória geralmente diminui, mas a pressão arterial raramente se altera. A temperatura corpórea, a qual deve ser medida no reto, sobe rapidamente para 40 a 41°C, causando uma sensação de

0%   0%  0 voto(s).



Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao Sol. Primeiros socorro: remover a vítima para um local fresco e arejado,afrouxar as vestes da vítima, mantê-lo em repouso, aplicação de compressas geladas ou banho frio, se possível.

A intermação é decorrente da dificuldade do corpo em se resfriar adequadamente num ambiente com calor excessivo.

0%   0%  0 voto(s).



Ocorre bastante insolação e intermação neste período do ano, principalmente na região Nordeste onde a temperatura é mais alta. O Socorrista jamais poderá esquecer de usar os métodos seguros de baixar a temperatura corporal da vítima

0%   0%  0 voto(s).



Insolação é distúrbio decorrente da exposição prolongada aos raios solares. A temperatura do corpo se eleva; há dor de cabeça e sede intensos, além de pele seca e avermelhada.

Ao socorrista cabe remover a vítima para local fresco. Compressas geladas e banhos frios resumem as ações do socorrista.

A intermação deve-se à falta de regulação térmica do organismo em virtude de calor excessivo em locais úmidos e não arejados.

O socorro é retirar a vítima para lugar fresco e arejado, deixando-a deitada com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

Queimaduras lesionam a pele pela ação de temperaturas extremas. São classificadas pela profundidade e extensão da área atingida.

São graves as queimaduras de 15% de extensão de pele nos adultos e 10% nas crianças.

* Queimaduras de 1º grau: hidratar a vítima e aplicar compressa fria no local ou banho frio no corpo.

* Queimaduras de 2º grau: provocam bolhas e desprendimento superficial da pele. Podem provocar a desidratação. Cabe ao socorrista dar-lhe água, aplicar compressas frias no local e acionar socorro médico.

*Queimaduras de 3º grau: podem atingir músculos e ossos. Não é dolorosa, devido à destruição de nervos. Apresentam grande risco para a vítima.

Se o corpo da vítima for incendiado, não deve ficar de pé pois pode alastrar para o rosto e cabelos e nem correr pois assim ativa as chamas. Deve-se abafar as chamas ou rolar no chão, retirnado a roupa se não estiver pregada na pele.

Se a queimadura for provocada por soda caustica não diluída, deve-se retirar o máximo de substância ante da lavagem, pois a sua reação com a água durante a lavagem produz muito calor.

Queimadura nos olhos por presença de subtância química devem ser abundantemente lavadas. Se a queimadura for por incidência luminosa, apresentará ardência. Cabe apenas a procura de especialista.

O frio pode causar queimaduras e a exposição à temperaturas de congelamento podem causar geladuras. Essas lesões podem levar à hipotermia.

Em casos de congelamento de pés ou mãos, deve-se aquecer o membro com panos molhados com água quente. Não se deve massagear a pele diretamente. Deve-se dar bebida quente ao acidentado. Se houver desmaio, retirar-lhe toda a roupa congelada e cobrí-lo com cobertor.

Em nenhum caso deve-se romper bolhas. Evitar sempre a instalação do estado de choque.

0%   0%  0 voto(s).



Nunca romper as bolhas, pois podem causar infecções. Não retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele. Não colocar água em queimaduras com bolhas rompidas. Separar a causa do acidentado ou o acidentado da causa. Cobrir cuidadosamente com um pano limpo as partes queimadas, para evitar a infecção. Evitar o choque. ajudar o acidentado a obter atendimento especializado.

0%   0%  0 voto(s).



Podem ser de 1 grau-derme, 2 grau epiderme,3 grau-tudo. Sempre cuidar para não contaminar,fazer compressas frias menos na por congelamento evitar a causa

0%   0%  0 voto(s).



Insolação: pertubação decorrente à exposição direta e prolongada aos raios solares. Pele seca, quente e avermelhada, sede intensa, cefaléia.

Intermação: pertubação do organismo causado pelo excessivo calor em locais úmidos e não arejados.

queimaduras: Lesão causada pela exposição de temperaturas extremas.

são consideradas grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo nos adultos e mais de 10% em crianças até 10 anos.

Queimaduras de 1º grau: pele vermelhada, ardor e ressecamento.

queimaduras de 2 grau: Atingem camadas um pouco mais profundas da pele. Formação de bolhas e desprendimento das camadas superficiais da pele o que causa feridas avermelhadas e muito dolorosas.

Queimaduras de 3 grau: todas as camadas da pele são atingidas, podendo ainda chegar nos músculos,e ossos. São secas esbranquiçadas, de aspecto carbonizado e geralmente apresentam pouco aspecto doloroso, pois há queimadura dos nervos atingidos.

0%   0%  0 voto(s).



Insolação é uma pertubação decorrente da exposição direta e prolongada do organismo aos raios solares.

Intermação é uma pertubação do organismo causada pelo excessivo calor em locais úmidos e não arejados, dificultando a regulação térmica.

0%   0%  0 voto(s).



Insolação: é um a perturbação decorrente da exposição direta e prolongada do organismo aos raios solares.

Sianis e sintomas: Pele seca, quente e avermelhada, pulso rápido e forte, sede intensa, cefaléia, temperatura do corpo elevada, dificuldade respiratória.

Intermação: Pertubação do organismo causado por excessivo calor em locais úmidos e não arejados, dificultando a regulação térmica do organismo;

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345678



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 20 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.