Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Mordidas e Picadas de Animais





Neste modulo além de de aprender sobre os primeiros socorros foi possível aprender sobre os diversos tipos de cobras e aranhas e os sintomas de cada mordida, sendo necessário sempre manter a calma e tentar levar o animal que atacou para melhor atendimento especializado com exceção do cachorro que deve ficar preso e em observação por 10 dias.

A aplicação de compressas de gelo também é importante para amenizar a dor da vitima, deve-se também estar atento sobre o estado da vitima e pronto para impedir choque e agir em caso de parada respiratória e cardíaca.

Deve-se sempre procurar o atentimento especializado urgentemente.

0%   0%  0 voto(s).



MORDIDAS E PICADAS DE ANIMAIS

COBRAS VENENOSAS

Gravidade: Aproximadamente 1% das picadas de cobras venenosas são fatais quando a vítima não é socorrida a tempo. Mesmo que seja impossível reconhecer a cobra que causou o acidente, é necessário procurar um médico, enquanto mantém-se a vítima deitada e calma.

O que fazer: Deite a vítima e evite esforços desnecessários, pois o estímulo da circulação sanguínea espalha pelo corpo o veneno. Aproveite os primeiros 30 minutos para chupar o sangue local e sugar o veneno ou faça compressões com as mãos no local da mordida. Se não houver sangramento, tente retardar a circulação sanguínea. Aplicar compressas frias sobre o local da picada e conduzir imediatamente para o médico.

Cuidados: Evite que a vítima caminhe. Após 30 minutos a única solução é o encaminhamento médico. Arames, cordas ou barbantes não devem ser utilizados como garrote. Tente levar a cobra para identificação no hospital.

Diferenças entre venenosas e não venenosas:

Venenosas

0%   0%  0 voto(s).



Não é nada fácil ficar calmo, quando você é a própria vítima de mordedura de cães e gatos suspeitos de estarem doentes. Ou mesmo de insetos e/ou animais peçonhentos. Poucos sabem que é preciso acalmar a vítima, mantê-la deitada, colocar gelo e encaminha-la ao atendimento médico.

0%   0%  0 voto(s).



Para os casos de picadas de insetos, não há socorro imediato específico. Contudo, sempre que possível, deve-se levar amostra do inseto ao hospital no momento do atendimento do acidentado.

No caso de picadas de abelha, a melhor técnica é raspar o local da picada, para retirar o ferrão e o veneno com posterior lavagem do local com água e sabão. Compressas frias ajudam a reduzir a dor. Se o acidentado for hipersensível deve-se encaminhá-lo imediatamente ao atendimento médico.

Cães e gatos podem transmitir raiva ao homem através da mordida. Provavelmente o animal será raivosos se apresentar a boca espumando, repelência à claridade e impossibilidade de comer ou beber.

Já o ser humano terá contraído raiva se apresentar dor de cabeça, intolerância ao vento e luz, febre e convulsão com paralisia.

O tratamento de emergência é lavar o local com água e sabão, levando a vítima imediatamente para o tratamento adequado.

O envenenamento por picada de escorpiões é mortal. O veneno age no cérebro e medula, provocando paralisia da vítima. Os acidentes são classificados em graves, moderados ou leves. Geralmente, acidentes com escorpiões amarelos são mais perigosos que os outros.

Como socorro recomenda-se lavar o local da picada, fazer compressa de gelo no local para aliviar a dor. Previnir o estado de choque. Sempre que possível levar também o escorpião para identificação.

Acidentes com aranhas também são comuns, principalmente na região sudeste.

Quanto aos prinicpais tipos de aranhas algumas não são consideradas perigosas para a vida, como as tarântulas e caranguejeiras. As armadeiras têm habitos noturnos e são responsáveis pela maior parte dos acidentes. A viúva negra não é agressiva, mas sua ferroada pode apresentar dor intensa e sudorese. Já as aranhas marrons não são agressivas e só atacam em caso de não poder fugir.

Os primeiros socorros compoem-se de identificação da picada e do animal agressor, para ministração do soro correto. Compressa de gelo pode diminuir a dor. O acidentado deve ser imediatamente encaminhado ao hospital.

Serpentes são classificadas em venenosas e não-venenosas. As venenosas se caracterizam pela agressividade, cabeça triangular, dentes em forma de agulha e fosseta loreal, entre os olhos e a narina.

As cobras mais comuns são divididas em quatro grupos: As botrópicas provocam dores peristentes na vítima, podendo evoluir para necrose; as crotálicas provocam poucas dores, mas possui picada com efeitos neurotóxicos com reflexos no rosto. As dores são musculares e a urina fica escura nos casos mais graves; as elapídicas são as "corais verdadeiras", cujo veneno age rapidamente provocando mudanças na voz e salivação, além de adormecimento no membro picado; as laquéticas também podem provocar necrose na pele, além de apresentar dores persistentes, porém sem alterações na face do acidentado.

O socorrista deve manter a vítima deitada a fim de impedir a disseminação do veneno, fazer a limpeza do local e nunca cortar o local da ferida. O membro afetado deve se manter elevado, evitando o seu garroteamento. Nesses casos não se fazem compressas de gelo. Após 30 minutos da picada, qualquer medida de primeiros socorros é inútil, devendo-se encaminhar a vítimca com urgência para o atendimento médico.

0%   0%  0 voto(s).



Deve-se sempre procurar identificar o animal agressor ou mesmo levá-lo, para que a equipe especializada possa ministrar o soro específico de tratamento. O soro geral quase sempre não tem o poder de cura que o específico tem. Não hesite de matar o animal se não puder levá-lo vivo. Lavar a região da picada ou mordida com bastante água e sabão. procurar sempre encaminhar a vítima para ajuda especializada.

0%   0%  0 voto(s).



As picadas de animais peçonhentos possuem sua maior gravidade de acordo com o organismo da vitima,podendo levar a morte se não socorrida a tempo.Em todos os casos lavar a área com água e sabão. Repousar e procurar socorro médico o mais rápido possível.

0%   0%  0 voto(s).



Quando há picadas de insetos, na maior parte não há maior gravidade. No caso de abelhas aconselha-se utilizar a raspagem e não as pinças para a retiragem do ferrão, pois costuma espalhar ainda mais o veneno.

em casos de cachorros e gatos a gravidade maior encontra-se na probabilidade de contrair raiva hidrofobia .

nos casos dos escorpiões o perigo é maior, dependendo do tipo de escorpião, da quantidade do veneno e da suscetibilidade da vítima. DA mesma forma ocorre com as aranhas. Deve-se aplicar bolsas de gelo para alívio da dor e encaminhar ao atendimento especializado. Se possível levar o animal para a identificação.

0%   0%  0 voto(s).



Os acidentes ocorridos com os animais perçonhentos constituem emergência médica frequente em nosso meio, requerendo tratamento adequado e imediato, evitando com isso com que muitos doentes evoluam para o óbito.

0%   0%  0 voto(s).



Um dos maiores riscos que corre a vítima de mordeduras de animais é contrair raiva, tambpem chamada de hidrofobia. Os gatos e os cachorros são os animais que comumente contaminam o homem.

Sinais e sintomas na pessoa contaminda são: cefaléia, febre, mal estar, dor e dificuldade de engolir, intolerância ao vento e à luz, convulsão e paralisia respiratória.

0%   0%  0 voto(s).



Cachorros e Gatos: Um dos mairors riscos que corre a vítima de mordeduras de animais é contrair a raiva hidrofobia. Os cachorros e os gatos são os que frequentemente contaminam o homem.

Reconhecendo um animal raivoso: alteração no comportamento; boca espumante com baba; impossibilida de comer e beber; repelência à claridade; morte no prazo de 5 a 7 dias.

Sinais e sintomas na pessoa contaminada:

Cefaléia, febre, mal estar, dor e dificuldade de engolir, intolerância ao vento e à luz, convulsão e paralisia respiratória.

O cachorro ou gato que mordeu uma pessoa não deve ser morto. Prenda-o e observe por um período de 10 dias. o atendimento de emergência consiste em lavar a feira com água e sabão e encaminhar a vítima o mais rápido possível para o hospital.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345678



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 19 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.