Todo ser humano é único, com suas habilidades e carências específicas e, em geral, boa parte destas características se apresenta logo nos primeiros anos da infância. Cabe ao educador identificar corretamente essas características, a fim de definir corretamente qual a metodologia a ser utilizada no processo de alfabetização e letramento.
Desenvolver a habilidade de percepção dos principais Transtornos Globais de Desenvolvimento é fundamental para o êxito de todo o ciclo educacional. Tal habilidade requer conhecimento técnico, para distinguir e definir a abordagem correta, bem como sensibilidade e atenção por parte do educador infantil. O conteúdo do Curso Educação e Transtornos Globais de Desenvolvimento contempla essas necessidades, a fim de orientar e capacitar o educador no convívio diários com crianças que apresentem essa necessidade de atenção específica.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Diagnosticar os TGD´s e consequentemente adequar o processo pedagógico.
- Favorecer o desenvolvimento de todos, com base na igualdade e no respeito individual.
- Observar e distinguir cada demanda, a fim de facilitar a inclusão e o bom desenvolvimento do aluno.
- Compreender melhor sobre os TGD, as deficiências mentais e deficiências múltiplas.
- Melhorar a relação aluno professor e a aprendizagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Deficiência Mental – Conceitos Básicos
- Deficiência Múltipla – Conceitos Básicos
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Condutas Típicas
- A Relação entre Aluno-Professor e o Aprendizado
- Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental
- Necessidades Educacionais Especiais