Aprenda a preparar uma aula de recreação dinâmica, com objetivos específicos e integrada às demais áreas do conhecimento, abordando os aspectos físico, social e cognitivo, através de atividades psicomotoras, dramatizações, jogos e brincadeiras.
Entenda qual a importância dos jogos e brincadeiras, conheça algumas teorias sobre o assunto, saiba de que maneira o jogo é usado na educação, trabalhe a interdisciplinaridade entre o jogo e as demais áreas, defina melhor os objetivos das atividades lúdicas e compreenda todos os aspectos da psicomotricidade que favorecerão o desenvolvimento de seus alunos.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Pesquisar jogos e brincadeiras adequados aos objetivos pretendidos.
- Preparar uma aula de recreação, respeitando a capacidade de cada turma.
- Definir objetivos adequados à faixa etária do grupo a ser trabalhado.
- Programar atividades de psicomotricidade para enriquecer as aulas de recreação.
- Entender que aula de recreação não é deixar a turma apenas com brincadeiras livres.
- Usar a aula de recreação para trabalhar possíveis problemas de aprendizagem em sala de aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A importância dos jogos e das brincadeiras
- Jogos e suas relações com às aprendizagens em sala de aula
- Coelhinho sai da toca
- Brincadeira “Morto, vivo”
- Algumas Teorias sobre os jogos e as brincadeiras na aprendizagem
- O jogo e a educação
- Música “Fui ao mercado”
- Música “Marcha Soldado”
- Sugestões de jogos – planejamento de aula
- Estágios do desenvolvimento infantil
- Interdisciplinaridade do Jogo
- Objetivos dos jogos nas atividades lúdicas
- Oficina de Jogos
- Psicomotricidade
- Habilidades motoras
- Equilíbrio
- Coordenação motora fina e ampla