Desenvolvimento dos alunos
Se tivéssemos que listar os benefícios e A Importância das Aulas de Recreação, o primeiro seria perceber possíveis dificuldades ou distúrbios de aprendizagem presentes nos alunos ou simplesmente sinais de riscos de um deles. Isso mesmo. As atividades físicas são estímulos para o desenvolvimento das percepções, coordenação motora ampla e fina, do ritmo, do equilíbrio, do raciocínio lógico-matemático, da linguagem musical, entre outras.
Esses aspectos são fundamentais para um melhor desempenho acadêmico dos alunos, dentro da sala de aula. Logo, uma simples dificuldade na elaboração de uma brincadeira ou jogo pode sinalizar que alguma coisa não está indo bem, merecendo, então, uma investigação preliminar por parte do professor.
O que o professor pode ganhar
Muitas vezes o professor dá mais importância às atividades escritas, seja no caderno, folhas impressas ou no livro didático, se for adotado algum, do que as práticas que só precisam de objetos concretos ou o próprio corpo da criança. Por isso, acabam dispensando o caderno de planos e já criam exercícios escritos ou, simplesmente, escolhem as páginas que farão na semana de trabalho, de acordo com o cronograma que foi previamente elaborado.
Certamente não há nenhum problema com os exercícios escritos, contudo o professor não se dá conta do quanto ele poderia estimular a aprendizagem de seus alunos de uma maneira lúdica, através de jogos, brinquedos cantados e brincadeiras diversas, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz.
Para isso, o professor só precisaria colocar o foco no processo de aprender, e não na quantidade de conteúdos a serem aprendidos.
Preocupação com currículo conteudista
Outra característica que os professores querem cultivar é o ensino conteudista. Aquele que tem como objetivo trazer para a sala de aula o máximo de informações e assuntos específicos das áreas de conhecimento. Nesse caso, teríamos alunos bem informados e atualizados sobre todos os temas das disciplinas obrigatórias, sabendo-se lá a que custo.
Essa abordagem pedagógica, além de dar um valor muito grande para as disciplinas, deixando o aluno em segundo plano, não permite ao professor ter uma visão integral sobre como seu aluno aprende ou por que não aprende.
Satisfação aos pais
Como se não fosse muito passar pelo processo de ensino aprendizagem como foco em o que o aluno aprende, e não em como ele aprende, há uma inquietude do docente para saber o que os pais estão achando sobre os objetos de ensino apresentados, o que só seria possível, teoricamente, se eles pudessem ver, acompanhar num caderno, livro, folha, etc.
Nesse sentido, as atividades práticas e físicas não conseguiriam mostrar aos responsáveis o que, de fato, está sendo feito na escola.
Entendemos que a participação dos pais é de fundamental importância para o crescimento do aluno, no entanto, não se pode transformar uma parceria em gestão pelos pais, dos conteúdos a serem aprendidos em sala de aula.
Uma maneira de mudar com esse paradigma seria permitir que os pais pudessem saber e entender que num simples brinquedo cantado ou num jogo de regras há objetivos que se misturaram aos de outras disciplinas como matemática, língua portuguesa, etc., proporcionando um desenvolvimento integral da criança.