Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Tutoria





Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, o tutor ganhou o conceito de mediador e não meramente instrumentalista.

0%   0%  0 voto(s).



Inicialmente o tutor tinha a função de garantir o recebimento do material pelo aluno e supervisionar o cumprimento das atividades e dos objetivos do curso.

Atualmente pensa-se em modificar ou ampliar o sentido em torno da nomenclatura tutor.

0%   0%  0 voto(s).



A função inerente ao tutor, na Ead, tornou-se mais ampla e mais complexa com as novas tecnologias da informação que vem sendo utilizadas.

0%   0%  0 voto(s).



A utilização do termo tutor vem desde do princípio da educação à distância, sendo que no incio o autodidatismo era predominante e os tutores possuiam as suas funções voltadas somente para acompanhar e assegurar o recebimento do material aos aluno e supervisionar as atividas dos cursos. Mas na atualidade, as atividades executadas pelos tutores estão mais abrangentes, devido as mudanças ocorridas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação que tem levantado vários questionamentos no sentido de modificar e ampliar a nomenclatura tutor em EAD.

0%   0%  0 voto(s).



O termo tutor a príncipio era usado para designar aqueles que eram responsáveis pela distribuição de materiais de cursos por correspondência. Hoje, o termo ganhou complexidade, a função de tutor no Ensino à distância é mais do que simplesmente acompanhar o aluno. O tutor é responsável pela mediação, motivação e deve alinhar a tecnologia a metodologia de ensino-aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



O papel de tutor em Educação a distância

Como pode ser observada ao analisar a estrutura de um curso a distância o papel do tutor não é apenas instrumentalista, ou seja, aquela pessoa que apenas repassa o material recebido aos alunos e supervisiona o cumprimento das atividades. O tutor de um curso a distância, atualmente, tem amplas responsabilidades durante a realização do curso como, por exemplo: incentivar os alunos a participarem das atividades, orientá-los quanto às datas e procedimentos das avaliações e todas as atividades ocorridas durante o curso. Enfim, observa-se que a postura do tutor em EAD deve ser de um profissional que auxilie os alunos na construção do conhecimento e ao mesmo tempo seja um ele entre o aluno e a instituição de ensino.

0%   0%  0 voto(s).



Com certeza, as obrigações do tutor devem aumentar, logicamente necessitando uma qualificação maior e adequada às necessidades de cada curso.

0%   0%  0 voto(s).



Tutor é o profissional da educação que assiste ao aluno quando necessário, controla os envios e recebimentos dos materiais didáticos e supervisiona as suas atividades.

0%   0%  0 voto(s).



No início da EaD, o tutor era responsável em assegurar o recebimento do material pelos alunos e supervisionar o cumprimento das atividades dos mesmos. Hoje em dia, vem se questionando o termo "tutor" por ter atingido uma concepção mais complexa. Tal termo foi criado pela UAB e pela legislação brasileira.

0%   0%  0 voto(s).



O professor está começando a aprender a trabalhar em situações muito diferentes: com poucos e muitos alunos, com mais ou menos encontros presenciais, com um processo personalizado professor autor-gestor ou mais despersonalizado separação entre o autor e o gestor de aprendizagem . Quanto mais situações diferentes experimentar, estarão mais bem preparados para vivenciar diferentes papéis, metodologias, projetos pedagógicos, muitos ainda em fase de experimentação.

Ensinar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativa. Investindo na formação de professores no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias, poderemos avançar mais depressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar, porque há toda uma ligação com o passado que é necessário mantermos, além de também estarmos atentos a um futuro que é bastante imprevisível.

Os professores papagaios, que só repetem o que leem, serão progressivamente deixados de lado e substituídos pelas tecnologias avançadas de informação. Com a sociedade muito mais interconectada, com a ampliação quase infinita de fontes e materiais de consulta, precisaremos cada vez mais de educadores com credibilidade, que inspirem confiança, de educadores-facilitadores, educador-mediadores, que nos ajudem a organizar o caos e as contradições pessoais, grupais, organizacionais e sociais.

Esse é o papel do tutor da nova era...

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 37 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.