Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: O Aluno Virtual





Antigamente a Educação era orquestrada pela Escola Tradicional, onde os alunos passivo era meros receptores de conhecimento, e o professor um super detentor de conhecimento, sendo o sujeito ativo da aprendizagem. Com as novas abordagens, o aluno e o professor passam a se interagirem, portanto o objetivo é o alcance do sujeito ativo aluno . Com isso a educação a distancia ganhou espaço, onde o objetivo é o pleno desenvolvimento do educando, portanto sem contato físico com o professor, utilizando, o aluno, de boa dose de autodidática, muita dedicação e força de vontade.

0%   0%  0 voto(s).



organização e responsabilidade são coisas que não podem faltar na EAD, pois o aluno tem que otimizar seu tempo para conseguir realizar seus estudos da melhor forma possível.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno de EAD diferentemente do aluno da Educação Presencial, tem autonomia para administrar seu tempo de estudo o que não significa afirmar que ele vai estudar o quanto quiser quando quiser ,desse modo o aluno tradicionalmente recpetor de informações passa a ser sujeito ativo na construção do proprio conhecimento. Para tanto deve ter responsalilidade para cumprir metas e prazos de estudo, buscar auxílio para as dificuldades técnicas e interagir de maneira conínua com seus colegas e tutor atraés do amviente de aprendizagem virtual.

0%   0%  0 voto(s).



Com a Educação a Distância, novas possibilidades de aprendizagem passam a existir, a aprendizagem passa a ser universal, devido à possibilidade de alunos estarem em diversas localidades e em diversos tempos e estudarem virtualmente juntos.

Os alunos que antes tinham dificuldade de frequentar uma escola devido ao problema de deslocamento ou de tempo, passam a ser beneficiados pela EaD e além disso, passam a buscar mais seu aprendizado, a pesquisar mais, a questionar mais, sendo assim o protagonista de sua educação, possibilitando que o foco da educação seja, agora, neste aluno.

Um dos desafios que deve ser encarado e superado por todos os envolvidos junto com o aluno virtual é aprender a aprender.

Aprender de uma nova maneira, sem a presença física diária do professor, mas ao mesmo tempo com a presença integral do tutor através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aprender a ler, pesquisar e sanar suas dúvidas com os colegas e tutores virtualmente e não presencialmente. Aprender a se organizar seu tempo, local de estudo, etc e cumprir os cronogramas e tarefas propostas. Aprender a tomar decisões individuais e trabalhar em grupo mesmo que virtualmente.

O aluno virtual não deve se sentir sozinho, mas deve aprender a desenvolver seu conhecimento por si mesmo, sobre como ele aprende melhor, como consegue se organizar para os estudos sem depender de constantes estímulos do professor ou de orientações diárias e expressas.

Enfim aqueles que querem ser ou que já são alunos da Educação a Distância devem :

0%   0%  0 voto(s).



O aluno virtual requer maior dinâmica e interatividade para a apreensão do conhecimento, o que acaba por torná-lo o protagonista do saber, o centro da educação, e por tornar o professor a figura de um mediador, uma ferrmaneta a mais em busca da aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



Atualmente o aluno não consegue ser um mero expectador. O aluno quer discutir, buscar, questionar, pesquisar,tornando assim, o protagonista do seu conhecimento.Aprender de uma nova maneira, ele passa a ser o centro do processo ensino e aprendizagem. Na EaD, o aluno tem a oportunidade de estar junto com os envolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem , compartilhar suas dúvidas e elaborar com segurança sua oponião a cerca do que foi trabalhado.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno virtual ministra sua busca pelo conhecimento, organiza seu tempo, espaço e estudos com disciplina. Deve saber trabalhar em grupo, pois sana suas dificuldades com o tutor e com o grupo.

0%   0%  0 voto(s).



Nos dias de hoje a educação a distância os alunos que fazem curso a distância tem que possuir disciplinas em horários para estudar, saber e cumprir prazos de trabalhos, debater, participar em chats, foruns enfim envolver-se no estudo, pois este e a distAncia e nesses momentos que ele tira para estudar tem que ser com afinco, dedicação e perseverança, pois tem que organizar os conteúdos de forma q entenda como foi repassado, e há troca de informações com colegas e professores atraves dos foruns estabelecidos. E uma troca de informações, uma busca de conchecimentos pertinentes e não so por buscar e sim organiza-los de maneira clara e objetiva nos cnteúdos que estão sendo estudados no processo ensino - aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



As novas tecnologias se constituem hoje, em um grande avanço para os alunos. Porém dizer que tudo mudou não é 100% verdade. Continuamos a ver milhões de jovens condicionadas em sala de aulas onde o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende.Esse ainda é o cenário da educação presencial no nosso pais.

Com o acesso a novas tecnologias que ajudam a EAD a oferecer ensino de qualidade onde o professor chamado de tutor auxilia o aluno a aprender a organizar seu tempo para adquirir novos conhecimentos.

O aluno organiza seu próprio tempo em busca desta nova aprendizagem, constituindo-se em protagonista de sua própria instrução

Aprender a aprender deve ser um dos lemas do Aluno do EAD e a presença do Tutor para esse auxilio é fundamental,

0%   0%  0 voto(s).



muito bom esses lembretes,disciplina,responsabilidade e organização é tudo que o aluno precisa,eu também.

0%   0%  0 voto(s).



Aluno Virtual: No passado o professor impunha seu saber e o aluno era visto como tabula rasa.O professsor era o centro do processo ensino-aprendizagem e o aluno acreditava que precisava do conhecimento que so o professor detinha.Hoje os alunos são passivos, nascem e crescem em contato com tecnologias.Com a educação a distancia novas possibilidads de aprendizagem passam a existir e passa a sre universal, os alunos podemestar em diversas localidades ao mesmo tempo e tambem aqules alunos com problemas de deslocamento passa a ser beneficiados com o EAD.O aluno deve ser conhecido e considerado no planejamentodesta educação. O desafio é aprender a aprender.Aprender a pesquisar,sanar duvidas,organizar tempo e local de estudos,cumprir cronogramas,tomar decisões.O A.V.não deve se sentir sozinho, deve buscar suas potencialidades e tambem suas dificulddades , para que com o auxilio da equipepela EAD e do´professor possa superá-las.

0%   0%  0 voto(s).



Os alunos da atualidade não são mais como era antes, são moveis cheios de movimentos e ligados a tecnologia constantimente mutável, por isso precisam,necessitam de uma nova forma de ensino, pois apresndem de maneira diferente que outrora. Desafio para os tutores em motivar esses alunos a ter disciplina, organizar seu tempo e espaço de estudo , tirar dúvidas tecnicas quanto o conteúdo e o que o cerca, ter responsabilidade e autonomia sobre seus estudos de maneira positiva ao aprender em fim ser pró ativo.

0%   0%  0 voto(s).



O que se percebe-se que o aluno de hoje não é mais passivo, e aceita tudo como antigamente, o aluno de hoje ele já cresce em meio a tecnologia, desde pequeno ela já tem ideia dessas ferramentas tecnológicas, e com isso a facilidade e a exigência dele como aluno é bem maior.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno ead não é um aluno comum, ele tem que ser capaz de gerir sua própria aprendizagem, de organizar seus horários, conteúdos, pesquisar autodidaticamente, trocar ideias com os tutores e colegas.

0%   0%  0 voto(s).



Este aluno , aprende a organizar os seu conhecimento, a autoavaliar suas aprendizagem, mas não aprende sozinho, aprende com o apoio do tutor e demais alunos. Em todo caso a disciplina para criar a rotina de estudos, cumprir prazos, estudar periodicamente para rever conteúdo, buscar ajuda nas dificuldades, ler, pesquisar, tudo isso deve fazer parte do cotidiano do aluno ead. O ensino a distancia proporciona ao aluno uma liberdade em organizar o seu tempo, mas assim como na ensino presencial é preciso disciplina e dedicação, além de muita responsabilidade e força de vontade.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno virtual precisa ter disciplina, responsabilidade, criar uma rotina de estudo, buscar solução para suas dificuldades e comunicar-se com seu tutor.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 26 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.