Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: O Aluno Virtual





O aluno virtual surge como um ser capaz de criar condições próprias para sua organização e estudos. Mediado pela atuação do tutor.

0%   0%  0 voto(s).



No passado o professor impunha o seu saber, ele era o centro do processo ensino aprendizagem. O aluno devia obedecer e respeitar passivamente. Hoje os aluno já nascem em contato com a tecnologia.

Com a EaD o aluno passa a ser o centro das atenções, ele deve ser conhecido e considerado no momento de planejamento.

O aluno virtual deve aprender a desenvolver seu conhecimento por si mesmo.

0%   0%  0 voto(s).



Com as mudanças tecnológicas e avanços na forma como se ensina, houve também uma mudança no perfil do aluno.

O aluno virtual desenvolve características como organização e disciplina.

Esse novo perfil de aluno é mais questionador e busca ser mais comunicativo mesmo que seja virtualmente.

0%   0%  0 voto(s).



O ALUNO VIRTUAL

Nos tempos modernos houve grandes mudanças em praticamente todos os setores da sociedade e com a educação não seria diferente, no último século a escola sofreu modificações preponderantes em sua estrutura organizacional e pedagógica. E para atender a essas mudanças o aluno deixa de ser um ser passivo diante do ensino e passa a ser o sujeito da aprendizagem havendo, portanto, inúmeras transformações na forma como o aluno se relaciona com o ensino.

Com a universalização do computador e da internet e, consequentemente, o surgimento da educação a distância o aluno, no caso o aluno da educação a distância, que em alguns casos é criado em contato com tecnologias não conseguem mais aprender da maneira tradicional que antes conseguiam, ou seja, enfileirados numa sala de aula, por meio de aula expositiva.

Diante disso a educação a distância cria um aluno ativo, reflexivo e sujeito da própria aprendizagem, capaz de buscar seu aprendizado, pesquisar, questionar, aprender a aprender sem a necessária presença física do professor em sua frente, mas sim através de um ambiente virtual de aprendizagem que o permita ser o sujeito do processo.

0%   0%  0 voto(s).



Desde do início da educação o professor era visto como detentor do saber e a educação era unilateral, do professor para o aluno. Na EaD o aluno passa a ser o centro das atenções, onde o aluno deve desenvolver o autodidatismo, deve aprender a buscar, pesquisar. Ele não estuda sozinho, ele deve aprender a interagir com todo ambiente virtual de ensino.

0%   0%  0 voto(s).



Hoje em dia as pessoas procuram cada vez mais sua autonomia e a autoaprendizagem é uma das características que mais se destacam no perfil dessas pessoas. O profissional atual precisa ser versátil e estar sempre ligado a novas tendências aprimorando seu aprendizado em prol do seu trabalho e até mesmo da sua realização pessoal.

O aluno de EAD geralmente é aquele que a idade na sua maioria possui mais de 30 anos. São profissionais que estão em plena capacidade produtiva e optam pela EAD para aumentarem seus conhecimentos. Que na maioria são casados e os cursos a distância são uma maneira que as pessoas encontram de ficarem informadas e ainda assim dispor de tempo para a família, visto que podem acessar os cursos até mesmo de suas residências.

O sucesso do aluno do curso a distância está diretamente ligado a alguns fatores como: a ferramenta utilizada, a forma pela qual o professor tutor conduz sua turma e principalmente a motivação do aluno para fazer esse curso.

O aluno deve encontrar uma ferramenta que seja fácil de usar e com os recursos necessários para a interatividade desejada em um curso a distância. O perfil do aluno virtual de sucesso é composto geralmente por pessoas com mais idade e maturidade. Esses alunos têm condições de avaliar melhor a real necessidade de fazer um curso a distância sabendo que terão que estudar na maior parte do tempo sem o acompanhamento de um professor.

O aluno virtual precisa ser autodidata e saber conduzir sua agenda de estudo de maneira que as tarefas sejam realizadas sem a necessidade de cobrança por parte do professor, pois ele precisa ter em mente que a vantagem oferecida pelos cursos a distância de fazer suas tarefas em hora e local escolhidos não o isentam da realização das mesmas. Ele precisa também saber levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas idéias de forma clara e concisa.

Possuindo as características acima relatadas e adequando sua maneira de estudo individualizada a uma interação com o grupo de estudos de sua sala de aula virtual possivelmente o aluno terá um bom desempenho no curso a distância que escolher fazer e fará um curso com a qualidade desejada.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno virtual é aquele que vai buscar mais seu aprendizado, a pesquisar mais, a questionar mais, sendo assim o protagonista de sua educação, possibilitando que o foco da educação seja, agora, neste aluno.

0%   0%  0 voto(s).



O aluno na EaD não é mais um expectador de aula. Passou a ser agente ativo da própria formação. Por conta disto, a responsabilidade para com o compromisso e a dedicação passa a ser, majoritáriamente, do próprio aluno.

0%   0%  0 voto(s).



No passado o aluno era visto como uma tábua,só o professor detinha o poder e devia-se obediência e respeito à ele.o aluno era então passivo de informações.

Hoje nossos alunos nascem,crescem em contato com um mundo globalizado,onde através de suas próprias idéias constroem novos saberes necessários a sua existência na prática de seu cotidiano, sanando assim suas necessidades atuais.

a Educação a Distância oportuniza a esses alunos avanços rápidos de acordo com seu interesse para as áreas apercebidas em aprendizagens,novas possibilidades se abrem, troca de informações enriquecem seus saberes,através das ferramentas

tecnológicas aprimorizam-se de acordo com suas escolhas.

o aluno passa assim a ser o centro da educação,onde o desafio é juntamente com ele aprender a aprender.

0%   0%  0 voto(s).



Com a Educação a Distância, novas possibilidades de aprendizagem passam a existir, pois a aprendizagem passa a ser universal, devido à possibilidade de alunos estarem em diversas localidades e em diversos tempos e estudarem

100%   0%  1 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 38 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.