Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Referenciais de Qualidade para Educação





Há vários modelos de educação à distancia que é configurado pela natureza do curso, aplicado a realidade do educando e o carácter do curso. e o Fundamento primário é a compreensão de Educação antes de se pensar no modo de organização a distancia.

PPP da educação a distancia: concepção de educação e currículo no processo ensino/aprendizagem, sistema de comunicação, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, infra-estrutura de apoio, gestão administrativa, sustentabilidade financeira. Três componentes de RH devem compor o planejamento de ensino: docentes; tutores; pessoal técnico administrativo.

PRINCIPAIS COMPENTENCIAS: Docentes: programas A distancia não minimizam o trabalho e a mediação do professor e capaz de: Estabelecer fundamentos teóricos do projeto, separar e preparar todo conteúdo programático curricular articulado a procedimentos e atividades pedagógicas, identificar objetivos ref. A competências cognitivas, habilidades e atitudes, definir bibliografia, videografia, iconografia, audiografia, básicas e complementares , elaborar material didáticos para programas a distancia, realizar gestão acadêmica motivar, orientar, estimular, acompanhar e avaliar os estudantes, avaliar continuamente do coletivo de um projeto de ensino superior a distancia.

TUTOR: sujeito que participa ativamente da prática pedagógica. Principal função é o esclarecimento de através de fóruns de discussão e quando a distancia, fóruns pela internet , telefone, participação em vídeo conferencia, etc. A tutoria presencial atende aos estudantes nos polos em horários pré-estabelecidos. O profissional deve conhecer projeto pedagógico do curso, material didático, e conteúdo especifico sob sua responsabilidade. Deve também fomentar pesquisa, participa de momentos presencias, aulas em laboratório, etc.

Programa de capacitação de tutores deve: capacitação do domínio específico do conteúdo, capacitação em mídias de educação, capacitação em fundamentos da EAD e no modelo de tutoria.

CORPO TECNICO ADMINISTRATIVO: função:oferecer apoio necessário para atuando na sede da instituição junto a equipe docente responsável pela gestão do curso e nos polos descentralizados de apoio presencial .

0%   0%  0 voto(s).



Neste slide são apresentados as atribuições de cada profissional da modalidade EAD.

0%   0%  0 voto(s).



Apesar da disciminação dos cursos de EAD no Brasil e sua regulamentação junto ao MEC, há uma grande liberdade das instituições educacionais no que se refere à sua organização, recursos tecnológicos educacionais, metodologia, carga horária presencial ou de estágio, entre outros. Porém, nenhum estabelicimento de ensino pode perder o foco de que a Educação é a base. A Distância, então, fica em segundo plano. Ou seja, mesmo que a EAD, tenha as suas particularidades, essas características só ganham importância diante da reflexão das ações políticas e pedagógicas da educação.

A EAD deve em seus refernciais de qualidade, elvolver aspectos pedagógicos, recursos humanos e de infraestrutura. Portanto em seu Projeto Político Pedagógico devem constar: concepção de educação e currículo no processo de ensino-aprendizagem, sistemas de comunicação, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, infra-estrutura de apoio, gestão academico-administrativa, sustentabilidade financeira.

0%   0%  0 voto(s).



O Projeto Político Pedagógico de um curso na modalidade a distância deve apresentar os seguintes tópicos principais:

- Concepção de educação e currículo no processo de ensino e

aprendizagem;

- Sistemas de Comunicação;

- Material didático;

- Avaliação;

- Equipe multidisciplinar;

- Infraestrutura de apoio;

- Gestão Acadêmico-Administrativa;

- Sustentabilidade financeira.

Três categorias profissionais devem estar em constante qualificação e são essenciais para uma oferta de qualidade:

Docentes, Tutores, pessoal Técnico-Administrativo.

0%   0%  0 voto(s).



Não há um modelo único de educação á distância.

Deve-se ter um ponto em comum na educação a distância é a compreensão de educação como fundamento 1º.

Equipe Multidisciplinar

Existe uma diversidade de modelos na educação a distância;

Devem estar em constante qualificação;

-Docentes

-Tutores

-Pessoal técnico-administrativo

Principais competências dos docentes

Os docentes devem ser altamente qualificados.

-estabelecer os fundados teóricos do projeto;

-selecionar e preparar todo o conteúdo curricular articulado a procedimentos e atividades pedagógigas;

-Identificar os objetivos referentes a competências cognitivas;

-Definir bibliografia,videografia,iconografia,audiografia,tanto básicas quanto complementares;

-Elaborar o material didático para programas a distância;

-Realizar a gestão acadêmica do processo de ensino-aprendizagem,em particular motivar,orientar,acompanhar e avaliar os alunos;

-Avaliar-se continuamente como profissional.

0%   0%  0 voto(s).



Não há modelo na educação a distancia, a natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes são os lementos definidores da melhor tecnologia e metodologia utilizada.O curso superior a distancia precisa de compromisso.O projeto politico pedagogico de um curso a distancia deve seguir os seguintes topicos:Concpção de educação ecurriculo no processo de ensino aprendizagem, sistema de comunicação, material didático, avaliação, equipe multiciplinar, infra-estrutura de apoio,gestão academico-adminidtrativa e sustentabilidade financeira.Os recurso humanos devem configurar uma equipe multidiciplinar com funções de planejament,implementação e gestão dos cursos a distancia.Onde tres categorias de profissionais devem estar em constante qualificação:docentes,tutores e pessoal tecnico-adminidtrativo.docentesO projeto politico pedagogico deve apresentar a qualificação dos docentes responsaveis pela coordenação do curso,das disciplinas, do sistemas de tutoria e atividades concernentes.

0%   0%  0 voto(s).



Na EAD existe modelos diversos sendo que a necessidade do aluno que faz com a metodologia seja aplicada. O compromisso da instituição com o processo de formação do aluno é essencial e a formação de seu Projeto Político Pedagógico deve estar integramente expressa tais como a concepção de educação e currículo , sistemas de comunicação, material didático, avaliação , equipe multiprofissional , infraestrutura de apoio , gestão acadêmica , e a sustentabilidade financeira. Todos esses componentes deve estar ativos para que o estrutura do curso obtenha êxito na instituição e no alunato.

0%   0%  0 voto(s).



Quem define as melhores tecnologias e metodologias a serem aplicadas são as natureza do curso, condições do cotidiano e necessidades dos alunos ; bem como todo o processo de avaliação e encontros. Assim o PPP do curso deve abarcar itens como infra estrutura recursos humanos e aspectos pedagógicos.Que são divididos em Equipe multidisciplinar formada dos docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo. Os tutores são parte da pratica pedagógica constante no processo de ensino aprendizagem que necessita estar em constante aperfeiçoamento e avaliação.

0%   0%  0 voto(s).



através deste tópico podemos ver como o ensino a distancia não deixa nada a desejar atualmente, é um ensino completo, e com todo um suporte onde o aluno possa precisar.

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distância, se engana quem imagina que o professor terá menos trabalho, de que o aluno terá mais facilidade, grande equivoco, as exigências são as mesmas do que fosse presencial, as dificuldades as mesmas e talvez até maior

0%   0%  0 voto(s).



Documento criado em 2003 e revisado em 2007, referencia os parâmetros para o ensino superior a distancia, aponta o papel do tutor, docente, equipe técnica, uso da tecnologia, e ressalta principalmente que as instituições não devem perder o foco que é o Ensino aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



O ensino a distancia necessita de uma equipe multidisciplinar comprometida com o processo educacional.são três categorias que compõem a EAD: docentes, tutores e pessoal-administrativo.

0%   0%  0 voto(s).



Todos os envolvidos na elaboraçao e desenvolvimento de um curso a distancia deve ter desenvolvidas varoas cómpetencias que vao desde a elaboração de um programa dinâmico, interativo, assim como dominio da tecnologia, como tambem ddo planejamento de formas de interatividade compativel com a proposta.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 29 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.