Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Referenciais de Qualidade para Educação





Na EAD não há uma padrão, pois existem diversos softwares que desempenham funções diversas, mas com as mesma finalidade - promover a democratização do acesso ao conhecimento. Sendo assim, segundo os Referenciais para a EAD, a educção é o fundamento do ensino e a distância, o modo de organização. Logo, ao se pensar em educação a distância é interessante atentar que esta modalidade é algo sério e que tem comprometimento com o público para o qual se destina.

0%   0%  0 voto(s).



Não há um modelo único de EaD. No entanto, há uma variedade de modelos que resultam em possibilidades diferentes de composição de recursos humanos necessários para a estruturação e funcionamento dos cursos. Em qualquer que seja o modelo selecionado, tem que haver uma equipe multidisciplinar formada e que possua as funções de planejamento, implementação e gestão de cursos. A equipe é formada por 3 categorias profissional docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo , no entanto, esta equipe tem que está integrada e em constante qualilificação para oferecer uma educação de qualiadade.

0%   0%  0 voto(s).



para a ead dar certo não apenas bastam tutor e alunos como também professores e toda uma equipe multidisciplinar por trás do projeto.

0%   0%  0 voto(s).



Educação a distância: uma modalidade e diversos modelos

Em todo o território nacional a educação a distância é uma modalidade de ensino que abrange diferentes modelos, especialmente no que se refere ao uso da tecnologia e recursos educacionais, sendo que as necessidades dos alunos e de cada região são fatores preponderantes na escolha da tecnologia e metodologia usadas em determinado curso. Assim encontram-se diferentes maneiras de realizar um curso a distância em aspectos como encontros presenciais, realização de trabalhos, fóruns de discussão, estágios, administração, aspectos pedagógicos e técnicos, aulas práticas entre outros aspectos que caracterizam um o ensino a distância.

Fato relevante que não pode ser esquecido em um curso a distância é a formação política e cidadã do aluno, e para atingir esses objetivos é fundamental que exista um projeto político pedagógico com os seguintes tópicos: sistema de comunicação; material didático; avaliação formativa; equipe multidisciplinar; material de apoio; infra-estrutura; recursos financeiros.

Há de se considerar que na educação a distância cada profissional tem suas funções pré estabelecidas como, por exemplo: o professor que tem a função de selecionar e preparar todo o conteúdo curricular e as atividades pedagógicas; o tutor que tem participação direta na pratica pedagógica sendo um elo entre os alunos e instituição diferentemente localizados geograficamente.

Diante do exposto, é notório que a educação a distância não é única, ou seja, é uma modalidade de ensino que abrange uma diversidade de modelos que se adaptam de acordo com suas necessidades para atingir os objetivos de seu projeto político pedagógico que deve visar à formação da cidadania do aluno, e para isso a EAD é envolta de uma gama de profissionais qualificados e preparados para exercer suas funções.

0%   0%  0 voto(s).



Independentemente da instituição, a qualidade de programas oferecida para o ensino a distancia se baseia em transmitir ao aluno toda uma estrutura clara e objetiva de maneira que o aluno tenha facilidade de manusear em qualquer computador todas as áreas a que se destina o curso e toda a sua situação perante a instituição, e tenha todos os recursos necessários para obter acessos livres em relação a disciplinas, materiais didáticos, fóruns, biblioteca virtual, salas de bate papo, financeiro, enfim, algumas instituições utilizam programas diferentes umas das outras, mas de forma que tal programa seja devidamente correto perante normas do Ministério da Educação.

0%   0%  0 voto(s).



Existem vários modelos de EaD de ensino superior, porém a compreensão de educação deve ser o principal fundamento. A EaD no ensino superior deve existir um projeto político pedagógico bem estruturado, com sustentabilidade financeira; equipe multidisciplinar; material didático; sistema de comunicação; concepção de educação e currículo no processo de ensino-aprendizagem; avaliação e infraestrutura de apoio. A equipe multidisciplinar deve ser composta por tutores, docentes e pessoal técnico-administrativo.

Os docentes devem ser capazes de selecionar e preparar todo conteúdo curricular; definir bibliografia, videografia, audiografia; avaliar-se continuamente como profissional. Os tutores possuem um papel importante atuando ativamente na prática pedagógica e devem contribuir para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Os tutores á distância atuam mediando o processo pedagógico junto aos alunos, sendo sua principal função solucionar as dúvidas dos alunos. Os tutores presenciais atendem os alunos nos polos. Já o corpo técnico-administrativo desenvolvem as atividades administrativas e tecnológicas.

0%   0%  0 voto(s).



Qualquer curso a Distância deve seguir ao disposto no Projeto pedagógico e ser composto de uma equipe multidisciplinar: docente, tutor e equipe técnico administrativo. Cada qual tem as suas fuñções.

0%   0%  0 voto(s).



Percebe-se que a oferta e a realização de um curso na modalidade EaD exige um complexo processo de confecção, aplicação e acompanhamento de material para a formação do aluno.

0%   0%  0 voto(s).



Não há um modelo único de Educação a Distância,os elementos é que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada,respeitando-se o que está previsto em lei.

Os pilares de sustento em EaD, devem ser norteados através de um Projeto Politico Pedagógico, visando o foco principal cuja o único objetivo é o aprimoramento do aluno.

A tutoria a distância constroem todo o Projeto Político Pedagógico, contribuindo com suas atribuições em todo o contexto promovendo constantemente

a construção coletiva e ou individual através de processos avaliativos de ensino-aprendizagem na relação aluno e tutor.

docentes,tutores,pessoal técnico-administrativo são peças essenciais para a qualidade do que se oferta ao aluno.

0%   0%  0 voto(s).



Nesse módulo, comenta a equipe multidiciplinar no EAD.Citando papel de docentes, tutores e técnico administrativos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 46 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.