Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: O Perfil do Tutor e Seu Papel na Aprendizagem





O TUTOR AGE COMO MOTIVADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SEM DEIXAR DE LADO OS ALUNOS PROCURANDO PERMITIR QUE OS MESMOS INTERAJAM E PARTICIPEM DO PROCESSO.

0%   0%  0 voto(s).



Segundo o professor Athail Pulino, o professor tutor tem a função de moderador, entre o aluno e o ambiente de aprendizagem, assim o tutor viabilizará a inter-relação do aluno entre os seus colegas virtuais e a sua caminhada na busca pela construção do conhecimento. Cabe ao tutor, orientar, supervisionar e avaliar o desempenho dos participantes.

0%   0%  0 voto(s).



Tópicos importantes:

*O tutor é uma das figuras que fazem parte da moderação do curso.

*A moderação dependerá do formato do curso leitura e debate .

*O perfil de um tutor dependerá do foco dado. Por vezes deverá atender a dúvidas que um participante tenha, outras, tentar construir na comunidade o espírito de colaboração e ajuda mútua e, por fim, construir o aprendizado.

* Sendo a moderação uma arte, o tutor deve ser flexível e buscar aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.

* O tutor deve saber o que é e construir Rodas de Aprendizagem, estando atento a todas as não manifestações. Deve buscar sempre estimular os alunos.

* O perfil tem muito a ver com a personalidade da pessoa. O perfil seleciona, mas não pode ser uma forma de exclusão.

*O papel de moderador do tutor deve estar condicionado ao curso no qual ele está envolvido.

*o tutor tem o papel adicional de lidar com certas circunstâncias tais como o rompimento, o acirramento de ânimos entre os participantes, dentre outros e estes devem ser orientados.

*O tutor deve ainda buscar o ausente, trazê-lo para o curso de forma discreta e amigável, chamando-o a colaborar.

*Deve-se também balancear a prticipação de todos, atentando para os que desempenham papel de líder.

*A participação na aprendizagem é importante.

0%   0%  0 voto(s).



Tentar construir na comunidade um espirito de colaboração e ajuda mutua. Entender e desenvolver a compreensão na comunidade que participa da roda de aprendizagem.

Chamar, apoiar, estimular, elogiar, ficar atento para os mais silenciosos.

Moderar as discussões.

0%   0%  0 voto(s).



O perfil do tutor depende do formato do curso que ele estará envolvido;tem muito haver com as características de personalidade da pessoa,mas não exclui à principio ninguém de se tornar um bom tutor, ou por aprendizagem, ou por acúmulo de conhecimento,ou por treinamento.Construir una comunidade um espírito de colaboração, de ajuda mútua. Incentivar a todos os alunos a participar da Roda de Aprendizagem, prestar atenção naqueles mais tímidos. Procurar aproximar destes através de uma conversa particular,incentivos, elogios, algo que os ajude a melhorar o grau de participação.

Em situações de acirramento de ânimos, o tutor deve saber moderar os conflitos e impasses que por acaso venham a acontecer durante os debates.

Existem turmas mais difíceis de trabalhar e outras mais entusiasmadas, o tutor ao identificar o problema deve procurar na função de moderador, criar ambiente de aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



o tutor não é um atendente de telemarketing e deve ficar atento a todos os tipos de aluno, os mais quietos aos mais participativos

0%   0%  0 voto(s).



O papel do tutor é um papel de moderação de cursos. Ele orienta o aluno, tenta construir um espirito colaborador, sempre buscando os ausentes que não aparecem nas atividades, levando esses alunos a voltar nos cursos que não frequentam as atividades, ele estimula, o tutor atende, busca esses alunos.

0%   0%  0 voto(s).



Na entrevista com o professor Athail Pulino e perguntado como concebe o perfil do tutor na EAD.

0%   0%  0 voto(s).



moderação de um curso depende do formato do curso e o tutor é uma das pessoas para esta moderação é a comunicação entre conteúdo e aluno ead, é uma arte aspectos para o tutor: deve evitar se colocar como atendente, estar atento as diversidades dos alunos e motivar para participação do grupo, atentar para as lideranças que se formam para não coibir a participaçaõ dos mais tímidos

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve incentivar os alunos a continuarem seus estudos e obter os resultados esperados. Existe a necessidade do domínio do conteúdo pelo educador virtual e também o uso de estratégias pedagógicas que tornem o aprendizado significativo. Além disso, o tutor deve garantir o alcance dos objetivos propostos e criar uma parceria com o aluno para contribuir no processo de construção do conhecimento, além de mediar as interações, promover o diálogo, o debate e desafios que despertem atitudes críticas e reflexivas nos alunos.

Por isso a importância cada vez maior sobre a necessidade de estabelecer novas metodologias e práticas de formação dos profissionais de educação, visando prepará-los para as constantes mudanças do mundo contemporâneo e desenvolver competências e habilidades exigidas para atuar neste novo papel de Tutor Virtual.

0%   0%  0 voto(s).



Quando pensamos em tutor, muitas duvidas surgem como por exemplo se o tutor necessita saber tudo para esclarecer ao aluno, aos poucos quando nos informamos mais sobre o que é ser tutor percebemos que não, e que ser tutor é muito mais do que apenas auxiliar os alunos.

0%   0%  0 voto(s).



Papel moderador, rompimento de a cerramento de ânimos em chats, fóruns, orientar ,buscar os alunos ausentes, participantes tímidos que aprendem, mas não se manifestam,perceber aqueles participantes que se poe como lideres, conduzindo toda a participação e cuidar para que todos participem e não apenas uma aluno.ficar atento se comunidade esta se criando, ele não vai construir a aprendizagem ele vai mediar isto, o aluno vai aprender com o formato do curso, pesquisas, fóruns, plataforma e o tutor vai acompanhando, tirando duvidas, incentivar a ajuda mutua. identificar-se com o curso, não ser um entrevistado, pergunta e resposta, mas interagir fazer a comunicação entre alunos acontecerem, incentivar a buscar respostas às suas dúvidas.

0%   0%  0 voto(s).



O trabalho de tutoria vai depender do tipo de projeto que é desenvolvido pela instituição.Uma função importante é ser um moderador, estar atento às demandas de aprendizagem daquela comunidade.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve apresentar interatividade, além de outras habilidades.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 48 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.