Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: O Perfil do Tutor e Seu Papel na Aprendizagem





O perfil do tutor difere de acordo com os objetivos de cada curos de EaD para qual aturá como moderador.

0%   0%  0 voto(s).



O papel do tutor depende do formato do curso onde ele desempenhará as suas atividades. O tutor é um moderador, tendo a função de trazer o aluno para a discussão, verificar a sua partipação, acalmar os ânimos mais exatados nas discussões dentre outros aspectos. O perfil do tutor depende muito da sua personalidade, pois alguns já apresentam características inatas de moderação, porém todas as pessoas podem desenvolver as habilidades necessárias com treinamento.

0%   0%  0 voto(s).



O perfil do tutor depende do tipo ou do formato que o curso está seguindo e ele está relacionado com as características do indivíduo.No entanto, o tutor terá um perfil diferente, dentre eles : atender as dúvidas dos participantes do curso, construir na comunidade um espírito de colaboração e ajuda mútua e etc. No entanto, o tutor tem um papel de moderador que será condicionado ao tipo de curso em que ele está envolvido.

0%   0%  0 voto(s).



O perfil do tutor

O perfil do tutor depende do tipo de curso e de suas características pessoais. O curso pode ser centrado em textos e ter pequena a participação dos alunos em debates; pode haver cursos em que se tenha um trabalho com textos, mas também se volte para os debates e a formação de uma comunidade de aprendizagem; e outro tipo é aquele fortemente apoiado em textos.

No primeiro caso o tutor é apoiado pelo professor do curso; no segundo caso o tutor constrói uma comunidade que se ajuda mutuamente, sendo apoiado nos autores dos textos e atendo os alunos de forma quase individual; no último caso citado o tutor tem um papel mais especifico de moderador da aprendizagem.

O tutor pode ter um dom nato ou pode ser capacitado, por meio de cursos e muita dedicação, a ser um bom moderador. Para isso ele precisa, primeiramente, identificar o tipo de curso em que está inserido e a partir disso construir uma comunidade de aprendizagem desenvolver uma roda de aprendizagem na qual todos participem e construam o conhecimento.

Dessa forma pose-se dizer que as características de um tutor podem ser inatas ou serem trabalhadas durante sua formação em prol de sua da construção de sua própria aprendizagem e da aprendizagem de todo o grupo em que é participante.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve transmitir ao aluno confiança e segurança, sua função é acompanhá-lo durante todo o processo de atividades transmitidas e, não agindo como um professor e sim como um assistente de turma, ou seja, ele não ensina a matéria, mas dá uma base ao aluno para que este possa buscar com maior interesse alcançar os seus objetivos.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor tem o papel de moderador. Existem três tipos de moderadores. No primeiro modelo existem duas pessoas, porém o único contato é feito através de e-mail, e tutor vai estar apoiado pelo professor, atendendo a dúvidas individuais. No segundo modelo, chamado de misto, onde uma metade do tempo o aluno se dica a leitura e outra metade a debater em fóruns o que ele leu. O tutor tem um papel um pouco mais importante, que é construir um espaço de colaboração e ajuda mutua. No terceiro modelo comunidade de aprendizagem que é fortemente baseado em debates e apoia em um ou mais texto, o tutor se envolve como moderador. Possui o perfil de moderador.

0%   0%  0 voto(s).



O Profº entrevistado atribui ao tutor o papel de mediador não somente da assimilação de conhecimento pelo aluno, mas tambem da interação entre alunos. O tutor é, portanto, o canal que liga o aluno ao curso e aos colegas.

0%   0%  0 voto(s).



Nesse módulo, comenta o papel do tutor e seu paepl na aprendizagem.Assim como o perfil do tutor.Os vários tipos e outros.

0%   0%  0 voto(s).



O Professor Athail Pulino faz ótimas referencias sobre o papel do tutor em ead.

0%   0%  0 voto(s).



Mesmo na modalidade a distancia há alunos tímidos, que não se manifestará nos foruns e discussões pela internet. O tutor sem obrigatoriedade pode estimulá-lo a se manisfestar, visto que ele faz todos as atividades e boa provas na modalidade.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 42 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.